Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Idade Média no castelo de Brescia



Nos dias 18 e 19 de abril deste ano (sei que estou bem atrasada, mas antes tarde do que nunca) o castelo de Brescia foi palco da IV edição do Festival Medieval. O evento foi organizado pela Confraternita del Leone, uma associação cultural composta por pesquisadores e amantes de História, cujo objetivo principal é a reconstrução e a revocação histórica de Brescia.


Com toda a paciência e paixão pelo trabalho, os integrantes da confraria transformaram o castelo em um acampamento medieval, tudo bem organizado e característico. A visita foi gratuita e com direito a explicações sobre práticas medicinais, armas e armaduras, arcos e flechas, vestuário e um pouco do modo de vida da época. Tudo baseado em pesquisas arqueológicas e estudos teóricos.


Acampamento reconstruído no castelo. Todos os associados estavam caracterizados com roupas e assessórios da época. Até as crianças não escaparam
A farmácia medieval era rica em ervas e especiarias. Praticava-se também a cirurgia, bem mais rudimentar que aquela desenvolvida na Antiguidade pelos egípcios, babiloneses, gregos e romanos (apesar de ser em uma época mais adiantada)


Tudo o que se via no acampamento montado para os visitantes era fabricado pelos próprios integrantes da associação e com as mesmas técnicas usadas pelos brescianos medievais. Algumas armas e armaduras eram cópias daquelas encontradas durante as pesquisas arqueológicas e que hoje estão expostas no Museu das Armas (situado no interior do castelo).


O sapateiro fabricando seus calçados de couro legítimo e alguns indumentos e utensílios usados na época

Da esquerda para a direita: o banco medieval e as primeiras moedas de Brescia, o ferreiro, o servo e o fabricante de velas

Armas, armaduras, elmos e cavalheiros medievais





Tinha até o carrasco, ou seja, o executor das sentenças de morte na Idade Média, que nos explicava com uma certa censura (por causa de algumas crianças presentes) a função de cada instrumento de tortura. Depois que o grupo de crianças se afastou, ele nos explicou sobre os objetos "censurados". O mais impressionante é a serra comprida que se vê sobre a mesa: o condenado ficava pendurado no teto e era serrado ao meio, começando pelas partes íntimas. A tortura so terminava quando este morria ou confessava tudo.





Além do acampamento, teve também uma representação do cerco militar ao castelo por Frederico II, imperador do Sacro Império Romano-Germânico.




Tudo era voltado para a Idade Média. Teve um torneio de arco e flecha, de cavalos, barraquinhas com produtos históricos e artesanais e até uma missa em latim com rito tradicional (infelizmente nao pudemos assisti-la por culpa do horário). Todos os vendedores estavam vestidos à caráter, via-se alguém desfilando com armaduras e cavalo, brasões de diversas dinastias espalhados aqui e acolá e até algumas visitantes desfilando com guirlandas de flores que, segundo as explicações da simpática senhora que as vendia, era uma forma de distinção entre as donzelas e as casadas (que usavam um lenço). Assim era mais fácil identificar as solteiras e menos embaraçante para os homens cortejarem uma mulher.



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mais um Oscar!



Tive mais uma felicidade em receber outro selinho neste mês. Já é o terceiro!

O último "Oscar" foi presentinho dos Vagamundos (obrigada de coração!), um jovem casal simpático que escreve crônicas fantásticas das viagens pelo mundo, praticamente os Marcos Pólos do século XXI.


Continuando a tradição blogueira do selinho, aqui vão as regras:

1.exiba a imagem do selo "Olha que blog maneiro"
2.poste o link que te indicou.
3.indique pessoas de sua preferência.
4.avise o indicado.
5.publique as regras.
6.confira se os blogs indicados repassaram os selos e as regras.


Meus escolhidos foram:

As minhas viagens
Café com Bolo
Dentro da Bota
Mamães na Itália
Minha caixinha
Não vou sair assim
O Profeta
Ofício de Viajante
Tita em Trento
Un brasiliano in Italia


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Oba, outro selinho!



Não pensei que um simples blog pudesse me dar a oportunidade de conhecer e se tornar amiga (mesmo que somente no plano virtual) de pessoas tão simpáticas. Até mesmo quem me criticou, tornou-se amigo. E o curioso é que são estes amigos virtuais os meus mais assíduos leitores.

Uma dessas pessoas é a Glorinha do Café com Bolo (toda vez que penso ou leio o nome do blog sinto aquele cheirinho de bolo de milho e café... e até mesmo o gosto!). Acabamos de nos conhecer e ela já me deu um selinho de presente.

A missão:

I. indicar 8 características da nossa personalidade

Eu me defino assim:
1. sonhadora
2. auto-crítica
3. saudosista
4. amante da erudição (um dia chego lá)
5. receosa
6. bondosa (até demais)
7. ciumenta
8. leal

II. indicar 8 blogueiros

Gostaria de indicar todos, mas só pede 8. O selinho vai para:
1. Amiga da Moda
2. As Viagens dos Dubis
3. Brasil na Itália
4. Cappuccino e Cornetto
5. Crónicas de "Um" VagaMundo
6. Il mondo, la bambina
7. Macarrão todo dia
8. O Admirável Mundo Novo da LuLu

Sei que tem gente que não gosta de selinhos e se eu escolhi justamente você, não se intimide e fique à vontade em não querer publicá-lo.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Selinho



Regras:
1) Exibir o selo em seu blog;
2) Postar o link do Fufuquices;
3) Dizer quais são as maiores fufuquices da sua vida;
4) Indicar 3 blogs cheios de fufuquices.

Agradeço a Cris Mereu por indicar meu blog como fufuquinho. Ela é autora do Nao vou sair assim, um espaço muito interessante onde ela fala das suas experiencias na Italia e de moda, completado por lindas fotos.

O selinho vem do blog Fufuquices, cuja autoria desconheço mas que de certo tem um nome um tanto criativo. E ja que estamos falando disso, as minhas maiores fufuquices sao familia, viagens, fotografia, livros, internet e gastronomia.

Nao so o meu blog é cheio de fufuquices. Tem o da Cris do Noticias da Bota, um verdadeiro manual de informaçoes e dicas sobre a Italia, o Arte & Scrap da Dani, com varias ideias de scrapbooks e o Tita in Trento, blog que fala das viagens e das experiencias europeias da Tita.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Os sabores de Bolonha


No outro post falei das características de Bolonha e acabei esquecendo uma das principais: a culinária. Na minha opnião, os pratos da Emília-Romanha estão na lista dos mais gostosos da Itália.


Quando nos referimos à cozinha italiana, pensamos nas pizzas e nos diversos tipos de massa (ou pasta, como é chamada aqui). Mas também na lasagne alla bolognese, nos tortellini, cappelletti, na famosa mortadela... todas essas delícias são originárias de Bolonha e da Emília-Romanha. A região também é conhecida por ser a terra da piadina di Modena (uma espécie de panqueca recheada com o que você quiser), do famoso parmesão (o Parmigiano Reggiano DOC - Denominação de Origem Controlada), das tagliattelle, do famoso molho à bolonhesa feito com carne moída, refogado de cenoura, salsão e cebola e muito molho de tomate, dos gnocchi fritti de Modena, mas também das especialidades à base de carnes bovinas e suínas, doces e vinhos como Sangiovese, Lambrusco, Trebbiano, Gutturnio e por aí vai.


Tem até uma lenda muito curiosa sobre como foram fabricados os tortellini. Não me lembro muito bem a história, mas dizem que o cozinheiro que os inventou teve como inspiração o umbigo de Vênus.