
O futebol foi inventado pelos ingleses, atravessou as fronteiras e chegou ao Brasil, tornando-se o esporte mais popular e nos dando a fama de melhores do mundo. E quando se fala do Brasil a um estrangeiro, é mais que seguro que ele associará o nosso país ao futebol. Entretanto, nossa primazia no esporte bretão anda um pouco comprometida, apesar da recente vitória do Brasil na Copa das Confederações (África do Sul).
Os maiores clubes de futebol italiano contam com uma grande percentual de jogadores brasileiros. No A.C. Milan estão Leonardo (ex-jogador da Seleção e do Milan) como treinador, Ronaldinho Gaúcho, Pato, Dida. A Juventus também é um time com uma certa presença de brasileiros.
E por que estou falando disso? Porque ultimamente tenho ouvido falar muito da crise de gol desses mesmos clubes com grande presença de brasileiros. A torcida do Milan até vaiou os jogadores em uma das partidas e os dirigentes demonstram descontentes com o desempenho do Leonardo. A Juventus, que acabou de contratar o ex-santista Diego e que conta mais dois brasileiros (Amauri e Felipe Melo), perdeu neste domingo para o Palermo.
Aí eu penso: mas nós não somos os melhores no futebol, súditos do Rei Pelé? Então por que os jogadores brasileiros, tão desejados por todos os clubes do mundo, não estão fazendo jus ao título?