Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pisa


Uma das destinações de turistas que visitam a Itália é a cidade de Pisa, famosa pela sua elegante torre pendente. Quando estive por lá, lembro-me de ter avistado o topo dela, um dos símbolos da Itália, antes mesmo de chegar às portas do centro histórico. Foi a mesma emoção que senti quando vi o Coliseu pela primeira vez e pensei: "é, estou na Itália".


O lugar mais visitado da cidade é a Piazza dei Miracoli, onde se encontram o Batistério, o Duomo (Igreja Matriz) e a Torre, que na verdade é o campanário da igreja. Sua curiosa inclinação, característica que a fez famosa no mundo, é devido ao tipo do terreno paludoso; na realidade ela deveria afundar já no início de sua construção se não fossem as operações para tentar reter a água que se infiltrava. As obras para a sua construção foram concluídas na metade do século XIV, depois de quase dois séculos desde o início das contruções. Outro aspecto que não passa despercebido é a quantidade de turistas que vistam aquela praça, aproveitando para um repouso descontraído no gramado ou se divertindo em fotografar a torre (e tentando endireitá-la...rsrs).

Quanto aos aspectos históricos, Pisa guarda riquezas de um passado de glórias e tradições. A antiga República Marítima de incertas origens lígures e outrora colônia romana, estrategicamente situada em uma vasta planície aluvial, conheceu um período flórido durante quase três séculos que culminou com o seu declínio no século XIV, após intensas disputas com outras potências como Florença, Lucca, Veneza e Gênova (estas últimas também Repúblicas Marítimas). É também terra natal de Galileu Galilei, o que a fez um dos principais centros de cultura da Itália.

Mas Pisa não se resume à torre e à Piazza dei Miracoli. Há muitos outros locais interessantes que merecem ser visitados  além do centro e que infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-los para reportá-los aqui a vocês. Quem sabe da próxima vez?