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domingo, 24 de outubro de 2010

I borghi più belli d'Italia


O clube de Os mais belos burgos da Itália nasceu em 2001, sob iniciativa da Associazione dei Comuni Italiani, com o objetivo de valorizar o grande patrimônio de História, arte, cultura, ambiente e tradição dos pequenos centros turísticos italianos que são, na maioria das vezes, excluídos pelos visitantes.

Para participar desse clube, o município deve responder a uma série de requisitos de caráter estrutural e qualidade de vida, melhorando e mantendo-os sempre para garantirem a participação no clube.

Em toda a Itália há uma cidade que pertence ao clube dos burgos e quem gosta de História ou simplesmente quer conhecer uma Itália diferente daquela conhecida nos guias turísticos, vale a pena conhecer esses lugares que escondem verdadeiros tesouros. Aqui no blog já citei quatro delas: Lovere, Montisola, Bienno e Castell'Arquato

No site vocês poderão conhecer mais sobre esses pequenos centros históricos que ainda preservam suas tradições e raízes.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mostra sobre Brasília em Veneza



Para aqueles que estarão em Veneza ou nas imediações, inaugurou hoje e vai até dia 28 a mostra "La città per l'uomo. Lucio Costa e la nascita di Brasilia, 1960-2010", organizada por Picapao e Casa de Lucio Costa.

O evento propõe um percurso através das ideias e sugestões que conduziram Lucio Costa na elaboração do "Plano Piloto" da capital brasileira, desenvolvendo, em colaboração com Oscar Niemeyer, uma cidade aberta e voltada ao futuro. O objetivo da mostra não é tanto os detalhes técnicos do projeto, e sim uma visão ética e igualitária de Costa ao criar um espaço para o cidadão, livre de qualquer segregação social e em harmonia com o ambiente natural. 

A mostra convida os visitantes, através  da criação de um contexto crítico mais amplo, a se questionarem sobre a problemática do espaço urbano, seja como dimensão que como metáfora conceitual e sobre a possibilidade de uma projetação criativa e corajosa. Desta forma, a exposição servirá para  instituir o debate sobre Veneza e a ameaça que vem sofrendo pela expansão do turismo de massa

Local: Spazio Eventi Mondadori. San Marco 1345, Venezia.
Entrada franca.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Falando em Toscana...

Já que a Toscana vem sido citada aqui durante meses e como anda um pouco na moda por causa da novela Passione (Rede Globo), resolvi divulgar alguns blogs escritos por brasileiras que nutrem um carinho especial por esta que é considerada uma das regiões mais bonitas da Itália. Lá vocês poderão encontrar dicas úteis e interessantes sobre viagem e vida no país da bota, notícias e informações fresquinhas, além de fotos maravilhosas e troca de experiências.

Vamos conhecê-las?

Barbara: jornalista e autora do blog Brasil na Italia, nascido em 2007 com o intuito de informar e contar como é viver na Itália, em especial em Firenze, sua cidade de adoção. Dinâmico e sempre informativo, o Brasil na Italia é um espaço aberto para dicas e trocas de experiências com os leitores. Barbara também mantém um blog profissional, o Around Tuscany (em inglês), com notícias e curiosidades relacionadas à Toscana.

Cris: seu blog Notícias da Bota é um verdadeiro manual sobre assuntos burocráticos. Ela também divulga notícias relacionadas ao mundo brasileiro e italiano, além de escrever sobre suas experiências pessoais na Itália. E ainda quem estiver interessado em aprender ou praticar o italiano, aconselho seu outro blog, o Scrivendo e Imparando.

Roberta: blogger, jornalista e poetisa que escreve em Giro pela Toscana, blog criado em 2009 onde ela expressa seu amor pela Toscana através de divulgação de notícias, dicas e curiosidades.

Espero que, assim como eu, vocês também possam apreciar o trabalho dessas brasileiras que deixaram seu país em busca de novas experiências e agora vêm nos contar como é a vida por aqui.


Siena em imagens

Algumas imagens e vídeos de uma das cidades mais belas da Itália.


Vista parcial de Siena com a Torre del Mangia


Loggia della Mercanzia


Spedale di Santa Maria della Scala, hospital do século XIII situado em frente ao Duomo e que hoje sedia um museu  de obras santas relacionadas à enfermaria. Santa Catarina, padroeira de Siena, costumava frequentar muito esse hospital a fim de prestar cuidados aos doentes


Palazzo Chigi-Saracini, palácio do século XIV. Hoje é sede da Accademia Musicale Chigiana, uma das academias mais prestigiadas na área da música, e também um pequeno museu de obras artísticas 



Fachada do Duomo di Siena e, à direita, o Palácio Real (Vermondo Rossi)


Igrejas de Siena. Em sentido horário: Duomo, altar-mor da Chiesa di San Domenico, Chiesa di San Martino, igreja da Contrada della Civetta, interior e lateral da Chiesa di San Domenico


Piazza Salimbeni e a sede do Monte dei Paschi di Siena, um importante banco italiano


Particularidades de Siena


Panforte di Siena e Cantucci con Vin Santo (cantucci são biscoitinhos doces que se comem molhando no vinho - que tem que ser suave), especialidades da culinária toscana







quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Siena: Il Duomo



Eu colocaria, sem qualquer hesitação, o Duomo de Siena na lista das igrejas mais belas do mundo. E em um dos primeiros lugares! Mais que uma igreja, a catedral de Siena é uma verdadeira obra-prima da arte italiana e mundial.

De fato, quem passa diante da monumental catedral, inevitavelmente pára para admirar todo o seu esplendor representado na harmoniosa bicromia de mármore rosado (proveniente de Siena) e verde escuro (originário de Prato, cidade nas imediações de Florença), além da grandiosa e magnífica fachada repleta de estátuas de santos tão perfeitamente esculpidas e dos mosaicos que representam com grande lirismo artístico os principais eventos bíblicos.




A história do Duomo di Siena começa em 1229, ano em que foram iniciadas as obras para a construção da majestosa catedral que deveria ocupar o lugar de um antigo templo dedicado à deusa Minerva (ou Atena, na mitologia grega). A partir daí, foram necessários quase dois séculos  para que a igreja ficasse pronta.

Devido ao grande arco do período em que foi construída a catedral de Siena, são notáveis dois diferentes estilos artísticos que nela se apresentam: o românico e gótico internacional (tardo-gótico). Tal diversificação também se deve ao fato de que a obra foi encarregada a diversos artistas.


Incoronazione di Maria (Coroação de Maria): mosaico cúspide central. Autoria do veneziano Castellani (1877), que também realizou os mosaicos laterais da fachada


Il Presepio: mosaico da cúspide direita


Presentazione al Tempio (Apresentação de Jesus no Templo): mosaico da cúspide esquerda


Detalhe do portal central do Duomo


Detalhe da pavimentação à entrada do Duomo


A Lupa Capitolina, símbolo de Roma e da grande influência que esta teve em Siena, na entrada direita ao Duomo


Infelizmente, nunca entrei para conhecer as belezas que ainda nos reserva o interior do Duomo di Siena. Das duas vezes que visitei a cidade, não tive muito tempo a disposição e nem paciência para enfrentar fila sob o sol forte do verão italiano. Além do mais, acho um despropósito ter que pagar (e dependendo do período, nem tão pouco) para entrar na casa de Deus, lugar de culto e oração e não um business da arte. Mas como funciona assim e não podemos nos rebelar, aconselho a visita na primeira parte da manhã, quando não há muito frenesi de turistas ou em épocas que não coincidam com o verão e as férias na Europa (além do calor quase insuportável, tem muita gente, alguns não tão bem educados, o que acaba por impedir de vermos tudo com calma). Vale a pena também comprar um bilhete único (custa em torno de 10 euros, se não me engano) para poder visitar todos os monumentos e museus de Siena.

Já que não pude ainda entrar no Duomo, o jeito é me contentar com as fotos dos guias de viagens ou com os vídeos de alguma alma bondosa que encontramos na webland.


A nave central e o altar-mor ao fundo


Detalhes do chão decorado, uma verdadeira obra de arte!




Só pelas imagens já ficamos impressionados com a grandiosidade artística e a harmonia dos elementos arquitetônicos, escultóricos e pitóricos que nos sugere esta que é uma das igrejas mais bonitas da Itália. Imaginem ao vivo, diante das listras de mármores, das esculturas douradas, das obras-primas impressas no pavimento da igreja, das capelas que mais parecem museus de arte, da cúpula, do altar-mor... acho que vale mesmo a pena pagar para ver tudo isso de perto, mesmo sendo contra o marketing religioso.

Devido à crescente expansão e prosperidades que Siena presenciou na Idade Média, alguns dos ilustres cidadãos da época pensaram em ampliar a catedral e deixá-la mais à altura da importância e da grandeza da cidade. Foi assim que, em 1339, deram-se início às obras para a construção do novo Duomo e a parte já construída (a atual catedral), deveria ser o transepto (os "braços" que atravessam a parte principal da igreja formando uma cruz). Porém o projeto foi abandonado em menos de 20 anos de trabalho e nunca concluído por falta de verbas. 


"Il Facciatone", a grande fachada incompleta do Duomo Nuovo. Vi algumas pessoas que passeavam no alto da fachada e imagino que a vista de lá deva ser linda!


Os arcos daquela que seria a nave lateral direita do Duomo Nuovo. Hoje é sede do Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo


O Batistério, dedicado a São João Batista, encontra-se atrás da catedral e tem-se acesso pelo lado exterior, após atravessar os arcos do museu e descer uma escadaria. Foi construído entre 1316 a 1325, sendo que sua fachada, elegantemente em estilo gótico, foi parcialmente concluída somente em 1382 (exceto a parte superior). Também merece ser visitado, em quanto guarda em seu interior obras de grande valor artístico, como os afrescos, a Pia Batismal de Jacopo della Quercia (1417), o Cibório e os baixos-relevos figurantes episódios da vida de São João Batista.


Vista panorâmica do Duomo e do Batistério

Fachada do Battistero di San Giovanni 


A escada que conduz ao batistério


Pavimentação de uma das entradas do batistério que figura o batismo


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Siena e suas "contrade"




Mapa das contrade de Siena


Falar de Siena sem mencionar suas contrade é como contar uma história incompleta, esquecer uma parte de suma importância da tradição da cidade tão cara a seus moradores.



O Duomo de Siena enfeitado com as bandeiras das contrade para o Palio



Um passeio por suas ruas medievais confirma o forte bairrismo que existe por lá, manifestado pelas bandeiras desfraldadadas às janelas das casas indicando a qual contrada pertence. Cada bairro há também uma igreja e jurisdição próprias e são elas as protagonistas da festa mais popular da cidade, o Palio.

Siena está dividida em três grandes seções: Terzo di Città, Terzo di San Martino e Terzo di Camollia. Cada um desses terzi são subdivididos em contrade, totalizando 17.




Terzo di Città

Nobile Contrada dell'Aquila: seu emblema é uma águia de duas cabeças com a coroa imperial, o sol dourado e as iniciais U.I. (concedidas pelo rei Umberto I de Savoia em 1887, ano em que ele e a rainha Margherita presenciaram o Palio de 16 de julho). Sua sede é na Via Casato di Sotto e sua igreja é a de San Giovanni Battista dei Tredicini.










Contrada della Chiocciola: o brasão é um caracol cercado pelas iniciais U e M e por botões de rosas. A sede do bairro encontra-se na Via San Marco e sua igreja é a SS Pietro e Paolo.












Contrada Capitana dell'Onda: o símbolo é um golfinho com a coroa real. A sede desta contrada situa-se na Via Giovanni Duprè e a igreja é, desde 1787, a San Giuseppe.











Contrada della Pantera: é representada por uma pantera rampante e um U sobre um escudo vermelho e prateado. A sede é na Via San Quirico e a igreja é a SS Quirino e Giulietta.












Contrada della Selva: seu símbolo é um rinoceronte sob um carvalho e um sol dourado com a inicial U. A sede e a igreja encontram-se na Piazzetta di San Sebastiano.











Contrada della Tartuca: seu brasão é uma tartaruga em um campo dourado e circundada por margaridas. Seu território compreende o núcleo mais antigo de Siena. Na Via Tommaso Pendola está localizada a sede do bairro, como também o Museo della Tartuca. Sua igreja é a Sant'Antonio da Padova, construída pelos próprios moradores da contrada. 













Terzo di San Martino


Contrada Priora della Civetta: seu símbolo é uma coruja coroada e colocada sobre um fundo preto e vermelho com as iniciais U e M. A sede localiza-se na Via Cecco Angiolieri e nas imediações da corte medieval do Castellare degli Ugurgieri os moradores construíram sua própria igreja, em 1935.











Contrada del Leocorno: tem como símbolo um unicórnio rampante moldurado pelas escritas "Humberti Regis Gratia". A sede está situada na Piazzetta Grassi, onde também se encontra seu oratório, a Igreja de San Giovannino della Staffa.











Nobile Contrada del Nicchio: no brasão da contrada figura uma concha de prata com a coroa grã-ducal, dois ramos de coral e um pendente formado por símbolos dos Savoia e duas rosas de Chipre. Na via dei Pispini está localizada a sede da contrada, bem como a igreja, construída em 1680 pelos moradores.











Contrada di Valdimontone: também conhecida por Contrada del Montone, seu brasão simboliza um carneiro rampante coroado e a inicial U. A sede e o oratório dedicado a San Leonardo, pertencente ao bairro desde 1741, localizam-se na Via di Valdimonte. Restauros recentes deram à igreja, construída em 1173, o originário aspecto românico.











Contrada della Torre: seu emblema é representado por um elefante que sustenta nas costas uma torre. Após 1887 foram adicionadas uma gualdrapa (manta usada debaixo da sela) vermelha com uma cruz branca e uma bandeira com uma cruz. Via Salicotto é a sede da contrada e seu oratório é a igreja de San Giacomo, pertencente ao bairro há mais de quatro séculos.














Terzo di Camollia

Nobile Contrada del Bruco: o emblema desta contrada é uma lagarta com a coroa grã-ducal e a cruz da Casa dos Savoia. O oratório, bem como a sede e o museu anexos, encontram-se na Via del Comune e foram construídos por seus moradores em 1680 sob o título de Santissimo Nome di Dio.










Contrada del Drago: é simbolizada por um dragão alado e coroado que segura uma bandeira azul com a letra U. Seu oratório é a Igreja de Santa Caterina, padroeira de Siena, conferido à contrada através de um decreto grão-ducal de 1787. A sede é na Piazza Matteoti, conhecida também por "Poggio Malavolti".












Contrada Imperiale della Giraffa: em seu brasão figura uma girafa puxada por um mouro através de uma corda e uma fita com as escritas "Humbertus I dedit" (Dedicada ao Rei Umberto I). O oratório é, desde 1824, a Collegiata di Santa Maria di Provenzano, igreja que conserva a imagem da Madonna di Provenzano, padroeira da contrada desde o final do século XVI. A sede está localizada na Via delle Vergini.











Contrada Sovrana dell'Istrice: seu emblema é um porco-espinho coroado. O centro da contrada é na Via Camollia, onde estão situadas a sede e o oratório dedicado a San Bartolomeo (antiga igreja de SS Vincenzo ed Anastasia, pertencente à contrada desde 1788).











Contrada della Lupa: seu brasão é composto pela loba romana que amamenta os gêmeos Rômulo e Remo. A sede e o oratório situam-se na quinhentesca igreja de San Rocco na Via Vallerozzi, que outrora pertenceu à Confraria de São Roque mas foi concedida à Lupa em 1786 por ordens do Grão-Duca.











Nobile Contrada dell'Oca: um ganso branco com a coroa real e uma fita azul, de onde pende a cruz da Casa dos Savoia, é o brasão desta contrada. No território de Fontebranda nasceu Santa Catarina e à sua memória foi construído um santuário no local de sua residência. Nas adjacências desse Santuário, a Contrada dell'Oca erigiu, em 1465, sua própria sede e oratório.











Destas 17 contrade, apenas 10 delas participam do Palio por meio de um sorteio momentos antes da cerimônia. E assim a antiga rivalidade entre os bairros de Siena passa por gerações e continua viva na história da cidade.