Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Primeiro selinho do ano!

Hoje recebi dois selinhos pelo blog, depois de quase dois anos sem receber nenhum. Tudo bem que em 2010 fui meio relapsa, deixei de postar por meses (por uma boa causa, estive no Brasil). Muito obrigada a Carla, autora do blog Sonhos na Itália, e a Franco, um italiano que mora no Brasil e escreve no Brasil-Itália: Dois Corações e Uma História.


Selinhos são uma espécie de certificado que seu blog recebe por diversos motivos. Devem ser repassados para outros blogueiros por meio de regrinhas que variam de selo a selo. Este que recebi hoje também tem as suas, que são:

- Repassar o selinho para 15 blogs no máximo
Os blogs recomendados são:
Barbara, do Brasil na Italia
Dani/Daphne, do Mamães na Itália
Davide, do Conecta ITALIA
Fátima, do Jornal À Janela

- Responder ao questionário abaixo
Nome: Juliana
Música: a boa música, sempre
Humor: varia muito!
Uma cor: rosa (mas também gosto muito de azul...)
Uma estação: primavera
Como prefere viajar: em boa companhia
Um seriado: Chaves!
Uma frase ou palavra: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que possa sonhar sua vã filosofia" (Hamlet, Shakespeare)
O que achou do selinho: amei!


sábado, 15 de janeiro de 2011

Dona Flor e seus dois maridos em Verona

Os protagonistas de Dona Flor e i suoi due mariti 


Queridos leitores,

Depois de um tempinho sem novidades por aqui, venho com uma notícia aos fãs da Literatura Brasileira do século XX que se encontram na Itália.

Chega em Verona a peça Dona Flor e i suoi due mariti (Dona Flor e Seus Dois Maridos), inspirado no romance de Jorge Amado. O espetáculo ficará em cartaz do dia 18 ao dia 23 janeiro de 2011 no Teatro Nuovo de Verona (Piazza Viviani, 10). A produção conta com a direção de Emanuela Giordano, coreografias de Juan Diego Puertas e os protagonistas Caterina Murino, Paolo Calabresi e Max Malatesta.

Mais informações no aqui (em italiano).

Caterina Murino interpreta  Dona Flor

Vou tentar ir a Verona para assistir esta peça e ver como Jorge Amado é abordado e transportado para a realidade italiana. Se eu for, venho aqui para contar mais detalhes. Quem puder ir ou já tenha visto em outras cidades italianas, pode passar por aqui e contar como foi.

Um abraço e até mais!


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Adoração dos Magos, de Bartolomé Steban Murillo

A tradição cristã conta que três reis de nome Melquior, Baltasar e Gaspar, vindos do leste sob a guia de uma estrela, teriam chegado a Belém para visitar e presentear com mirra, incenso e ouro o novo rei que acabara de nascer. Por se tratar de uma realeza, os três bateram primeiro à porta do palácio onde morava o cruel e tirano Herodes que, sentindo-se ameaçado por aquela humilde criança que já era tão adorada, ordenou a perseguição de todos os bebês meninos da Galiléia.

Segundo a tradição católica, os Três Reis Magos não eram reis e sim representantes de religiões pagãs do Oriente Médio. Também não se sabe ao certo se eram realmente em três ou mais. Diz-se três pela quantidade de presentes ou, segundo minha "teoria", pelo fato do número 3 ser considerado perfeito. As dádivas oferecidas representariam um resumo do evangelho e da fé cristã: o ouro estaria ligado à nobreza e à subsistência para sua fuga ao Egito, o incenso - usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus - à fé e a mirra - usada para embalsamentos - ao martírio e à morte de Jesus. 

O Evangelho segundo Mateus parece ser o único que menciona a existência dos Reis Magos:


"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).
"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra"(Mt 2, 12). 



Fonte: Wikipédia


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Befana

O sonho de toda criança é ganhar presentes. Aliás, de muita gente grande também. Quando eu era pequena, não via a hora de chegar o Dia das Crianças, o meu aniversário (que é em outubro também) e o Natal. Esperava presentes até no Ano Novo, mas nunca ganhei, a não ser os de Natal atrasados. Depois que fiquei um pouco maior e comecei a entender um pouco mais sobre as tradições natalinas, desejei também ganhar presentes no Dia de Reis, como o Menino Jesus. Coitados dos meus pais, se tivessem que dar presentes para três filhos em todas essas ocasiões, certamente teriam falido no final do mês!

Aqui na Itália, as crianças se realizam no final do ano. É Santa Luzia, Natal, dia da Befana... Befana? Quem é ela? Como já havia escrito no ano passado aqui, a Befana é uma velhinha maltrapilha que, montada em uma vassoura e com um saco cheio de doces e brinquedos, passa de casa em casa enchendo de presentes as meias penduradas das crianças que se comportaram bem durante o ano. Aos desobedientes, ela trará apenas um pedaço de carvão!

O nome Befana vem de Epifania, que em grego significa "manifestação" e se refere ao aparecimento de Jesus como Deus aos Reis Magos. Sua origem, provavelmente remonta às tradições pré-cristãs dos celtas e hoje está ligada a elementos do Cristianismo. Segundo uma lenda, a Befana é uma velhinha a quem os Reis Magos pediram informação - sem sucesso - para encontrar o caminho que os levaria ao novo rei que havia nascido em Belém. Arrependida de não os ter informado e acompanhado, a anciã preparou uma cesta com doces e saiu para os distribuir às crianças que encontrava pelo caminho, na esperança que um deles fosse o Menino Jesus.






sábado, 1 de janeiro de 2011

Felix sit Annus Novus MMXI!

Ano Novo em Bolonha, Itália (foto: http://bologna.2night.it/)

Gostaria de agradecer a todos que participaram do blog este ano: aos velhos amigos blogueiros que estão comigo há 2 anos, aos que sempre estão aqui anonimamente e aos novos amigos que conheci em 2010. Espero poder contar com a amizade e a presença de vocês em mais um ano!

Que possamos nos despertar com muita alegria para um novo ano que se inicia e renovar as esperanças de uma vida melhor. 

Feliz 2011 a todos!