Dedico este post a todas as mulheres especiais e únicas na nossa vida, aquelas que nos geraram ou que nos deram todo o amor e carinho que uma pessoa pode ter, que nos suportou por 9 meses e outros tantos anos, que está sempre ali nos guiando e nos aconselhando (e que muitas vezes achamos "um saco") e que nos ama mais que tudo nessa vida: feliz dia, mamães!
Na Itália, assim como no Brasil, celebra-se o dia das mães no segundo domingo de maio. É uma data que varia de país para país. Os países árabes, por exemplo, festejam no dia 21 de março, primeiro dia da primavera no hemisfério norte. Nos países britânicos, no quarto domingo da Quaresma. O então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, oficializou a data no segundo domingo de maio em 1932 e em 1947, o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, decidiu que o dia das mães também pertencesse ao calendário oficial da Igreja Católica. Na Itália, Don Otello Migliosi celebrou a primeira missa das mães no dia 12 de maio de 1957 em Assis.
As origens do dia das mães estão ligadas às tradições pagãs da antiga Grécia: a primavera era festejada em nome de Reia, mãe dos deuses mitológicos. Também está relacionada com outras celebrações pré-cristãs, como o culto da fertilidade durante a primavera. Como o passar do tempo, o dia dedicado as mães foi se tornando popular e se difundiu em várias civilizações e culturas.
Fonte: Wikipédia