terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que é Martedì Grasso?

Na Itália, o último dia do Carnaval é chamado Martedì Grasso (Terça-Feira Gorda) e tem uma origem ainda muito arraigada nas tradições católicas. Na França e nos países de língua inglesa este dia tem o nome de Mardi Gras.

Como todo católico sabe, a Quaresma é o período da reflexão espiritual, da penitência e da aproximação de Deus como forma de preparação a Páscoa, considerada a festa mais importante do cristianismo. Em tempos mais antigos, porém, os fiéis eram praticamente obrigados a jejuar de carnes, ovos, laticínios e outros alimentos mais substanciosos. E o que faziam as pessoas? Comiam todas essas comidas proibidas como se não houvesse o amanhã na terça-feira de Carnaval, daí o nome "gordo".

Quando os preceitos católicos foram se tornando mais brandos com o passar do tempo, o Martedì Grasso passou a ser também o último dia de consumo dos tradicionais doces carnavalescos, como as chiacchiere (tirinhas de massas de farinha fritas e cobertas com açúcar ou chocolate), as frittelle di Carnevale (muito parecidas com os nossos bolinhos-de-chuva), rosquinhas fritas recheadas e mais tantas outras variedades características do norte ao sul da Itália. 

Doces típicos do Carnaval italiano (foto de Ricettario Cucina)

Fonte:

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Delícias mesmo! Já tentou fazer algumas delas aí no Brasil?
      Beijos

      Excluir
  2. Em Portugal a tradição da terça-feira gorda é semelhante. E temos uns doces, chamados sonhos, muito parecidos com os da foto. Terá sido herança romana? :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vagamundos!
      Pode ter até uma origem mais antiga que foi difundida pelos romanos mais tarde. Uma vez li que esses doces tão famosos do Carnaval têm a ver com o período da seminação dos campos de trigo.
      No Brasil, o doce sonho é o que vocês chamam de Bola de Berlim (foi o que a Wikipédia me deu) e que na Itália é conhecido como Krapfen. Interessantes essas diferenças etimológicas, não?
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!