sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Verona: portas e arcos

Porta Nuova

Uma das entradas principais de Verona é pelo Corso Porta Nuova (uma espécie de avenida), onde está a homônima porta que representa a tradicional entrada da cidade e que nos leva até os muros da Piazza Bra. Tal porta, construída entre 1535 e 1540 a mando da República de Veneza, sofreu grandes mudanças durante o século XIX, época em que Verona estava sob o domínio austríaco. É interessante notar as duas fachadas presentes: a externa, voltada para a zona rural, revestida de pedra branca e com detalhes em pedras rústicas na parte superior, e a interna, em direção à cidade, revestida de pedra tufo (uma pedra de baixa densidade). Ambas as fachadas são de estilo dórico, o mais antigo da arquitetura grega.

Seguindo em direção ao centro pelo Corso Porta Nuova, encontramos os Portoni della Bra, dois arcos grandes que fazem de porta de entrada para a Piazza Bra (Praça Bra). Entre esses arcos, bem no centro ao alto, há um relógio antigo que pode ser visto de ambos os lados. Os arcos foram feitos de mármore e a parte de cima, por onde passa o muro scaligero (nome que deriva de uma importante família que governou Verona entre 1262 e 1387), de tijolo vermelho. Do lado direito do arco, voltando para a praça, encontra-se um modesto busto de Shakespeare com citações de Romeu e Julieta sobre Verona.

Portoni della Bra 

Outro arco muito conhecido e famoso em Verona é o Arco dei Gavi, construção do século I d.C. em homenagem à gens Gavia, uma das famílias mais importantes na época de Verona Romana. Derrubado em 1805 pelos franceses de Napoleão Bonaparte, foi recomposto em 1932 na praça ao lado do Castelvecchio (originalmente era na antiga rua romana Via Postumia). Da praça onde encontra-se o Arco Gavia tem-se uma bonita vista da Ponte Scaligero e do Rio Ádige, principalmente ao entardecer.


Arco dei Gavi

A Porta Borsari é também uma das portas famosas da cidade e, na época romana, constutuía a principal entrada de Verona. Inicialmente, era chamada de Porta Iovia por causa de um pequeno tempo dedicado a Júpiter que se localizava nas proximidades. Na Idade Média, a porta foi rebatizada com o nome de Porta Borsari por causa dos soldados de guarda (os borsarii) que recolhiam o dinheiro dos transeuntes que entravam em Verona.

Porta Borsari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!