sexta-feira, 13 de março de 2009

Estereótipos brasileiros na Itália: continuação

Ontem me lembrei de mais uns estereótipos e comentários engraçados. Bom, não sei se podem ser enquadrados como estereótipos, acho que é mais ignorância (no sentido de falta de conhecimento) em relação ao Brasil.


Uma das perguntas clássicas que sempre ouço é: "Mas já se acostumou com o frio aqui?". Quando digo que em São Paulo faz frio (tudo bem que nem sempre e é mais moderado) e que chega até a nevar no sul, a primeira reação é de incredulidade e um pouco de espanto.  Para muitos, o Brasil é aquele descrito e fotografado nos catálogos ou pôsteres das agências de viagem, com belas praias e florestas tropicais, adornadas de pessoas felizes e exóticas.


Também acham que viver no Brasil é viver na tranquilidade e longe da correria do dia a dia. Uma colega da universidade em Milão me perguntou uma vez se já tinha me acostumado com o caos e o ritmo acelerado da vida milanese. Quando respondi que eu vivia na metrópole brasileira de quase 12 milhões de habitantes, ela se surpreendeu, pois achava que Milão era uma das maiores cidades do mundo e dificilmente poderia ser superada por uma cidade brasileira.



5 comentários:

  1. A palavra certa é ignorância sim (embora eu também seja ignorante a respeito de muitos lugares do mundo...). São Paulo é muito mais cidade que Milão. Eu acho.

    ResponderExcluir
  2. E' mesmo, tens razao. Eu sou muito ignorante a respeito de paises conhecidos, como a Noruega, a Inglaterra, China...
    Também acho Sao Paulo mais cosmopolita que Milao. Muita gente aqui acha que depois de Milao e Roma, so Londres e New York é que sao cidades grandes.

    ResponderExcluir
  3. OI JULIANA ,,ADOREI O POST,E QUANDO LI COMECEI A RIR PORQUE ME FEZ RECORDAR DE TANTAS VEZES EM QUE EU TIVE QUE ESCUTAR E SUPORTAR COMENTARIOS DO GENERO SOBRE O BRASIL,Sò PRA DA UM EXEMPLO,UMA VOLTA UMA PESSOA ME PERGUNTOU SE TINHA AGUA E LUZ EM TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS,, E UMA OUTRA QUE NAO QUERIA ACREDITAR QUANDO EU DISSE QUE NO SUL DO BRASIL SE VIVE UM POUCO A MODO EUROPEU ,QUE FAZ FRIO E QUE ATè SE PRODUZEM OTIMOS VINHOS,,DA PRA AGUENTAR ESSES ITALIANOS QUE CONTINUAM A PENSAR QUE SOMOS FEITO Sò DE POBREZA,PROSTITUIçAO E FOME??? AMO A ITALIA E ESTOU MUITO BEM AQUI ,MAS SE FALAREM MAL DO MEU BRASIL ,EU RODO A BAIANA,LEVANTO A POEIRA,CHUTO O PAU DA BARRACA, E DOU A VOLTA POR CIMA,,

    ResponderExcluir
  4. Tenho dupla nacionalidade e moro atualmente na Finlândia, fui casada com um italiano da pior espécie, italiano do Brasil,e vejo constantemente a falta de informacão das pessoas sobre o Brasil, pensam sim ser um pais subdesenvolvido, onde todos sao pobres e ignorantes, isso quando nao colocam os elefantes e outros bichos da Africa em nossas selvas e cobras andando na rua, claro.
    Estou escrebendo um livro, onde tem mais informacões e nocões sobre Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima
      É verdade que o Brasil apresenta um quadro de subdesenvolvimento que não pode ser ignorado. Mas também é verdade que temos tecnologias de vanguarda e uma grande produção industrial que supre as necessidades dos países considerados "Primeiro Mundo".
      No começo da minha vida na Itália muitos italianos ainda tinham a visão do Brasil pobre, subdesenvolvido e com uma economia baseada exclusivamente na agricultura. Hoje, passados apenas 6 anos, já noto uma grande mudança na mentalidade deles. Concordo em partes com eles, porque o Brasil ainda precisa de melhorias em campos importantes como a educação pública, chave fundamental para o desenvolvimento social.
      Gostaria de conhecer seu livro, se tiver algum blog ou e-email, escreva para blogue.lanostraitalia@gmail.com
      Obrigada pelo comentário e participação.

      Excluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!