quinta-feira, 5 de março de 2009

Lago de Iseo





O Lago Sebino, mais conhecido como Lago d'Iseo (que tem este nome por causa da cidade de Iseo), é o sexto maior lago da Itália, de origem glacial e que banha as províncias de Brescia e Bergamo. Era já habitado desde a Pré História pelos antigos camunos (nome dado aos provenientes da Valle Camonica).


É meta turística da região, principalmente no verão, por ser um lago balnear e bastante frequentado tanto por italianos como por estrangeiros (sobretudo alemães e russos). Apesar da grande extensão do lago e das suas belezas, a região do Sebino é ainda um pouco desvalorizada no que diz respeito ao turismo. Nos últimos anos, a Região Lombardia e as Províncias de Brescia e Bergamo estão se empenhando para valorizar a área e atrair cada vez mais os turistas, levando em conta a preservação ambiental.


Para quem vem de Brescia em direção à Valle Camonica, seja de carro, ônibus ou trem, certamente não deixará de notar o famoso lago. Um pouco antes da sua chegada, encontra-se a Riserva Naturale del Sebino d'Iseo, uma reserva natural rica em fauna e flora.




Pôr do sol no Lago d'Iseo


O parque natural das Torbiere del Sebino d'Iseo compreende os municípios de Iseo, Provaglio d'Iseo e Corte Franca


Outro lugar de atração turística é a ilha de Monte Isola (ou Montisola, como é mais conhecida). Pertence ao município que leva o mesmo nome, Montisola, localizado na província de Brescia. É a maior ilha lacustre natural da Europa.






Montisola também é conhecida na região por sua grande produção de salame e, que por sinal, é uma delícia! Salame e, claro, peixes de lago, base da culinária da ilha. Não foi por mero acaso que encontei uma cortina de peixes secando ao sol.






De Peschiera Maraglio, a zona portuária de Montisola, é possível dar uma volta por toda ilha e conhecer seus atrativos turísticos. Os principais são a Rocca dei Martinengo, um castelo medieval que se avista da margem bergamasca, e o Santuario della Madonna della Ceriola (século V), localizado no ponto mais alto da ilha. Tanto o castelo como o santuário são verdadeiros mirantes para uma belíssima vista do Lago d'Iseo e das cidadezinhas em torno. É de se notar que os habitantes da ilha não usam carros, somente motos e bicicletas, por causa das estradas estreitas.



Peschiera Maraglio




Para visitar Montisola, basta pegar uma balsa que sai dos portos das cidadezinhas em torno do lago. A bicicleta é uma boa opção para aqueles que desejam dar uma voltinha pela ilha. Você pode levar a sua no barco, com uma taxa adicional (as tarifas para cada passageiro e bicicleta normalmente estão na própria bilheteria, assim como os horários de partida e chegada que, se não me engano, a cada quinze minutos), ou alugar uma em Peschiera Maraglio. Há muitas subidas, algumas bem cansativas, mas vale a pena o esforço.


Sulzano, uma das cidades portuárias do lago de onde parte o batel para Montisola



Ficou com vontade de dar uma voltinha pelo lago? Uma delas pode ser com o barco que faz a linha normal, parando em todas as cidades às margens ou com um cruzeiro que oferece guia e visitas nos principais pontos turísticos. 


Além de Montisola, há também outras duas pequenas ilhas, mas de propriedade privada: a de Loreto, localizada a norte de Montisola, e a de San Paolo, ao sul. Pelo que entendi até agora, as ilhas são distritos do município de Montisola. A Ilha de Loreto, que já pertenceu a uma duquesa, abriga um adorável castelinho.


Lago de Iseo e suas ilhas

Ilha de Loreto


A ilha di San Paolo, que por muitos anos esteve abandonada, já abrigou o Convento de São Paulo, da ordem franciscana. No século XI passou a ser posse, provavelmente ilegal, como era comum naquela época, da família Mozzi, mas acabou sendo restituída à Igreja. No final do século XVIII, porém, outra família toma posse da ilha, obrigando os 14 frades do Convento de São Paulo a se transferir para o Convento San Francesco d'Iseo. Segundo o que sie diz por lá, a ilha agora pertence a uma famíla um tanto reservada.


Ilha de San Paolo: recebe tal nome pelo fato do apóstolo Paulo ter sido um navegante que tantas vezes desafiou e superou tempestades, nome que se adequa bem a esta ilha que já foi muitas vezes refúgio e abrigo para os náufragos do lago





Às margens do lago há uma ciclovia, a Pista Ciclabile Toline-Pilzone, um dos antigos trechos da estrada que liga Brescia à Valle Camonica. É bem sugestiva na primavera e no verão, visto que nos oferece uma linda paisagem e um espaço agradável para uma voltinha de bicicleta, patins ou a pé, como também um banho de sol à beira do lago ou um piquenique.







No verão, as praias do lago se enchem de turistas e moradores que aproveitam suas águas para se refrescarem. Algumas áreas oferecem até para camping e estacionamento para roulottes. É bom respeitar sempre os limites de balneação, pois o lago é fundo em algumas partes e com rodamoinhos.





Túneis abertos nos Alpes para a passagem de pedestres. Mais acima,  passam os trens da Ferrovia Lenord (linha que liga Brescia à província)



Muitos são os que se aventuram em cansativas, mas compensadoras pedaladas em torno ao lago. Outros preferem meios mais práticos e rápidos, como carro ou moto. E há aqueles que o conhecem casualmente durante o trajeto de ônibus ou trem. 


Os municípios mais importantes da região do Sebino são: Iseo, Pisogne, na província de Brescia, Sarnico e Lovere, em Bergamo.



Iseo, Brescia

Pisogne, Brescia



Lovere, Bergamo, vista de Pisogne (do outro lado da margem)
Accademia Tadini de Lovere

Parte de Paratico (Brescia) e Sarnico (Bergamo)

O que mais vemos no lago são cisnes, cada um mais lindo que o outro. Eles ficam bem perto da margem nas cidades onde tem mais fluxo de turistas, sempre esperando comida. Quando percebem a aproximação de pessoas, chegam em grupos até a beira do lago. E se você estiver com uma máquina fotográfica, fazem até pose...








Quem estiver interessado em fazer um tour pelo lago, deixo alguns sites informativos: 



9 comentários:

  1. Que blog maravilhoso! Adorei!
    Estou estudando italiano há um mês, ainda sou beeeeem iniciante. Os seus blogs vão ajudar muito, tanto para a cultura como para o idioma.

    ResponderExcluir
  2. Querida!!!!
    Que lugares maravilhosos! E cortina de peixes?! Essa foi mto boa!!!
    Nossa, dá uma vontade de pegar a mochila, pôr nas costas e sair pelo mundo.... como queria poder fazer isso...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Ola... adorei o passeio virtual...rsss

    Abraços...
    Gi!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria: obrigada pela visita! Depois vou dar uma espiadinha no seu blog também! E se quiser ajuda com o italiano, nao hesite em pedir ajuda!

    Fe: viu so que lugares legais? E nem sao tao conhecidos assim... a cortina de peixes é mesmo bem engraçada. O problema é o cheiro! Hahaha! Quando quiser e puder vir aqui, te levo para passear! :D
    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Gi: obrigada pela sua visita! Fique à vontade para passear por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Juliana!
    Ajudas com o italiano são sempre úteis. Cada dia gosto mais de estudar o idioma.

    ResponderExcluir
  7. De nada Ana Maria! Agora eu comecei a estudar francês, tá meio difícil... ai, por isso que gosto do italiano e espanhol! :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana
    Já fui 2 vezes a Monteisola e realmente é lindo
    Ouvi dizer que já tem 3 brasileiras morando lá....será que vc é uma delas ??
    Abraços e parabéns pelo blog
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia,
    Obrigada pela visita!
    Também adoro o Lago de Iseo, qualquer dia desses queria fazer um cruzeiro la'.
    Tem brasileiras em Montisola? Nossa, nem sabia! Eu moro na Valle Camonica, perto do lago.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!