sexta-feira, 13 de março de 2009

Brasil: um país de dançarinas (?)

Hoje abri o jornal provincial Bresciaoggi e fiquei indignada com uma notícia sobre a nossa reputação. Era sobre aquele polêmico (e que já está ficando chato) caso Battisti. O primeiro parágrafo dia o seguinte:

"Itália agride a soberania do Brasil, tratando-o como 'um país de dançarinas'".


Infelizmente, a má fama das brasileiras passou a ser usada como ofensa até nas questões diplomáticas oficiais. Quando é que finalmente nos veremos livres desse preconceito machista e retrógrado?



7 comentários:

  1. O problema é que na própria Itália há dançarinas brasileiras...

    ResponderExcluir
  2. Aliás... Oi, Juliana! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Primeiro: Parabéns pelo blog! Muito interessante!!!
    Eh, não tem como... Vai ser difícil essa nossa fama passar, ainda mais que tem que gente que só piora a nossa imagem...
    E realmente, como vc disse na primeira parte, ambas as partes (Brasil e Itália) fazem os esteriótipos do outro país e, por mais que veja ou já tenham visto, não mudam essa visão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Ju,
    tenho um selinho p ti pelo dia das mulheres. esta neste link:
    http://mamaesnaitalia.blogspot.com/2009/03/selos-e-memes.html
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo: Obrigada pela visita e pelo comentário! Gosto quando meus colegas e amigos passam aqui para dar uma espiadinha :D E pois é, a maioria dos programas daqui tem mulheres dançando e se mostrando, pior que no Brasil (que me lembre, de dançarinas só no Faustão e no Luciano Huck)!

    Ivy: fiquei feliz pela sua visita e comentário! Muito obrigada, cara! É verdade, tem muita gente que "queima nosso filme" aqui, que vergonha! Por isso que estou pensando muito em criar um blog sobre o Brasil, para mostrar que não é o que eles pensam (em todos os aspectos), assim como fiz sobre a Itália (tem gente no Brasil que pensa que a Itália é a Terra Nostra, onde todos dançam tarantella e comem banquetes e mais banquetes).
    E ainda sobre estereótipos dos brasileiros, acredita que me perguntaram uma vez se no Brasil havia a poligamia? Outros ainda pensam que no Brasil só tem pobre...

    Mamães na Itália: obrigada pelo selinho, já postei aqui!!

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia, com Internet, as pessoas têm mais acesso a informações sobre outros países e outras culturas, mas parece que isso ajuda pouco.
    As imagens prontas sobre outros povos são cada vez mais frequentes.

    ResponderExcluir
  7. Ana Maria: nao so a internet mas a propria televisao. Quantos brasileiros vemos na midia italiana? E os programas sobre o Brasil? O problema é que quando o estereotipo ja esta formado e ainda ha pessoas de ambas as partes que contribuem para sua solidificaçao, fica cada vez mais dficil reverter a situaçao.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!