quarta-feira, 11 de março de 2009

Os estereótipos brasileiros na Itália


 
Para ser sincera, não imaginava que os brasileiros fossem tão estereotipados aqui na Itália. Achei que já tivéssemos mostrado ao mundo que também há brasileiros loirinhos de olhos claros ou com os olhos puxadinhos e que, principalmente, nem todo mundo que mora no Brasil ou tem sangue brasileiro sabe sambar, jogar futebol ou ama e não vive sem praia e vida boa. 

A primeira reação de surpresa dos italianos diante da minha nacionalidade foi no primeiro dia de aula. Quando fui apresentada aos meus colegas, percebi alguns olhares espantados ao me ver. Lembro também de umas colegas que não se conformavam que eu era brasileira e me perguntavam se eu tinha parentes europeus. Até onde eu sei, dos meus avós paternos e maternos em diante, toda a família é brasileiríssima e dizem que teve até um índio na família (muito comum no Brasil, já que são eles os verdadeiros brasileiros). Um dos meus professores também ficou espantado quando me viu e soube que eu sou brasileira. Até fez o seguinte comentário: "Se me dissesse que era de Helsinki, ficaria mais convencido". Imaginem seu eu ainda fosse loira como era quando criança...

Até hoje é assim, algumas pessoas ouvem meu sotaque, ficam curiosas e me perguntam de onde sou. Quando falo que sou brasileira dizem sempre a mesma coisa: "Não diria que você é brasileira, tão clarinha...". Aí explico que o Brasil é América também, o que quer dizer que já foi colonizado e recebeu muitos imigrantes europeus e orientais (alguns até se espantam quando digo que no Brasil tem japonês!), além dos africanos escravizados. Isso porque os italianos conhecem brasileiros brancos, famosos até, sem contar que muitos deles já foram ao Brasil e sabem que somos um país miscigenado e "colorido".

Tudo bem, confesso que eu também ficava surpresa quando ouvia negros falando italiano com sotaque bergamasco ou chineses que tinham sotaque napolitano. As notícias que temos da Itália no Brasil ainda são poucas e muitas vezes estereotipadas. Conheço gente no Brasil que se você pergunta o que é a Itália vão dizer: pizza, macarrão, tarantella e máfia. Ou então os oriundi que acham que a Itália ainda é a terra que nonno ou a nonna narram nas histórias de família ou recordações, aquela Itália pós-guerra, pobre e agrícola. A mesma coisa acontece aqui sobre o Brasil, ainda acham que somos os reis do futebol, mestre na arte do samba e que levamos uma "vida mansa".

Outro estereótipo brasileiro que achei que fosse forte por aqui é o que diz respeito a nossa fama não muito agradável. Sempre ouvi falar que brasileiros, principalmente brasileiras, não são bem vistos na Europa. Os homens brasileiros por serem os "malandros" e traficantes de drogas e, as mulheres, prostitutas ou "destruidoras de lar". Quando digo que sou brasileira, não ouço comentários a respeito e nem sou apartada do círculo feminino porque posso "roubar" um italino. Já ouvi alguns casos sobre brasileiros preguiçosos, sem vontade de trabalhar e um pouco irresponsáveis, mas até aí, conheço vários italianos muito preguiçosos, trapaceiros e oportunistas.


6 comentários:

  1. Juliana

    Interessante o seu topico! Aqui todo mundo pensa que sou espanhola... ninguem acredita que sou brasileira. Existe um estereotipo muito grande na Europa em relaçao a mulher brasileira: somos todas mulatas com samba no pè hahahahaha

    E quando digo que sou carioca e que nao gosto de carnaval.... Danou-se !!!

    To pensando em escrever um post sobre isso, mas pra falar do estereotipo dos italianos pelo mundo.

    Um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  2. Eu também não tenho "cara de brasileiro". Ou tenho. Já que, na verdade, qualquer um tem "cara de brasileiro". O Brasil tem todas as cores, formas e tamanhos. É justamente essa miscigenação que faz o nosso país tão culturalmente rico, pacífico, hospitaleiro e tolerante. Claro que não é perfeito em nenhum desses aspectos, mas a meu ver é um lugar especial.

    ResponderExcluir
  3. Cris: uma vez no trem um moço começou a conversar comigo e perguntou de onde eu era. Claro, teve um espanto e ele me disse que eu parecia espanhola. Da proxima vez eu digo que sou japonesa ou angolana, quero ver a reaçao das pessoas! Pois é, a questao do samba... ja me pediram para sambar varias vezes e quando digo que nao é para mim e que nao sei sambar, ficam desiludidos e surpresos. Ai, ai... uma vez falei para dois colegas de classe que me pediram para sambar que so sambaria se eles dançassem a tarantella :D

    Leonardo: depois que terminei de escrever o post pensei exatamente no que voce disse. O Brasil consegue unir todo mundo em harmonia, nao tem hostilidade ao estrangeiro e nem aos seus descendentes. Mas no começo da imigraçao nao era bem assim, era mais ou menos como aqui na Italia, se nao pior. Quem sabe um dia o mundo nao se torne como o Brasil neste aspecto?

    ResponderExcluir
  4. Isso chega a ser cômico. Às vezes até dentro do Brasil mesmo, muita gente acha que não sou brasileira. Quando digo que detesto samba, mpb, atores da Globo, etc, a confusão fica ainda maior.

    Uma colega minha disse que não tem medo que o namorado dela vá para a Itália porque ele não gosta de loiras e segundo ela, aí não tem morenas!!!! Dei milhões de exemplos de italianas famosas e morenas, mas nem assim ela se convenceu.

    ResponderExcluir
  5. Ana Maria: pois é, conheço muitos brasileiros assim como voce :D E' mesmo, muitos brasileiros acham que na Italia so tem branco (eu era uma delas), mas antes de vir para ca ja tinha conhecido uns italianos bem mais moreninhos que eu.
    Ja me disseram que eu parecia holandesa, espanhola, romena e até sueca. Brasileira, so os brasileiros mesmo ou quem conhece o nosso portugues quando me ouvem falar na minha lingua nativa.

    ResponderExcluir
  6. Nos EUA, negros norte-americanos literalmente se espantaram ao saber que sou brasileira e não sou negra... pensavam que o Brazil era/fosse país da África... aliás Brasil (reforma ortográfica da década de 30 ou 40... conforme era a grafia em portuguez que passou a ser português...)... no tempo do Brazil, com Z em português, Elisa era Eliza, como em italiano.

    Sim, sim, a Itália tem sua região de pessoas de pele morena... descendência turca, grega, cigana, etc. MAS posso lhes garantia que o brasiileiro é profundamente preconceituoso entre si mesmo e eu poderia relatar um trem de causos... todo mundo parece na boa dentro do Brasil, entre sua própria patota, mas fora daí não é beeeeemmmmm assim não. --Lisa :>)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!