segunda-feira, 4 de maio de 2009

Os Alpes Lombardos

Sempre me imaginei um dia nos Alpes vendo aquelas paisagens lindas e quem sabe até me arriscar em esquiar. Um dia o sonho se tornou realidade e não é mais uma simples meta turística, mas minha residência. Estou literalmente circundada pelos Alpes: de norte a sul, de leste a oeste; e quando abro as janelas de casa, eis as montanhas alpinas de Brescia.


Mas os Alpes não são somente cartões-postais ou belas "molduras" para nossas casas. Há inúmeros locais turísticos onde é possível esquiar no inverno ou fazer uma excursão ou alpinismo no verão.

A caminho de Schilpario, um município da província de Bergamo
Um lugar que adoro ir quando neva é em Schilpario, nos Alpes bergamascos. É um lugar mais tranquilo, circundado de bosques e sem muitos esquiadores malucos que pensam que a pista é só para eles.






Podemos atravessar o bosque e subir as montanhas através das estradas normais para carros que ficam interditadas por causa da neve. Uma caminhada bem cansativa, ainda mais quando tem neve e sol. Mas vale a pena ver a paisagem ao nosso redor, a neve branquinha cobrindo os telhados das casas, os jardins e os pastos.


Como não tem pistas de esqui na parte baixa de Schilpario, a diversão é andar com a moto de neve ou escorregar com o bob (um trenó de briquedo puxado por nós mesmos e usado mais nas descidas).


Para quem gosta de esportes mais radicais, um dos points é o Passo del Tonale, local onde se encontra uma das mais importantes pistas de esqui da Itália.

Passo del Tonale no inverno
Passo del Tonale no final do verão. Monumento-ossário dedicado aos combatentes da Primeira Guerra Mundial
Para ter acesso às pistas de esqui mais altas, os esquiadores usam os teleféricos de cabines. Na minha última visita àquela região, usei este da foto abaixo para subir até o Passo Paradiso, esta montanha mais alta que se vê na foto. No começo tive um pouco de medo, pois ventava um pouco, mas depois se acostuma e o percurso dura somente 5 minutos.


Tem outro teleférico também que parte do município de Ponte di Legno, um pouco mais abaixo do Passo del Tonale, e chega até as pistas de esqui. No caminho, temos uma vista belíssima e é interessante porque passa no meio das árvores e sobre as estradas (e nem tão alto assim).

Teleférico do Gruppo Adamello Ski, construído pela empresa Leitnes Spa. Entrou em funcionamento no inverno de 2004/2005
Além das cabines, tem o teleférico em cadeiras, como aqueles de Campos do Jordão. São cadeiras duplas que nos conduzem às pistas mais altas (2750 m), onde é possível esquiar também no verão e admirar a paisagem das montanhas da Presanella e do Val di Sole, ambos na região do Trentino Alto-Adige, bem pertinho da Áustria. Estes da foto é em Passo Paradiso e da próxima vez dou uma voltinha nelas, se não estiver ventando ou muito nublado.


Toda a área em torno foi palco da Primeira Guerra Mundial e por isso vemos monumentos dedicados aos combatentes, como este abaixo.


Do Passo Paradiso podemos ver o município de Vermiglio, na província de Trento, região do Trentino Alto-Adige. É o extremo norte da Itália, quase às portas da Áustria.


Além do Passo del Tonale, outro local destinado ao esqui é o no distrito de Montecampione, pertencente ao município de Artogne, província de Brescia. É bem menor que o de Passo del Tonale, mas também muito frequentado por turistas. Além das pistas de esqui, há também uma crescente atividade hoteleira e itinerários para excursões na primavera e verão.


Mas os Alpes italianos não são somente destinados aos esportes invernais ou trilhas e alpinismos. Há também outras atividades e lazer além dos esportes, como os parques arqueológicos ou as reservas naturais. Uma delas é a Reserva Regional das Pirâmides, localizada em Zone, um município da província de Brescia.


Essas "pirâmides" são enormes colunas de terra formadas pela erosão dos ventos e protegida por enormes rochas, como se fossem chapéus. Quando estas caem, as colunas se desintegram até encontrarem outra rocha em um nível mais baixo.




Como a reserva é localizada no Sebino bresciano, lá de cima temos uma vista linda da margem ocidental do Lago de Iseo, como esta aqui da foto.

2 comentários:

  1. Qué hermoso post! Lamentablemente no conozco los Alpes, cuando estuve en Italia solamente conocí Roma, Venecia, Florencia, Milán, etc, pero me hubiera encantado conocer y tampoco pude ir del lado suizo. Las fotografías son espléndidas, una maravilla!

    Por favor, cuando me comentes, hacelo en portugués, yo entiendo todo y además me viene bien así no me olvido y practico.

    Muchos besos y una buena semana!!

    ResponderExcluir
  2. É sem dúvida um local a visitar. Dos alpes só conhecemos a região de Lugano.
    Saudações.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!