terça-feira, 12 de maio de 2009

Os estereótipos italianos


Conheço pessoas no Brasil (muitas delas descendentes diretos de italianos) que têm uma visão um pouco estereotipada da Itália. Acham que aqui é a Terra Nostra (para quem não sabe, era uma novela que passava no Brasil em 1999/2000 e que abordava o tema da imigração italiana em São Paulo no século XIX), onde todos dançam a tarantella, são alegres, falam alto como se estivessem brigando, comem muito, têm "sangue quente" ou são melancólicos quando sentem saudade. Assim como nós, os italianos também gostam de festas, sejam estas em família ou entre amigos, em casa ou na discoteca. Reúnem-se durante ocasiões importantes ou simplesmente nos finais de semana, na casa da nonna ou em qualquer outro lugar aconchegante. As festas de ruas são um pouco parecida com as típicas festas italianas que vemos no Bixiga e Brás (famosos bairros de São Paulo ocupados por imigrantes italianos), mas não é verdade que todos dançam tarantela.


Confesso que também não sabia sobre as danças e achava que a tarantela fosse unânime na Itália. Mas não é bem assim. O samba, por exemplo, não é um ritmo que agrada todos os brasileiros, mas mesmo assim ainda é apreciado em quase todo o Brasil. Já a tarantela não, é tradicional do sul da Itália e nem sei se a jovem geração é fã. No norte, ao contrário, preferem mais as danças de salão, com ritmos que vão desde músicas tradicionais da Emília-Romanha até ritmos estrangeiros como o tango e a valsa (as danças de salão brasileiras não são conhecidas aqui). E se perguntar a um italiano do norte se ele sabe dançar a tarantela, a resposta é sempre um nariz torcido.


Nem todos são tão barulhentos ou falam alto como pensamos; conheço várias pessoas que são mais quietinhas e quase não se ouvem muito quando falam. Mas gesticular é quase uma marca registrada dos italianos, difícil ver um que não gesticula, mesmo que pouco, e até os imigrantes aqui já aprenderam a se comunicar por gestos.


Todo mundo sabe que a culinária italiana é a mais requisitada pelos nossos paladares e a mais famosa do mundo. Mas isso não quer dizer que todo italiano é comilão e não vive sem muita fartura à mesa. Também é verdade que comem muita massa sim, já que é a base da cozinha italiana, assim como nosso brasileiríssimo arroz-feijão. Só que não só de massas vive um italiano: há uma infinidade de pratos italianos à base de carne, peixe, salada, sopas.


Aos poucos vou publicando outros textos a respeito do argumento. A Itália é muito diferente do que imaginamos, do que o nonno conta (deve se levar em conta que quando a grande leva dos imigrantes aportou no Brasil, o país que deixaram era atrasado, havia muita gente que passava fome e o desemprego era assustador) ou do que vemos nas festas e reuniões ítalo-brasileiras (a maioria foi instrumentalizada e estereotipada).


17 comentários:

  1. Olá! Excelente post!

    Por falar no tique italiano de gesticular enquanto falam, nunca mais me vou esquecer da cena de um italiano em Nápoles a discutir com a namorada ao telemóvel em plena rua. Ele esbracejava, ele dava saltos, ele falava alto.

    Enfim, viva a terra das emoções! E, sim, sem dúvida exite um errado estereótipo sobre o italiano. Os do norte são muito diferentes dos do centro e sul: hábito, usos e costumes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. @Viajante: Ola! Como esta?
    Obrigada pela visita! Realmente o italiano do sul é mais "espontaneo"... lembro-me de uma cena engraçada na Sicilia: a tia do meu namorado e uma prima dela estavam conversando alegremente (imagine duas mulheres sicilianas conversando) e ele no meio, tapando as orelhas porque elas falavam alto mesmo. Quando a familia se reune, ouve-se da pracinha em frente a casa da avo dele as conversas e exaltaçoes!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana
    Excelente ideia. Assim vais desmistificar as ideias pré-concebidas sobre a itália e sobretudo sobre os italianos. Gostamos de ler.
    Votos de uma boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Querida Juliana, es muy interesante este post, para derribar algunos mitos y costumbres que, en general, cree la gente que no tuvo la suerte de visitar algunos países. Es muy cierto lo de la tarantella, ya está un poco démodé; pero yo adoro el samba, me fascina.
    En Roma sí hablan en un tono de voz más fuerte que lo normal.
    Me encantó este post.

    BESOTES HERMOSA!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, eu acho que o italiano do estereótipo é o da Toscana. Quando estive em Pisa, me senti de verdade na Itália, aquela dos filmes, desenhos animados e que eu imaginava quando morava no Brasil. Especialmente em um restaurante em que o proprietário atendia as mesas e alegremamte gritava os pedidos diretamente da mesa para o pessoal da cozinha, em vez de ir até lá. O sul é meio bagunçado demais. Mais bagunçado que o estereótipo. E aqui no norte são todos bem mais frios. É quase uma Áustria, a meu ver.

    Sobre massa todos os dias, pelo menos na "mensa" aqui do lugar onde eu trabalho tem massa todo o santo dia sim. É sempre um primeiro prato de massa e um segundo de peixe, carne ou frango. Mas a massa tá lá, todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. Ju

    Excelente post !!!!! Amei !!!! Conta mais.. conta!!!

    Um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  7. @Stanley: É verdade, já me perguntaram cada coisa sobre a Itália... tem gente que pensa que a Itália ainda é a mesma que deixaram os imigrantes que rumaram para a América. E olha que são pessoas que têm contatos com os italianos!
    A tarantela não é muito apreciada aqui no norte. Nas festas populares da província de Brescia não se escuta nada do tipo, exceto uma vez quando tocaram uma das tantas tarantelas em uma festa de uma cidade perto de onde moro.
    Samba eu gosto daqueles de raiz. Os de escola de samba são alegres e tudo mais, mas só tem mulher pelada e todo mundo aqui fora acha que brasileira é assim.
    Sim, de Roma para baixo os italianos são mais espontâneos, mais latinos :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. @Leonardo: Achei a Sicilia o estereótipo do italiano. O modo de vestir dos mais velhinhos, as tardes de verão passadas na porta de casa a ver o movimento da rua, as reuniões de família com muito entusiasmo (teve uma vez que achei que um tio do meu namorado estivesse brigando). Eu vi uma Sicilia do interior, mas exatamente aquilo que imaginava do italiano. E também bem parecido com o brasileiro...
    Em Roma também achei bem "italiano", principalmente em Nettuno (província de Roma). Lembro uma vez no restaurante que o cameriere nos acomodou em uma mesa, depois disse para a gente mudar, indicando uma mesa, mas no fim nos colocou em outra....
    Aqui em Brescia, Milão, Bergamo, depende da pessoa. Eles são mais "contidos", difidentes, mas quando pegam "amizade" ficam mais extrovertidos e até piadinhas fazem.
    Sim, a massa é o arroz-feijão deles, mas não é que comem todos os dias (nem a gente come arroz e feijão todos os dias - só meus pais :D). E também não fazem sempre primeiro-segundo todos os dias.

    @Cris: Obrigada pela visita e comentário! Aos poucos vou publicando mais sobre curiosidades daqui.

    ResponderExcluir
  9. Realmente... cada blog que leio de pessoas que moram na Italia ou em outro lugar.... mostram as contradiçoes do que pensavam antes e o que realmente vivem (aqui na Italia ou em outro lugar....)
    Imagina, cada cidade tem seu dialeto.... tem sua festa... é uma grande diversidade.... é estranho mas eu adorooooo!!!
    Tambem tinha as minhas ideias sobre a Italia, que mudaram nesta vivencia de quase 4 anos....

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post Ju. Tb vejo italianos que nao se encaixam dentro do estereotipo, mas serà q eles nao seriam considerados exceçao? é interessante ver que, no geral, aquela imagem do italiano "tiozao" boa gente, falador, é a q acaba sendo divulgada. Penso q além da boa alimentaçao q eles tem, eles nao tem problema de coraçao aqui, pq eles expressam MESMO o q estao sentindo (me refiro ao geral), nao canso de ver na rua, normalmente gente mais idosa, reclamando ou xingando alguem qud faz algo q eles nao gostaram. Um dia um senhor andando de bici vinha na direçao de um rapaz q falava ao celular distraidamente e nao viu o senhor. Este parou bem brabo e o outro passou sem notar nada, entao o senhor nao se conformou e xingou ele, rsrsrs "mas olha por onde anda!". Eles nao levam incomodaçao p casa mesmo! rsrrs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto, não esquece de contar depois da barulheira que eles fazem quando limpam o nariz, não importando onde estão e se o lugar está no maior completo silêncio.

    bacio

    ResponderExcluir
  12. @Gi: eu também tive outro modo de pensar sobre a Italia e os italianos depois que vim para ca. No Brasil tive oportunidade de trabalhar com eles e achava que muitos eram grossos e mal-educados. Mas nem todos sao assim, é como no Brasil e em qualquer parte do mundo... depende da pessoa e do dia.

    @Dani: sobre a historia da bicicleta, meu irmao me contou algo parecido uma vez. La em Sao Paulo, ele e seus amigos começaram a descer uma rua de bicicleta com toda a velocidade. Como eles andavam perto da calçada, passaram perto de um velhinho italiano que gritou "caz..." para eles! Hahaha! Mas também ja vi muitos brasileiros xingando na rua, so que os mais velhinhos, porque os mais jovens ja parte para a "porrada".

    @Tita: é mesmo, eu acho que comentei algo do genero em algum post. Mas depois repito a dose. Até hoje acho estranho!

    ResponderExcluir
  13. JAJAJAJA!!!! Me encantó tu chiste, es muy bueno, si me das permiso, lo voy a publicar, ok?

    Gracias por el comentario, sos encantadora!!

    BESOTES JULIANA Y BUENA SEMANA!

    ResponderExcluir
  14. Tarantella!!Música típica Napolitana... Apesar de grande parte de brasileiros serem de origem veneta,lombarda,friulli,toscana enfim,do centro para cima,o povo povo do sul parece mais com os brasileiros,mais acolhedor,festeiro e simpático.A rixa entre sul é norte não é diferente de nós.Seria o mesmo com o nordeste do Brasil.Da mesma forma que cada região contribui com a sua cultura no Brasil o mesmo acontece com a Itália. Abbraccione

    ResponderExcluir
  15. DESMISTIFICANDO O ESTERIOTIPO ITALIANO

    Tive o desprazer de morar por 2 anos na Itália para fazer minha cidadania. Trabalhei com italianos, convivi com o desrespeito, arrogância, maldade, egoismo, cinismo, inveja desta gente. No local onde trabalhei se tinha uns 5 italianos no qual você poderia conversar como gente civilizada eram muitos. Os outros sempre destratando, desrespeitando, falando frases desagradáveis e desnecessárias eu odiava me sentar para almoçar na cantina porque sempre vinha comentários. Italianos não tem respeito por outras culturas, são extramente xenófobos, racistas e individualista. Quando eu comentava sobre a imigração italiana no Brasil e como foi eu podia ver o terror na cara deles. O medo era estampando porque eles poderiam ali ver que eles já foram os mortos de fome como eles costumam chamar os outros que imigram para o país deles atualmente. Durante alguns anos depois de sair da Itália, não conseguia ver nada de italiano, nem vídeo, nem youtube, nem jornal, nem a pesquisa genealógica dos meus antepassados que são todos italianos que gostava de fazer (levei 10 anos para retornar a fazer as pesquisas). Eu nunca fui na cidade dos meus bisavós que eram em regiões diferentes porque eu peguei um nojo tão grande de italianos, pelo comportamento ofensivo e racista que eles tinham comigo e com outros estrangeiros que me deixava triste. Quando eu morava na Itália tinha dias que eu chegava em casa a noite e tinha vontade de vomitar só de ouvir a língua italiana na TV eu nem ligava a Tv, porque eu tinha raiva de ver a atitude deles no local de trabalho ou mesmo no comércio. Tinha aversão. Hoje depois de muitos anos consegui superar mas sinceramente não recomendo ninguém imigrar para Itália para morar e tentar constituir família ali. Aconselho sim a ir para países de língua Inglesa pelo menos seus filhos(as) vão falar uma língua útil o inglês que é falado no mundo inteiro e se você crescer seu filho(a) falhando inglês sem sotaque outros melhores caminhos se seguirão. Agora italiano quem quer falar italiano no mundo? Língua italiana não tem função nenhuma em local algum. A atitude de um italiano quando você conversa com eles e de arrogância e desprezo pq vc fala o italiano com sotaque, com pessoas de países de língua inglesa não tive esta experiência. Eles não ficam te olhando com cara de nojo, a central de atendimento ao consumidor (Inglês) te atende com educação. Não como ouvi na Itália (se não sabe falar italiano vai aprender depois me liga). Experiências e experiência cada um passa pela sua, mas infelizmente a minha não foi legal.

    ResponderExcluir
  16. DESMISTIFICANDO OS ESTERIÓTIPOS DE ITALIANOS PARTE II
    1) Eu e outros dois brasileiros estavamos procurando a Comune de Milão, estávamos na Duomo e resolvemos perguntar para o Guarda Municipal que estava ali onde ficava a Comune? Ele respondeu: Vão embora da minha frente vocês são BARBONE. Nossa atitude total de desprezo e arrogância.
    2.) Ao lado da estação de trem de Milão tem uma banca de jornal que fica aberto aos domingos e somente esta banca vende passagem de ônibus (pelo menos é o que me informaram) todas as vezes que eu precisava já que era o único local que tinha eu chegava e pedia educadamente e a velha BERRAVA, URLAVA, o que você querrrrrrrrrrrr? Sempre assim. Um dia tinha um italiano na banca comprando. Eu cheguei e falei Buon giorno e pedi um bilhete de ônibus a desgraçada BERROU eu berrei de volta, mas tão alto que chegou a tremer a banca kkkkkk, o italiano me olhou assustado porque o meu grito foi tão alto, mas tão alto. E não gritei somente uma vez. Esta velha era muito conhecida por destratar os estrangeiros.
    3.) Estava olhando um classificado de empregos de Milão, resolvi ligar para saber da possibilidade de fazer entrevista. O proprietário do negócio gritava tanto comigo no telefone, falando palavras humilhantes e ofendendo que é algo que ninguém imagina. Desliguei o telefone para não ouvir mais nada.
    4.) Numa outra situação já no local de trabalho tinha uma italiana que odiava estrangeiros sem que nunca você tenha falado nada para ela ou pelo menos cruzado o olhar, quando estávamos na roda com outros italianos que se podia ter um dialogo ela chegava olhava na cara de cada um e dizia: Buon giorno se dirigindo aos italianos quando era estrangeiro ela virava a cara ou nem olhava.
    5.) No meu primeiro dia de trabalho o proprietário da empresa foi me apresentar para o chefe, ele simplesmente nem olhou na minha cara, não respondeu meu bom dia e foi assim durante meses eu chegava e dizia bom dia ele virava a cara e não respondia. Quando outro chefe pedia para fazer alguma coisa ele gritava DEIXA PRA LÁ. Assim desprezando totalmente.
    6.) Neste mesmo local de trabalho eu era o único estrangeiro e nem sempre você cruzava os olhares com todos porque ficávamos em lugares diferente do ambiente, um dia uma italiana foi colocada ao meu lado para trabalhar e ela perguntou: De onde você é? Eu: Brasil. Ela me humilhou tanto, dizendo palavras não sei o que você vem fazer aqui, vai para os Estados Unidos nós não queremos você aqui. Isso foi só um resumo do que ela disse. Nunca havia desejado nenhum mal para ela, nenhuma atitude infeliz na direção dela, nunca nem havia cruzado o olhar com ela. Nem falado com ela. E esta italiana simplesmente me odiava pelo simples fato de eu estar ali.
    7.) Um dos meus chefes me cuspiu na minha cara uma vez porque nós discordamos num assunto de passar um determinado produto numa máquina. Ele simplesmente escarrou na minha cara.
    8.) Quando eu tentava fazer um dialogo civilizado com o chefe que me escarrou na cara o outro chefe estava no fundo da empresa pegando umas folhas que eles diziam que era ótimo para fazer salada e que os italianos apreciavam muito aquela folha. Eu expliquei para ele que no Brasil existe a serraia um tipo de folha que alguns brasileiros apreciam. Quando o outro chefe chegou ele falou em dialeto que eu falei que no Brasil minha mãe pegava mato para eu comer porque era a única coisa que eu tinha para comer. Ele achou que eu não entendia o dialeto maldito dele. Este chefe já me tratava mal e quando ele mencionava estas mentiras o velho que nem me respondia bom dia me tratava mais mal ainda porque ele me via como um miserável.
    9.) O mesmo chefe (da cuspida) me disse uma vez que quando os italianos chegaram ao Brasil - nós brasileiros comiamos café e banana e que não sabíamos pra que servia isso.

    ResponderExcluir
  17. DESMISTIFICANDO ESTERIÓTIPO ITALIANO III
    10.) O mesmo infeliz do escarro adorava dizer que brasileiro peidava muito porque comemos muito feijão.
    11.) Na questura de pordenone eu fui fazer o permesso de soggiorno de famiglia e o chefe da questura me jogou o formulário quase na cara quando ele estava entregando e eu pedi educadamente que deveria ser o formulário outro formulário. Ele quase me cuspiu na cara.
    12.) Dentro de um comércio na região que eu morava fui comprar uma câmera fotográfica e tinha fila para ser atendido o proprietário do negócio sabia que eu era estrangeiro e ele atendeu o italiano na minha frente e tinha outros italianos atrás de mim ele simplesmente me deixou ali e foi atender o casal de italiano que estava atrás de mim, fiquei super triste porque eu estava ali como cliente. Quando eu falei que estava na frente ele fez cara de pouca vontade e começou me atender tirei o cartão do bolso e pedi quero esta câmera ali era de 500,00 euros ele ficou admirado com uma cara de espanto eu acabei comprando só para tampar a boca dele. (se fosse no Brasil eu teria ido embora mas ali eu fiz questão de comprar rsrs)
    13.) Até em locais onde vendem cartão de telefone internacional eles tratam mal o estrangeiro, não conseguia entender se o comerciante quer vender cartão internacional e não gosta de atender o estrangeiro que são os maiores consumidores deste tipo de produto.
    Os italianos sempre que podem eles te humilham, rebaixam falam blasfêmia contra você, contra Deus, são pessoas que amaldiçoam tudo e todos. Nunca imaginei passar por uma situação desta. O dia que eu deixei a Itália foi para nunca mais voltar eu que sou uma pessoa do bem, que não tinha nada e nenhum ódio, rancor ou qualquer tipo de desprezo antes de conviver com eles e com suas atitudes. Não pretendo nunca mais retornar aquele país nem a passeio. Deixei ali para os muçulmanos tomarem conta e fazer o que eles quiserem da Itália. Pessoas como eu que sou honesta, do bem, cristão era tratado de forma grosseira.
    Muitas pessoas que lerão o que eu escrevi vão dizer mas você é tratado assim no Brasil também, só que no Brasil você é brasileiro e lá fora eles te tratam mal pelo simples fato de você existir.
    Nunca quis tapete vermelho naquele país nem ser chamado para comer na casa de ninguém mas pelo menos respeito. Tiveram muitas outras situações que eu passei e vi e ouvi de outros brasileiros que passaram pela Itália que nem dá para escrever, Hoje estou de volta no Brasil já cruzei com Portugueses, Haitianos, Indianos, Africanos, Italianos, ingleses que estão aqui no Brasil morando, e converso com eles e não consigo ter uma atitude como os italianos tinham comigo. Paz

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!