sexta-feira, 26 de junho de 2009

Milano: Basilica di Sant'Ambrogio



A basílica dedicada a Santo Ambrogio é uma das mais antigas igrejas católicas de Milão e surge em um lugar onde um tempo havia o Cemitério dos Mártires cristãos. Deu-se início a sua construção em 379 d.C. e, sete anos mais tarde, foi consagrada pelo então bispo Ambrogio, hoje padroeiro de Milão.


Inicialmente intitulada Basilica Martyrum, passa a ser chamada com o atual nome depois da morte de Santo Ambrósio, em 397. Ele era conhecido por sua generosidade e por defender com fervor sua fé, muito amado e querido pelo povo. Diz-se que foi responsável até pela conversão de Santo Agostinho.




A fachada é em estilo romanico e ladeada por duas torres de sinos: à direita, o Campanile dei Monaci, do século IX e, à esquerda, o Campanile dei Canonici, cuja construção foi iniciada em 1128 e concluída somente em 1889.


Um átrio arqueado precede a entrada da igreja, construído no final do IX século a pedido do bispo Ansperto Confalonieri para abrigar os peregrinos em visita à igreja. E nesse mesmo local, podemos ver fragmentos de sarcófagos, epígrafes e esculturas provenientes do cemitério que havia lá antes da construção da igreja.


Lápides dos mártires no átrio da Basilica de Santo Ambrogio


No interior da basílica encontramos uma mistura de estilos artísticos, do românico ao barroco, resultado das restaurações ao longo dos anos. Muitas são as obras acolhidas na basílica, cada qual com sua beleza, em particular o Altare d'oro, coberto com lâminas de ouro e prata e com figuras que representam a vida de Cristo e Santo Ambrósio.




Na própria basílica encontra-se o Museo della Basilica di Sant'Ambrogio, fundado em 1949 para abrigar as relíquias e os valiosos tesouros históricos dessa antiga igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!