quarta-feira, 15 de julho de 2009

Torino: Piazza Castello e seus históricos palácios

Palazzo Madama - Casaforte degli Acaja

A Piazza Castello está localizada no centro histórico de Turim, ponto de confluência das principais vias de acesso da cidade e onde estão os famosos Palazzo Madama e Palazzo Reale.


Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja é um complexo de edifícios interessante, constituído por dois núcleos que parecem não pertencer um ao outro. A história é assim: na época da ocupação romana em Turim, surgia na atual praça a Porta Fibellona, um dos importantes pontos de acesso à cidade. Com o fim do Império Romano, essa passa para as mãos da família Savoia-Acaja que a trasformam em um castelo. Durante a regência de Cristina da França, a fortaleza ganha, além de outra fachada de frente a Via Garibaldi, um segundo palácio.


Na foto acima é possível ver os dois lados do edifício, um medieval, constituído pelo castelo (daí o nome da praça) e outro barroco (que leva o nome das duas damas que lá residiram).

Palazzo Reale, corte da Família Real Savoia

Depois das destruições causadas pela guerra civil (entre 1637 e 1640), Cristina de Bourbon, regente do Piemonte, deu início aos trabalhos para a reconstrução da Piazza Castello e ainda modernizou o antigo Palazzo di San Giovanni, atual Palazzo Reale e um tempo sede da família Savoia.


Estima-se que o Palácio Real é quase tão antigo qunanto ao castelo do complexo Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja e que tenha sido um palácio episcopal. Passou a ser residência da Família Real após a mudança da sede ducal de Chambèry, França, para Turim.

Palazzo dell'Armeria Reale


Outros edifícios surgem na Piazza Castello: a Armeria Reale (na foto acima), onde se encontra uma das mais ricas coleções de armas do mundo, o Palazzo del Governo, o Palazzo della Giunta Regionale, a Igreja de San Lorenzo, a Biblioteca Real, o Arquivo do Estado e o Teatro Regio.


6 comentários:

  1. Peço desculpas a todos os meus leitores blogueiros pela minha ausencia, mas ultimamente nao ando muito perto do computador :D

    ResponderExcluir
  2. TEM UM SELO COMEMORATIVO E ESPECIAL, ESPERANDO POR VC LÁ NO BLOGO.

    ResponderExcluir
  3. Acho que quando começar esfriar vou passar um dia em Torino :)

    ciao ciao
    boa semana

    ResponderExcluir
  4. Este mar de fresco azul
    Estas pedras sentinelas constantes
    Estas ondas que adormecem nelas
    Vieram do mundo em formas navegantes

    O amargo das uvas verdes
    Cede ao sorriso do astro rei
    O doce invade os sentidos
    E a ternura impõe a sua lei


    Boa semana


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  5. Juliana!
    Estou seguindo seu blog, gostei muito. Já adicionei o seu do lado esquerdo do meu blog, onde recebo 600 visitas ao dia. Verifique quando me fizer uma visita. Se puder me dar uma força, estou no TOP 100, Setor Comunicação Profissional.
    O selo está em minha página, só clicar e votar.
    Obrigado.
    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  6. @Kinha: obrigada pelo selinho!

    @Tita: por um lado gosto de visitas culturais no verao. E' mais animado, tem mais pessoas e tem sol. Mas por outro lado, é muito quente e cheio de turistas malucos :D Melhor mesmo nas baixas estaçoes.

    @O Profeta: obrigada pela visita e pelo comentario!

    @Edward: obrigada pela visita e adesao! Pode deixar que dou uma força sim.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!