sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Castell'Arquato


Castell'Arquato é um pequeno município da província de Piacenza, localizado na região da Emília-Romanha e famosa pelo seu gracioso burgo medieval, tanto que até entrou na lista do clube d'Os mais belos burgos da Itália (uma associação que reúne centros de interesse artístico e histórico). Mas a maior fama foi por ter servido às gravações do filme O Feitiço de Áquila (Ladyhawke), ambientado na Idade Média.

O centro da cidadezinha se localiza no alto de uma colina do Vale do Rio Arda, o que faz com que notemos a bela paisagem logo quando se chega a Castell'Arquato.


As fotos agrupadas acima são do Palazzo del Podestà, o cargo civil mais alto do governo nas cidades medievais do centro-norte da Itália. Nada mais justo que ser a sede da prefeitura de Castell'Arquato dos tempos atuais.

Collegiata di Santa Maria

Ao lado do Palácio da Prefeitura encontramos a Collegiata di Santa Maria que segundo fontes, é a igreja mais antiga de todo o território piacentino, surgida em meados do século VIII. O interior, a princípio sóbrio e bem típico das igrejas medievais, "esconde" lindos afrescos dedicados a Santa Catarina. Vale também uma visita no museu da igreja, embora seja bem simples quanto às obras.


Mas o centro das atenções da praça central de Castell'Arquato é a Rocca Viscontea, um antigo castelo dos viscontes que abrigava a tropa militar. Hoje anda meio abandonado, exceto a torre maior, sede de um museu sobre a vida medieval e a história sobre a fundação da cidade. No topo dela podemos admirar a linda paisagem dominada pelos palácios da cidade e pelo verde das Colinas Piacentinas, região onde se produzem os melhores vinhos de Piacenza.



Por falar em vinhos, em Castell'Arquato pudemos saborear alguns dos pratos típicos da região. Não vou fazer propaganda do restaurante, só digo que se localiza em um edifício muito interessante, o Castello Stradivari.


Outro monumento significativo da cidade é o Palazzo e Fontana del Duca (Palácio e Chafariz do Duque), construído em 1292.


Ao lado do Palácio do Duque surge o Torrione Farnese, uma grande torre que, além de antiga conexão com a residência ducal, pertencia ao sistema defensivo da cidade durante o Renascimento.


Como se pôde perceber pelas fotos, a cidade ainda respira ares medievais. Tudo é voltado para a Idade Média: os inúmeros souvenirs, os produtos típicos, as características das casas... aliás, as casas que foram surgindo em torno do centro de Castell'Arquato foram construídas respeitando a arquitetura da época e ainda hoje é proibido mudar essa "fisionomia" em nome da valorização da cultura e da história.


5 comentários:

  1. Já andei por ali perto, mas não conheço. Fica registado para uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Ju, gostei mt desse post. Sempre assistia ao filme O feitiço de Aquila nas sessoes da tarde do Brasil, fica ai uma otima dica p ir la vivenciar os ares do filme.
    Como uma "scrapiana", nao poderia deixar de dizer q adorei a disposiçao das fotos ao longo do post, parecem layouts, rsrs
    Um bjo e boa domenica.

    ResponderExcluir
  3. @Joao: quando puder ir a Castell'Arquato, nao deixe de experimentar as especialidades culinarias locais, como "gnocchi fritti, pisarei e fasò e bàtàlabar", acompanhadas com um otimo Gutturnio, vinho Doc das Colinas Piacentinas.

    @Dani: sério que voce ja viu "O feitiço de Aquila" na sessao da tarde? Eu acho que nunca vi... quando voce for la vai ver como o turismo é voltado para a Idade Média.
    Obrigada! As montagens com as fotos foram feitas no Picasa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, mais um tesouro italiano que temos que visitar. Boa reportagem e excelentemente ilustrada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. @Vagamundos: obrigada pelo comentario! Se voces gostam de temas medievais, nao deixem de visitar Castell'Arquato.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!