quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Férias de agosto, tutti al mare!

Praia de Rimini, cidade da região de Emília-Romanha, lotada em agosto

Chegou agosto, muita gente saindo de férias, praias e estradas lotadas e cidades vazias... o bom de tudo isso é que para quem não pôde viajar pode aproveitar a tranquilidade das cidades, o trânsito livre e os transportes públicos vazios.


Aparentemente parece ótimo, mas nem tudo são flores. É a época ideal para encontrar o comércio fechado, mesmo nas grandes cidades. Nem lotérica, nem bar e lanchonete, nem padaria e às vezes nem a farmácia ou os entes instituicionais estão abertos. Hoje fui até a sede da prefeitura para resolver um problema burocrático e soube que a repartição que trataria do meu assunto estava fechada por férias.


Viajar no começo de agosto é uma tortura! Preços lá em cima, estradas, ferroviárias, portos e aeroportos lotados e confusos. Sem contar na confluência de turistas, italianos e estrangeiros, em algumas praias. Quem conhece um lugarzinho menos movimentado ou está disposto a ir para o sul da Itália (onde estão as melhores praias) ou pode antecipar ou adiar um pouco as férias (dependendo do ano, setembro já esfria um pouco), não vai encontrar tanta confusão.


Não é por nada não, mas ainda tem gente que diz que no Brasil as pessoas não trabalham porque ficam o ano todo no mar. Agora entendi a razão da nossa fama...



9 comentários:

  1. Olá Juliana!
    Realmente no mês de Agosto, ninguém me apanha de férias, só mesmo se não tiver outra oportunidade, pois além de estar tudo cheio de gente os preços disparam em tudo o que é sítio.
    Já agora uma dica, não sei onde vive mas muito perto de Génova, mais para sul, existe uma zona lindissima que é o "Parco Nazionale delle Cinque Terre", onde estive o ano passado e que publicarei oportunamente, destacando-se os lugares de Rapallo, Riomaggiore, Vernazza e Monterosso entre outros. Pode-se fazer a viagem de comboio (trem) entre localidades ou passeios de barco. Vale mesmo a pena.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana. Descobri o teu blog agora e já sou fã!!
    De facto Itália no verão enche-se de gente em movimento... mas é como dizes, assim fica mais tempo pra saborear a cidade!

    ResponderExcluir
  3. Joao,
    Conheço somente por nome as Cinque Terre. E sobre o parque li algo sobre os incentivos culturais e ambientais por la'.
    Vou ficar de olho nas suas publicaçoes!

    Filha do Vento,
    Obrigada pela adesao!
    Apesar da destinaçao principal no verao italiano ser a praia, ainda assim tem muita gente por Veneza, Roma e Florença.

    ResponderExcluir
  4. É ve-los correr para as praias :) Assim até dá para aproveitar melhor as cidades. O senão é o que referes, ou seja quando precisamos dos serviços muitas daz vezes batemos com o nariz na porta.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Vagamundos,
    Preciso renovar minha permissao de estadia e nao consigo porque tudo fecha nesta época!
    A primeira vez que presenciei um agosto em terras italianas, achei estranho o comércio fechado em Milao. Se fosse alguma cidadezinha, ai é mais compreensivel...

    ResponderExcluir
  6. Com o calor que anda fazendo em Trento eu não iria me importar nem um pouco de rumar com eles para o sul da Itália! :)

    ResponderExcluir
  7. Tita,
    A essas alturas, qualquer praia romagnola cairia bem!
    Nao me lembro de ter passado tanto calor no Brasil como passo aqui...

    ResponderExcluir
  8. Juliana, somos do Rio e nunca fomos à Itália. Somos casal e 2 garotos de 11 e 13 anos, e só podemos viajar juntos nas férias escolares: janeiro (inverno aí) e julho, nas 3 últimas semanas (verão aí). Para aproveitar mais, acho melhor ir em julho, né? Você acha que tem muita confusão como em agosto? Lugares que pretendo conhecer: Roma, Florença, Siena, Pisa e Veneza. Melhor alugar um carro ou ir de trem? Qual o custo-benefício? Disseram-me que em Veneza, vale a pena economizar ficando num hotel em Mestre, cidade ao lado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mauro,
    O verao é a estaçao mais movimentada da Italia. Nao so os italianos saem para aproveitar as férias e o calor, como os turistas também, vindos de varias partes do mundo.
    Apesar do calor insuportavel, o verao é uma das estaçoes mais alegres da Italia. Eu aconselharia no verao mesmo, é mais aproveitavel, tem mais luz e uma atmosfera (fisica e nao) melhor.
    Sobre o transporte, se voces pretendem conhecer so essas cidades, o trem é uma boa opçao. Mas se quiserem visitar as cidadezinhas ou mesmo ter mais autonomia, aconselho alugar um carro (lembre-se sempre a carteira internacional de habilitaçao). O problema da Italia é que nem sempre tem transporte disponivel para localidades de menor fluxo turistico. Nao aconselho aviao porque os aeroportos sao fora de mao e um pouco longe do centro. So compensa se a tarifa for muito baixa.
    Quando temos que pernoitar em algum hotel, procuramos sempre na internet os preços mais convenientes. Posso indicar dois sites: http://www.alberghitalia.com/ e http://www.expedia.it/default.aspx
    Nao sou muito expert em preços de hoteis porque a maior parte das viagens que faço por aqui é o famoso "bate e volta".
    Muita gente que vai para Veneza fica em Mestre por ser mais barato. Mas nao sei quanto se economiza se ficar em Veneza. Alguns hoteis de Veneza nao sao tao caros, so nao escolher os do centro, perto de localidades muito turisticas.
    Atençao aos preços. Como no verao tem muito turista, os preços costumam aumentar. Comer em restaurante perto de lugares turisticos custa caro. O truque é procurar algum mais escondidinho. Até a agua mineral nao escapa das malandrices dos vendedores... desconfie das garrafinhas de 500 ml que custem mais de 2 euros.
    Desculpe nao ter sido muito de ajuda. Aqui eu tenho um cicerone que conhecer os lugares para visitar. O jeito é pesquisar bastante antes de embarcar.
    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!