terça-feira, 1 de setembro de 2009

Os sabores de Bolonha


No outro post falei das características de Bolonha e acabei esquecendo uma das principais: a culinária. Na minha opnião, os pratos da Emília-Romanha estão na lista dos mais gostosos da Itália.


Quando nos referimos à cozinha italiana, pensamos nas pizzas e nos diversos tipos de massa (ou pasta, como é chamada aqui). Mas também na lasagne alla bolognese, nos tortellini, cappelletti, na famosa mortadela... todas essas delícias são originárias de Bolonha e da Emília-Romanha. A região também é conhecida por ser a terra da piadina di Modena (uma espécie de panqueca recheada com o que você quiser), do famoso parmesão (o Parmigiano Reggiano DOC - Denominação de Origem Controlada), das tagliattelle, do famoso molho à bolonhesa feito com carne moída, refogado de cenoura, salsão e cebola e muito molho de tomate, dos gnocchi fritti de Modena, mas também das especialidades à base de carnes bovinas e suínas, doces e vinhos como Sangiovese, Lambrusco, Trebbiano, Gutturnio e por aí vai.


Tem até uma lenda muito curiosa sobre como foram fabricados os tortellini. Não me lembro muito bem a história, mas dizem que o cozinheiro que os inventou teve como inspiração o umbigo de Vênus.




17 comentários:

  1. Nossa! Fiquei com água na boca, estou na França e a comida não está nada boa, ando faminta por um bello prato de massa! Ai entro e vejo o teu blog!!! FOMEEEEEEE :-)

    ResponderExcluir
  2. Que saudades que nós temos de comida italiana de Itália!Hmmmmm.....

    ResponderExcluir
  3. Tita, meu estômago também tá roncando só ver as fotos! Mas os sanduíches, os queijos e vinhos da França não são os mais quotados :D É, comida mesmo é na Itália.

    Dubis, realmente a comida italiana é a melhor. Claro, escolhendo bem um restaurante, de preferência aqueles mais escondidos e simples.

    ResponderExcluir
  4. Ju

    Vc precisa conhecer a cozinha toscana hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Cris,

    Conheço um pouco da culinaria Toscana sim! Mas ainda assim prefiro a emilianaromagnola :D

    ResponderExcluir
  6. Esta foi para abrir aqui o apetite à malta :) Conseguiste!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Vagamundos, quando estava procurando as fotos para o texto o estomago até reclamou essas iguarias. Evito olhar para as fotos :D

    ResponderExcluir
  8. Também gosto da cozinha italiana (não toda), mas não há nenhuma como a portuguesa. Desculpem a minha modéstia. E que tal a cozinha Piemontesa? Não a das cidades, mas sim as lá bem nos montes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Joao,
    Nao posso dizer a mesma coisa porque nao conheço muito da cozinha portuguesa. E os pratos que conheço, sao à base de peixe (o que nao me agrada muito).
    Também nao gosto de muitos pratos italianos, principalmente os de peixe e de algumas carnes.
    O que se come nas cidades nao tem nada a ver com o que se encontra nos lugares escondidos, principalmente nas montanhas. Conheço alguns restaurantes assim aqui em Brescia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Ju, eu nao to podendo mais com a culinaria italiana!!! Ah, e preciso conhecer Bolonha! Parece linda... Ah, passa la no blog que tem publicidade! rs... Bjao

    ResponderExcluir
  11. Então não é por acaso que tantos restaurantes se chamam Bolonha!

    ResponderExcluir
  12. Cris, eu também nao to mais podendo com a culinaria italiana. E' irresistivel!
    Voce vai gostar de Bolonha e do clima jovem de la. Quando estivemos la, teve até Gay Pride e de repente estavamos no meio deles.
    Obrigada pelo selo!

    Ana, os restaurantes se chamam Bolonha e as pizzarias Napoles :D

    ResponderExcluir
  13. Ola, Juliana
    Passei para conhecer e gostei muito do seu blog!
    Eh.....aqui na Italia se agente nao fica de olho,acaba incorporando a lazanha! Eu moro na Umbria e uma das coisas que prefiro daqui em relaçao à cozinha do norte é o uso abundante de oleo de oliva. No norte se usa muita manteiga!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. @Mariangela: obrigada pela visita e pelo comentario!
    No começo, comia muita massa. Era a unica coisa que sabia fazer e muitos pratos eram novidades para mim. Hoje ja tenho uma alimentaçao mais balanceada.
    E' verdade, a comida do norte é muito gorda, usam muita manteiga também. Eu sempre preferi o azeite.

    ResponderExcluir
  15. Juliana, desculpe invadir seu espaço, mas não resisti. Suas fotos são fantásticas, me pegaram de vez.
    Estou preparando um roteiro para viajar de meados de abril a maio e quero incluir a Toscana gastronômica mesmo. De preferencia conhecer Dario Cecchini etc. E estou pedindo auxilio aos amigos blogueiros para isto.
    Sempre viajamos no estilo easy rider, desta vez quero programar para variar.
    Agradeço qualquer sugestão.

    ResponderExcluir
  16. Ola Marcia,
    Obrigada pela sua visita e pelo comentario a respeito do meu blog!
    Eu nao conheço muito a Toscana, estive por la poucas vezes. Posso te indicar alguns blogs de brasileiras na Toscana, como o http://www.brasilnaitalia.net/ e o http://www.noticiasdabota.com/.
    Sobre o Dario Cecchini, um artigo que fala dele em um blog italiano http://laetitiatassinari.wordpress.com/2008/02/26/dario-cecchini-il-macellaio-poeta-di-panzano-nel-chianti/
    Boa sorte na viagem e depois volte aqui para nos contar sobre suas experiencias gastronomicas na Italia.

    ResponderExcluir
  17. vc precisa conhecer,bem mais a italia e suas origens porq o molho a molho a bolonhesa nao tem carne moida,e vai muito mais condimentos do que vc escreveu..............

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!