quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As falhas de um país desenvolvido

Quando se fala de Itália, logo associamos a imagem do "país perfeito", como é de praxe pensar assim a respeito da Europa ocidental. Como vocês bem sabem, a Itália responde a muitos quesitos que a fazem ser considerada um país desenvolvido, senão não estaria entre os primeiros da União Europeia. Mas há muitos aspectos que deixam a desejar, incabíveis a um país do Primeiro Mundo. Como a saúde por exemplo.


De um modo geral, o sistema público de saúde é eficiente e está ao alcance de todos. Entretanto, é grande o número de pessoas que não conseguem usufruir de todos os seus benefícios. Há alguns dias li em uma famosa revista semanal italiana sobre as péssimas condições de alguns hospitais do centro-sul da Itália, piores que muitos hospitais e postos de saúde do Brasil.


Outra falha da Itália é a desigualdade social e econômica. Refiro-me ao Mezzogiorno, aquele clássico termo que aprendemos nas aulas de Geografia usado para definir o sul do país, que apresenta uma economia mais defasada em relação ao norte. Consequentemente, na Itália meridional é comum a migração para as regiões setentrionais, onde há mais possibilidades de emprego e melhores condições de vida. Uma história que nos parece tão familiar...


Infelizmente não podemos deixar de citar outra chaga que aflige a Itália há anos. São as organizações criminosas como a Mafia (Sicília), a 'Ndragheta (Calábria) e a Camorra (Nápoles e Campania). Há pouco tempo li o livro Gomorra, do jornalista italiano Roberto Saviano. Lá ele conta com detalhes a ação da máfia napolitana através de uma visão crua da triste realidade. Confesso que quase não aguentei ler alguns trechos do livro.  O livro serviu de inspiração para o filme de mesmo nome, dirigido por Matteo Garrone. 


Para concluir a lista, cito os recentes problemas da escola básica italiana. Apesar do analfabetismo ser quase inexistente e a escola pública que funciona realmente, a educação na Itália ainda apresenta muitas lacunas, fruto de um baixo investimento. Professores são mal pagos, a metodologia e os programas didáticos são obsoletos, os recursos tecnológicos não são suficientes e os alunos cada vez mais desmotivados e abaixo da média europeia na avaliação do desempenho escolar. É uma situação constrangedora que, infelizmente, é a realidade.


8 comentários:

  1. Ju

    Ju

    A nacionalidade Brasileira nao perde nao.. Ta escrito no site do Consulado Brasileiro de Roma:

    DUPLA NACIONALIDADE
    1) Estou tentando conseguir também a minha cidadania italiana. Quando eu obtiver a cidadania italiana, perderei a cidadania brasileira?
    Não. O(A) Sr.(a) ou qualquer brasileiro(a) pode ter duas ou múltiplas nacionalidades e passaportes. A única forma de perder a nacionalidade brasileira é mediante a manifestação expressa do interessado de que não quer mais ser cidadão ou cidadã brasileiro/a.

    Conforme a prática atual consagrada em tribunais brasileiros, que reconhecem o direito à dupla (ou múltipla) cidadania, o(a) brasileira(a) que se naturalizar só terá decretada a perda da nacionalidade brasileira se manifestar, por escrito e de maneira inequívoca, sua vontade de perder a nacionalidade brasileira, necessariamente sob a forma de requerimento endereçado à autoridade consular brasileira competente – isto é, à Repartição Consular brasileira em cuja jurisdição se incluir a localidade onde o(a) interessado(a) reside oficialmente.

    ResponderExcluir
  2. Ju,

    Aqui na Toscana a saude ainda funciona. Vale lembrar que a Saude italiana è administrada de acordo com a regiao. E claro que temos problemas, mas aqui a coisa ainda funciona.

    Grandes diferenças sociais, tambem nao vejo aqui em Firenze nao....Mas è claro que o problema è mais acentuado no sul da Italia.

    O maior problema que vejo e vivo por aqui è o preconceito, racismo e xenofobia e acredito que em toda a Italia, principalmente nas grandes cidades, onde o percentual de estrangeiros è maior, o problema è mais grave.

    Ontem mesmo eu fui vitima de um episodio de racismo que eu jamais pensei que um dia isso ia acontecer comigo. To chorando ate agora e tenho vergonha de contar.

    Um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  3. Cris,

    Obrigada pelo esclarecimento sobre cidadania. Eu devo ter me confundido com o requerimento de cidadania automático, como acontecia com os casamentos efetuados antes de 1983.

    Sobre o post, bem, aqui em Brescia e em toda a Lombardia também funciona a saúde. Exorbitantes disparidades sociais como no Brasil e, pior ainda, na África e sudeste asiático, também não, nem no norte e nem no sul. Mas não podemos negar que está crescendo a pobreza aqui e já se vêem muitos mendigos pelas ruas ou se ouvem casos de pessoas com problemas financeiros, sobretudo aposentados.

    Eu acho Brescia uma cidade muito xenófoba. O que se ouve ou se lê dos depoimentos dos seus habitantes é incrível. De uma ignorância total. Achei mais forte o preconceito ao estrangeiro aqui que em Milão (onde tem muito mais).

    Sinto muito pelo que aconteceu com você. Parece que eles se esquecem que um dia (e ainda hoje) também moraram no exterior e que passaram por muitas dificuldades e hostilidades. Hoje, com toda a modernidade tecnológica, de pensamento e de costumaes, custa acreditar que ainda existem pessoas com a mentalidade fechada e obtusa. Não sei o que te disseram, mas se for o caso você pode denunciar o agressor por danos morais (uma cabeleireira que tem um salão perto da minha casa teve que pagar multa por não ter atendido uma mulher negra).

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olas Juliana e Cris
    Essa coisa de racismo é uma vergonha realmente, acho que é a coisa que mais me incomoda por aqui e é dificil nao se magoar, mas ajuda se a gente consegue ter sempre em mente que o idiota que nos ofende gratuitamente na verdade nao tem nem ideia de quem somos,das experiencias que temos e de quanto valorizamos a nossa dignidade.Pior pra eles que tem que viver presos dentro do proprio mundo atolados na propria ignorancia.Cris, nao liga nao! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Cris, quem tem que ter vergonha é o criminoso que te ofendeu, não tu. Aqui em Trento eu conheço pessoas do Alto Adige que são xenófobos até com os próprios italianos do sul, imagina com os estrangeiros. E o interessante é que, via de regra, quanto mais superior aos outros alguém se julga sem um motivo razoável, mais inferior, estúpido me parece.

    Concordo com o post, a Itália não é o país das maravilhas que vemos lá do Brasil. Tem todos esses problemas e muito mais. Sobre saúde, acrescento a questão da odontologia, que é de pior qualidade que a brasileira e caríssima. Eu só vou a dentista no Brasil. Além disso, acho que não tem dentista público aqui, e no SUS me disseram que tem. O mesmo vale para oftalmologia.

    Questões culturais: A Itália tem inúmeras obras de Da Vinci, óperas de Verdi, incontáveis obras fascinantes em museus como o Uffizzi, a fontana di trevi, arquitetura estupenda. Tudo isso eu respeito e muito. Acho realmente sensacional e não há nada que se compare no Brasil, mesmo porque o Brasil nem existia como civilização moderna naquela época. Mas, tenta comparar por exemplo a música popular brasileira com a italiana: pff, banho de bola do Brasil. Não tem nem graça. A única artista musical italiana moderna que me chamou a atenção em três anos morando aqui foi a Gianna Nannini. Muito pouco. No Brasil temos bons artistas às centenas. Até a culinária eu prefiro a brasileira. Do churrasco gaúcho ao bobó de camarão bahiano, passando pela feijoada carioca. Vai ver sou eu que estou com muitas saudades...

    ResponderExcluir
  6. Leonardo,

    Uma vez o carabiniere do consulado italiano em Sao Paulo me disse que o atendimento odontologico do Brasil estava a anos luz a frente do italiano. Eu mesma nao confiei muito nos dentistas que iriam examinar meu caso (o do aparelho).

    Aqui tem tratamento odontologico sim, mas nao sei se cobre ortodontia. Mas as filas de espera sao mais longas que aquelas do Brasil e o tratamento nao é o mesmo (pensa que aqui nao ha cursos de Odontologia, é uma especializaçao da Medicina). Agora tratamento oftalmologico que nao entendi como funciona...

    Sim, o Brasil so começou a ter obras europeias no Barroco. Musica popular como as do Brasil (aquelas boas) nao tem aqui. Ainda nao achei um Chico Buarque italiano. Agora as musicas mais comerciais, prefiro as italianas, mesmo as bregas (vai comparar com aqueles "funks" cariocas, com os "sertanejos" à Zezé dI Camargo e Luciano ou os "pagodes" fuleiros de Salgadinho, Netinho e outros inhos da vida).
    Quanto a culinaria, eu discordo de voce. A italiana é a melhor! Se voce encontra um bom restaurante, vai ver como se come bem na Italia. Acho mesmo que voce esta com saudade :D

    ResponderExcluir
  7. Ei, não precisa ficar só na MPB clássica. Com absoluta certeza não se acha um Chico Buarque. Mas também não se acha um Pato Fu, um Skank, um Zeca Pagodinho, um Seu Jorge, uma Ana Carolina, uma Rita Lee, um Chico Science, um Sepultura, um Cachorro Grande, uma Marisa Monte, um Tom Zé, um Lenine, um Baden Powel, um Bezerra da Silva, um Tequila Baby, um Olodum, um Moraes Moreira ... (pra citar coisas de alguns dos vários estilos da nossa música). O fato de existir o funk carioca e o sertanejo paulista não desvaloriza em nada todos os outros estilos maravilhosos que temos. Eu fui ao Heineken Jammin' Festival em Veneza ano passado. O dia que mais lotou foi o pra ver o tal de Vasco Rossi. Eu achei ele tão fraquinho. Não entendi o que aquela multidão vê nele.

    Sobre culinária, não troco um fejão com arroz por pasta al ragù e nem um churrasco por pizza. Falo da comida do dia-a-dia. Se formos falar de restaurantes sofisticados, em todos os lugares tem, mas se vai lá uma vez que outra.

    Mas gosto não se discute, e eu estou com saudade sim. Dia 25 estou indo pra lá passar duas semaninhas!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, saudade desses nomes da nossa musica!
    Entao, a Italia também tem cantores e grupos tao bons quanto os nossos.
    O Vasco Rossi ja teve musicas boas e mais sucesso no passado... hoje ele anda meio fraco mesmo.
    Comida do dia a dia aqui é como no Brasil, mas sem arroz-feijao (feijao so na sopa). Mas tem comida boa na Italia que nao seja de restaurante e muito menos sofisticada. Nos, brasileiros, até herdamos muitos pratos assim...
    Pois é, cada um tem seu gosto, assim como seu time de futebol, sua religiao e seu partido politico :D
    Que inveja boa de vc! Aproveite muito por la, coma muito churrasco, tome chimarrao e faça muitas feijoadas! Ah, nao deixe de escutar Zeca Pagodinho ou Capital Inicial!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!