terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasil, país do futebol (?)



O futebol foi inventado pelos ingleses, atravessou as fronteiras e chegou ao Brasil, tornando-se o esporte mais popular e nos dando a fama de melhores do mundo. E quando se fala do Brasil a um estrangeiro, é mais que seguro que ele associará o nosso país ao futebol. Entretanto, nossa primazia no esporte bretão anda um pouco comprometida, apesar da recente vitória do Brasil na Copa das Confederações (África do Sul).


Os maiores clubes de futebol italiano contam com uma grande percentual de jogadores brasileiros. No A.C. Milan estão Leonardo (ex-jogador da Seleção e do Milan) como treinador, Ronaldinho Gaúcho, Pato, Dida. A Juventus também é um time com uma certa presença de brasileiros.


E por que estou falando disso? Porque ultimamente tenho ouvido falar muito da crise de gol desses mesmos clubes com grande presença de brasileiros. A torcida do Milan até vaiou os jogadores em uma das partidas e os dirigentes demonstram descontentes com o desempenho do Leonardo. A Juventus, que acabou de contratar o ex-santista Diego e que conta mais dois brasileiros (Amauri e Felipe Melo), perdeu neste domingo para o Palermo.


Aí eu penso: mas nós não somos os melhores no futebol, súditos do Rei Pelé? Então por que os jogadores brasileiros, tão desejados por todos os clubes do mundo, não estão fazendo jus ao título?


15 comentários:

  1. Ju

    Belo post!!! Tai uma resposta que eu queria saber tambem hehehehe

    O Amauri nao faz gol desde de fevereiro, se nao me engano!

    Pode ser falta de estimulo? Muito dinheiro e pouco tempo pra gasta-lo? hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, não concordo com vc não...nós brasileiros temos mania de cobrar demais dos nossos jogadores...não se pode exigir excelência sempre...eles ganham muito dinheiro, mas são humanos, sujeitos a problemas como todos nós...eu confesso que tb era assim, mas passei a entender um pouco o que acontece com esses caras...e aí na Itália, é igual ao Brasil, todo mundo ama futebol, e aí, se um dia ou dois o time não vai bem, pronto, a culpa é do jogador que não se empenhou.Como nossos jogadores são muito bons, a gente não se contenta com pouco.
    E olha, nossa seleção brasileira está arrebentando, no início das eliminatórias pra Copa não estavam bem, mas agora que se entrosaram, estão jogando bem demais!
    Falta é eles treinarem mais juntos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. @Cris: nao sei o que acontece com os jogadores brasileiros. Começam a ficar famosos, sao venerados pela torcida e do nada perdem o brilho de antes... Deve ser mesmo o dinheiro!
    Ai depois voltam para o Brasil e viram fenomenos! :P
    Brincadeiras à parte, nao sei o que acontece. O futebol mudou muito nos ultimos tempos, gira dinheiro e mais dinheiro nas contrataçoes, valores impensaveis para um cidadao normal. O futebol perdeu aquele encanto de antes, a raça, a arte. Hoje é um "affare".

    @Glorinha: nao é cobrança. Tudo bem, concordo que esperamos demais de um jogador, ainda mais se ele é brasileiro e tem um passado de vitorias. Os brasileiros no Milan perderam muito no desempenho e o time ultimamente so ve empates e derrotas. A Juventus nao entendeu a derrota desastrosa para o Palermo, um time que ia tao bem...
    Quanto a nossa Seleçao, ouvi noticias que estava indo bem. O que acontece é que na hora da escalaçao, escolhem jogadores espalhados pelo mundo e é claro que é dificil um entrosamento. O Dunga foi muito massacrado pelos criticos, mas a culpa nao é so dele.

    Beijos para as duas

    ResponderExcluir
  4. Até os melhores tem dias maus. Pode ser apenas uma fase menos positiva para os jogadores que mencionaste. Além disso a equipa são 11 e um só jogador dificilmente a "carrega às costas". Os brasileiros do Benfica estão em grande forma. O David Luiz até marcou um golo este fim de semana. E o Luisão e o Ramirez também estão a dar show de bola :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu acho que eles nao tem o mesmo entusiasmo quando jogam para outros times... Se eles estivessem na Seleçao Brasileira, dariam mais raça... (Nao que eu entenda de futebol, mas talvez haja um "que" psicologico nisso...) rs
    Beijos, mto bom o post!!

    ResponderExcluir
  6. Bueno, há brasileiros e brasileiros. O melhor jogador do Milan era o Kaká. Foi vendido pro Real Madrid. Leonardo nunca foi técnico em lugar nenhum. Eu não entendi muito a aposta do Milan nele. Tomara que desse certo, mas nem treinadores brasileiros experientes dão certo na Europa (exceto pelo Felipão, que é disparado o melhor treinador do mundo). Ronaldinho é um cara que já conquistou tudo o que tinha pra conquistar. Já tem toda a grana que pode querer e todos os títulos que pode querer, exceto o mundial que perdeu com o Barcelona para o Inter, mas acho que aquele jogo só desestimulou ele mais ainda. Não está jogando nada há tempos, embora tenha sido o melhor do mundo no passado. Do Diego eu nunca gostei muito, embora todo mundo ache ele o máximo. Pra mim ele sempre teve mais marketing da imprensa paulista do que futebol (tanto ele quanto o Robinho, que é o pior atacante da seleção do Dunga. Nilmar e Luis Fabiano jogam 10 vezes mais). O Amauri eu acho bom jogador, talvez esteja em uma má fase, que acontece com todos os jogadores. O Felipe Melo também é muito bom. Mas não pode ser responsabilizado pela falta de gols. Não é a função dele. Ainda assim a Juve está em terceiro lugar e só perdeu uma partida em 7 rodadas. Não é nada mal em um campeonato como o italiano, ainda que este não seja tão disputado como o brasileiro. A Inter, que é líder, também tem um monte de brasileiros. Eu acho que o futebol brasileiro ainda é sim o melhor. E acho que a seleção do Dunga é a principal favorita para a copa, sem os jogadores que citaste, pois estes sofrem de "estrelismo" (assim como os medalhões do Parreira em 2006).

    ResponderExcluir
  7. ...Às vezes uma intensa alucinação
    Em que viajas pelo meu eu
    Às vezes o mundo fica em espera
    Da união do mar com o céu

    Onde param os teus anseios
    Onde encontras a sublime calma
    Nestes dias de dura tormenta
    Onde aqueces a tua alma?

    Voa comigo...


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  8. @Vagamundos: pois é, pode ser mesmo uma fase meio ruim... a intençao do post foi justamente mostrar que nem todos os jogadores brasileiros sao assim tao "magic" como se pensa.

    @Cris Mereu: tem muitos jogadores que depois que obtem a fama e o dinheiro começam a relaxar (vide caso Adriano, ex jogador do Inter). Sobre a Seleçao, nao sei. Depois da vergonha da Copa de 98 e das Olimpiadas do ano passado, fiquei com o pé atras... mas apesar de tudo, o coraçao sempre bate mais forte quando o Brasil ganha, né?

    @Leonardo: sim, tem casos e casos. O que eu quis ressaltar foi que nem todos os jogadores brasileiros sao assim "o maximo" como se pensa.
    Sobre o Leonardo, pode ser que de certo futuramente. Lembra do Dunga? Todo mundo descia a lenha nele e tudo mais, agora é o salvador da patria. Nao é so culpa deles.
    A respeito do Ronaldinho Gaucho, mesmo ele tendo toda aquela fama e uma conta bancaria invejavel, ainda continua mostrando que sabe jogar e fazendo jus ao que conseguiu. O mesmo nao diria do Adriano, preguiçoso e irresponsavel.
    Quanto ao Diego, também nunca o achei tao bom como diziam. O Robinho era melhor, mas também nao a ponto de ser comparado ao Pelé.
    As pessoas interpretaram mal, eu nao disse que a Seleçao esta em crise, mas os jogadores brasileiros dos clubes do exterior. Eu sei que a Seleçao fez uma boa campanha nas eliminatorias, além de ter conquistado a Copa das Confederaçoes.
    Concordo com voce sobre os jogadores que sofrem de "estrelismo". Tem que dar oportunidade para os jogadores que estao atualmente nos clubes brasileiros, acostumados a jogar mais ou menos com a mesma técnica.

    ResponderExcluir
  9. Uau! Que polêmica, ein?
    Falar de futebol e de seleção brasileira, mexe mesmo com todo mundo, né?
    Concordo em parte com todo mundo que comentou...mas a conclusão é uma só:enquanto que nós já nos classificamos para a Copa, nossos hermanos argentinos, estão mal....O Brasil, no futebol, continua sendo o melhor do mundo.
    Ah! E o Adriano é o artilheiro do Brasileirão pelo Flamengo! Apesar de meio bad boy, parece que voltou a ser o Imperador. Estava com saudade do Brasil, coitado...vai entender...eu, dando tudo pra poder morar na Itália e ele, com saudade da favela onde nasceu....

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Bom.... infelizmente perdi meu gosto pelo futebol......
    O importante em tudo é o dinheiroooo.... infelizmente.....

    Tanti saluti!!
    Gi

    ResponderExcluir
  11. @Glorinha: pois é, falar de futebol para brasileiros causa sempre polemicas! Beijos

    @Gi: é sim, o dinheiro fala mais alto no futebol. Eu fiquei até desiludida depois da Copa de 98 e das Olimpiadas... alias, nas Olimpiadas as "estrelas" da Seleçao nem fazem tanta questao de jogar por causa da remuneraçao mais baixa. Se bem que o futebol nao é um jogo olimpico.

    ResponderExcluir
  12. @Café com Bolo: quem tá aqui entende a saudade da "favela". Vide post anterior da Ju...

    ResponderExcluir
  13. Oi Juliana, onde anda vc menina?
    Tá sumida....o que vc anda fazendo aí nessa bota maravilhosa?
    Beijos e apareça!

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliana!
    Os seus posts estão fazendo falta!

    Aproveito para desejar boas festas e um excelente 2010!

    ResponderExcluir
  15. Ola Juliana, ta sumida!
    Espero que esteja tudo bem com vc.Quando voltar tem um selinho pra vc la no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!