segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Ceia de Natal na tradição italiana

Estamos vivenciando o período mais esperado do ano: as festas natalícias.


No Brasil, como quase todo mundo que está lendo este blog já sabe, o Natal é comemorado com decorações nas ruas (com direito até a concurso), compra de presentes, amigo secreto (ou amigo invisível, oculto, depende do lugar) e com as mensagens natalinas, antes expressas em cartões reais que foram substitídos, por causa da falta de tempo e custos, pelos e-mails e cartões virtuais. No dia 24 de dezembro, às vésperas do Natal, é muito comum encontrarmos famílias reunidas para a ceia da meia-noite (com o tradicional peru ao forno e panetone) e a troca de presentes.


E na Itália? Aqui na Itália as comemorações natalinas são um pouco diferentes. Claro que não faltam as decorações (a meu ver, um pouco mais singelas daquelas brasileiras), o comércio sempre cheio para a compra dos presentes, as mensagens de fim de ano e as confraternizações entre colegas de trabalho e faculdade (mas sem o tal do amigo secreto - ainda bem!).


A tradição da Ceia de Natal varia de região para região, assim como o prato principal. Originariamente, o Cenone della Vigilia (a Ceia da Véspera) era uma tradição do sul da Itália e exclusivamente à base de peixe. No norte, é mais comum o Almoço de Natal, com pratos típicos de cada região ou de acordo com os gostos da família, mas sem o famoso peru, chester ou afins. Hoje, as tradições tendem a se misturar.


Quanto aos presentes, a troca é feita ou na véspera ou no dia do Natal, depende de como a família decidiu se reunir. Já os doces natalinos, os tradicionais são o famoso panettone e o pandoro, acompanhados de um bom spumante.


Assim como no Brasil, aqui também tem a Missa do Galo, chamada de Messa della Mezzanotte.



3 comentários:

  1. Olá Juliana!
    Que o 2010 te traga muitas alegrias é o que eu te desejo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana! Estou tentando resgatar algumas tradições familiares do lado italiano para poder firmar e passar para o meu filho que hoje tem um ano!! E como já está chegando o natal gostaria de ter alguns elementos da tradição natalina italiana como por exemplo, algum prato típico italiano que seja servido na ceia de natal da sicília. Se você puder me ajudar vai ser maravilhoso.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Valéria,
    Achei na internet alguns sites que falam sobre as tradições natalinas na Sicília, espero que possam te ajudar!

    http://www.sicilia.lafragola.kataweb.it/catania/medie/gmacherione-giarre/story480057.html

    http://www.festedisicilia.it/natale.htm

    http://sicilyweb.com/natale/

    http://www.guidasicilia.it/ita/main/tradizioni/sacro_profano/natale.htm


    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!