sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Firenze: cidade da arte por excelência



A antiga capital da Itália (de 1865 a 1871) disputa com Roma e Veneza o lugar na classificação das cidades italianas mais visitadas. E não é para menos que muitos turistas a escolhem como meta de suas viagens. Quem já foi ou mora na cidade da arte sabe muito bem disso.


Localizada na região da Toscana, nos Apeninos, Fiorenza (seu nome em italiano mais garboso) é considerada o berço da arte, da arquitetura e do Renascimento. Basta pensarmos em nomes como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Raffaello. Foi aí também que nasceu a língua italiana moderna, através do dialeto dialeto florentino, uma língua de grande prestígio cultural e usada pelos grandes poetas italianos como Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio (Dante, por exemplo, escreveu sua célebre Divina Comédia em florentino vulgar).


Além da primazia artística e cultural, iniciada já antes do Renascimento, Florença também foi um dos maiores centros econômicos, comerciais e financeiros do mundo ocidental na Idade Média. De uma livre comuna (forma de governo italiano que substituiu o feudo), instituída oficialmente em 1183, a cidade do lírio passou a ser capital do Granducado da Toscana, graças a uma nova família de banqueiros que governou até o século XVIII: os Medici.


Firenze também foi palco da disputa de duas facções políticas: os Guelfos (Guelfi), fiéis ao papa, e os Gibelinos (Ghibellini), que apoiavam o imperador. Apesar das divergências, a cidade não foi afetada e continuou a crescer e se tornar próspera, deixando uma rica herança de patrimônio artístico e cultural para a humanidade.



7 comentários:

  1. De todas, a nossa cidade favorita Italiana :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana!
    Mas que boa descrição da história de Florença, que para mim é uma das mais encantadoras cidades de Itália.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Afe! Coisa mais linda! Florença é pura arte, história...nunca vou e esquecer do dia em que caminhando, chegamos, eu e meu marido à Piazza della Signoria e ouvimos uma voz de mulher cantando...não a víamos, mas sua voz ecoava por toda a piazza e arredores...Puro encantamento!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. .FAZ UM FAVOR ME AJUDA E SE INSCREVE NESSE LINK AQUI http://www.youptc.com/?r=romuloregb É UM SITE DE CLIQUE EM ANUNCIOS É POUCO MS VALE A PENA.OBG..ESPERO QUE FAÇA O CADASTRO E CLIQUE TODOS OS DIAS... por favvori...linda...me ajude...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelos comentarios!

    Vagamundos e Joao, Florença também é uma das cidades italianas que mais gostei. Quero ir de novo para la e subir os mais de 400 degraus do torre de sinos da catedral!

    Glorinha, imagino a cena que voce presenciou! Aquele lugar é lindo! E à noite é muito movimentado e vale a pena uma visita (quero ir de novo para la e tirar fotos de noite).

    ResponderExcluir
  6. Buona giornata! Il tuo blog è fantastico e mi piacciono tutte le tue foto! Vi invito a visitare il mio blog di viaggio, che è in inglese e in greco:
    Travelling
    Good day! Your blog is amazing and I like all your pictures! I invite you to visit my travelling blog which is in English and in Greek:

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!