terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Firenze: Ponte Vecchio



Quem já esteve em Florença, deve ter notado a quantidade de pontes que ligam as duas margens do Arno. Entre elas, uma se destaca pela sua fama: a Ponte Vecchio (Ponte Velha em português).


É a ponte mais antiga da cidade, sendo que a primeira construção remonta à época romana. Outras versões da ponte já existiram e foram destruídas pelas cheias do rio. O aspecto atual data de 1345, construída pelo arquiteto Neri di Fioravante.

Ponte Vecchio e as famosas casinhas. O edifício branco que percorre a ponte é uma parte do Corridoio Vasariano



Uma característica peculiar desta famosa ponte do Arno é a fila de casinhas presente nos dois lados. Na Idade Média, essas casas eram açougues que o governo mandara construir para evitar sujeiras e fedor pelo meio da ponte. Os açougueiros, a fim de obter mais espaço, construíram outros cômodos apoiados sobre troncos de madeira. O resultado foi este como se pode ver na foto, um amontoado de casas em desordem. No Renascimento, porém, as casinhas passaram a abrigar joalherias e ourivesarias (e até hoje permanecem como tal), já que o comércio de carnes não era considerado nobre, além do mau cheiro que havia por lá.


Sobre as casinhas da Ponte Velha passa o Corridoio Vasariano, um corredor que liga o Palazzo Pitti (antiga residência dos Medici) ao Palazzo Vecchio (sede do governo) e que servia para que os governantes de Fiorenza pudessem se locomover livremente e sem perigo.


No meio da ponte há um amplo espaço vazio, de onde se tem uma vista bonita do Arno e das outras pontes. Do lado oposto ao Corridoio Vasariano, na parte mais livre da ponte (e onde há mais turistas), econtra-se o busto em bronze de Benvenuto Cellini, um célebre escultor, ourives e escritor italiano.



12 comentários:

  1. Olá Juliana!
    Florença é para mim uma das mais bonitas cidades italianas. E essa ponte tão fora do comum é uma das grandes atracções.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola Joao!
    Florença também esta na minha lista de cidades preferidas da Italia! Alias, nao so Florença mas grande parte da Toscana.
    Eu achei muito particular a Ponte Velha quando a vi pela primeira vez. O engraçado é que uma ponte dessas em outra parte do mundo seria vista como uma favela :D

    ResponderExcluir
  3. A Ponte Vecchio foi a única ponte que sobreviveu aos bombardeios dos alemãs na II Guerra...dizem que eles não tiveram coragem de bombardeá-la, eu, já acho que foi pura sorte...eles lá ligavam se iriam destruir uma obra de arte ou não? Duvido muito dessa estória...os nazi roubaram milhares de obras de arte pelo mundo e em Florença, muito mais e destruíram tantas outras...pq iriam ligar pra Ponte mais linda do mundo? Mas, ainda bem que ela resistiu...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Somos frequentadores e parabens pelo seu Blog !!
    Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
    Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
    www.viagemafora.blogspot.com
    Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
    um grande abraço
    Antonio & Ellen

    ResponderExcluir
  5. Glorinha,
    Eu também li sobre a resistencia da Ponte Vecchio durante os bombardeamentos da II Guerra Mundial. Dizem que um chanceler alemao pediu para Hitler poupar pelo menos a ponte.
    Pena nao ter tido um alemao assim em Verona. Ainda bem que com paciencia e tenacidade, os veroneses recostruiram a Ponte Scaligero.
    Beijos

    Antonio e Ellen,
    Sejam bem-vindos ao meu blog! Obrigada pela consideraçao e pelos votos de felicidades para 2010!
    Ja sou uma seguidora do blog de voces e logo estarei la para comentar e ler os posts.

    ResponderExcluir
  6. Juliana, voltamos aqui para agradecer muito sua visita e comentário no nosso blog. Adoramos !!
    E sempre voltaremos aqui, seu blog é fantástico...
    Por favor coma uma pizza por nós... Marguerita com rucula, uhmmmm !!! Que saudade dessa maravilhosa e encantadora Italia !
    Bjs
    www.viagemafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Seu blog me fez matar a saudades de casa!
    Não tem como não o visita-lo
    pois, tudo que nos lembra a nossa casa, temos de frequentar quase todas as horas
    Meus parabéns pelo seu cantinho lindo e de uma cultura maravilhosa
    Beijos e abraços
    So£

    ResponderExcluir
  8. Antonio e Ellen, agradeço a visita e a apreciaçao de voces! Também gostei muito do blog de voces. Cada foto mais linda que a outra.
    Voces estao com saudade da pizza daqui e eu da pizza no Brasil! Mas a marguerita com mozzarella di bufala e funghi porcini nao tem igual no mundo!
    Beijos e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  9. Ola Sol,
    Obrigada pela sua visita!
    Realmente a Italia tem muitos lugares lindos e interessantes que valem a pena serem vistos.
    Voce ja esteve por aqui?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ciao caro amica. Il tuo blog è bellissimo! Vi invito a visitare il mio blog di viaggio, che è in inglese e in greco:
    Travelling
    Hello dear friend. Your blog is beautiful! I invite you to visit my travelling blog which is in English and in Greek:

    ResponderExcluir
  11. Fiquei encantada em conhecer a ponte, é belíssima. Quero voltar a Firenze e explorar com paciência esse lugar lindo. Passei minhas bodas de prata neste paraíso, poderia ter escolhido melhor lugar?
    Grata,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  12. Ciao Phivos,
    grazie della visita.
    Visiterò volentieri il tuo blog.


    Lúcia,
    Muito obrigada pela visita.
    Realmente foi bem escolhido o lugar onde vocês passaram as bodas de prata. Firenze é encantadora.
    Também gostaria de voltar para lá e conhecer melhor a cidade. De preferência durante a primavera ou outono, quando as temperaturas não estão tão elevadas.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!