quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Santa Maria del Fiore: il Duomo di Firenze

Vista esplêndida do Duomo di Firenze e arredores. Da direita para a esquerda: cúpula de Brunelleschi, a lateral da catedral, a torre do Museo del Bargello, a torre de sinos de Giotto e da Badia Fiorentina e a cúpula da Igreja de São Lourenço

Altar-mor da Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo di Firenze

A magnífica Catedral de Santa Maria del Fiore, a quarta maior do mundo depois de São Pedro em Roma, Sagrada Família em Barcelona e a catedral de Milão é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos mais belos cartões-postais de Florença. Surge na estreita Piazza del Duomo, centro histórico da cidade.


É longa a história de sua construção, marcada por diversos empecilhos burocráticos e até mesmo um assassinato. Antes do atual Duomo, havia no lugar a catedral de Santa Reparata, uma igreja pequena e não condizente com uma Florença em desenvolvimento. Foi então que, em 1294, foi decretada a construção da Catedral de Santa Maria del Fiore, nome este inspirado do lírio, símbolo da cidade.


Pelo fato da sua construção ter sido financiada pelo Comune (Prefeitura), foi considerada por anos uma "igreja laica" e, portanto, eram permitidos os eventos civícos. Os florentinos ali assistiram desde as assembleias da magistratura, leituras das obras de Dante Alighieri até experimentos com o pêndolo de Focault.


Em 1418 foi estipulado um concurso para a realização da cúpula da nova catedral de Fiorenza. O vencedor foi o arquiteto Filippo Brunelleschi, que projetou e trabalhou por 16 anos na construção da elegantíssima e inconfundível cúpula otagonal de tijolos vermelhos, um dos prodígios arquitetônicos do Renascimento.



A catedral foi também palco de um evento famoso da história florentina, a Conspiração dos Pazzi, uma tentativa dos Pazzi (notável família de banqueiros) de tomar o poder dos Medici. Durante a missa de Páscoa de 1478, foi assassinado a punhaladas Giuliano Medici, enquanto seu irmão Lorenzo, ainda que ferido, conseguiu se esconder na sacristia.


Foi o mesmo Lourenço, o Magnífico, a abrir um concurso para a construção de uma fachada para a nova catedral, em 1491, concluída sem vencedores. Após a sua morte em 1492, ainda perdurou o problema da fachada, assumindo com seus sucessores uma disputa política. Para as cerimônias de casamento dos nobres ou eventos especiais, a catedral de Florença era enfeitada com uma fachada postiça. Somente em 1887, a igreja finalmente conheceu a fachada definitiva, em estilo neogótico e com temas que representam a grandiosidade do Cristianismo e as histórias de Maria.

Detalhes da fachada do Duomo. No tímpano central está a estátua que representa a Glória de Maria. Logo acima, a estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus circundada pelos apóstolos e ao centro, acima da rosácea, o busto do Pai Eterno

Outros monumentos de grande importância que compõem o complexo arquitetônico da catedral são a torre de sinos, mais conhecido pelo nome de Campanile di Giotto e o batistério dedicado a São João Batista, localizado a poucos passos da entrada da igreja e cujas portas douradas (sobretudo a do "Paraíso") são muito conhecidas.

Campanile de Giotto. O arquiteto era o chefe das obras para a construção da catedral e foi ele mesmo que projetou a torre de sinos que, infelizmente, não a viu concluída



Batistério dedicado a São João Batista e a Porta do Paraíso

Detalhes da Porta do Paraíso, do lado ocidental do batistério. É formada por 10 placas em bronze dourado (as originais estão conservadas no Museo dell'Opera del Duomo) que representam algumas passagens do Velho Testamento

Eu recomendo sem hesitações uma visita a catedral, apesar do empurra-empurra dos turistas ávidos para fotografar cada detalhe (eu também sou uma que tira fotos exageradamente, mas pelo menos sou educada) e da fila para visitar a igreja. Na minha próxima ida a Florença, tomarei coragem para subir os mais de 400 degraus da cúpula e o medo de altura, para admirar o panorama da cidade.



7 comentários:

  1. Juliana querida, se vc tem claustrofobia não vá...fiquei aflita e quase tive um chilique ao subir, pois a escadaria é estreita, só passa um de cada vez e não tem como voltar, pois atrás de você tem mais trocentos turistas japoneses...rsrsrs....de vez em quando eu parava pra respirar numa janelica de nada que tem de vez em quando...e as paredes são baixas...dá uma sensação muito ruim...mas a vista é esplêndida, linda deais...mas, posso te afirmar, subi uma vez pra nunca mais!
    Nem na de Siena eu quis subir deppois dessa...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ola Glorinha!
    Mais que claustrofobia, tenho mais é acrofobia. Pense que meu namorado tem os dois tipo de fobia!
    Quando subimos a Torre dei Lamberti em Verona (de elevador), fiquei tensa la em cima e me dava uma sensaçao ruim quando eu ou alguém se aproximava muito das janelas... e olhe que eram todas fechadas com rede de proteçao. Apesar de tudo, valeu a pena ver Verona do alto.
    Ja quis subir até o alto da cupula de Florença nas duas vezes que estive la. Da primeira vez a mae do meu namorado tinha machucado o pé e mal conseguia andar, além da fila e do calor insuportavel. Da segunda vez, meu namorado tinha passado mal por causa do calor e tremeu so de pensar nele la em cima! Quem sabe da proxima eu va, mas tenho que ir com um clima mais decente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A vista do topo do Duomo é simplesment espectacular e inesquecivel. Apesar da ardua subida vale bem o esforço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Imagino a vista que se tem de la. Da proxima vez, espero conseguir subir para apreciar o skyline de Florença.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana!
    Encontrei o seu blog enquanto fuçava no google...
    Muito interessante, estou adorando.
    Vejo as fotos, e sinto então mais vontade de ir pra esse país tão rico em cultura e em beleza.
    Parabens pelo blog!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rii,
    Obrigada pela visita e pelo elogio!
    Realmente a Italia tem muito lugar interessante para ver. As belezas arquitetonicas e artisticas sao encantadoras.

    ResponderExcluir
  7. Buon giorno caro amica. Il tuo blog è pieno di bellezze viaggiare e mi piace molto. Forse possiamo scambiare link, se volete. Vi invito a visitare il mio blog di viaggio qui:
    Travelling
    Good day dear friend. Your blog is full of travelling beauties and I like it very much. Perhaps we can exchange links if you like. I invite you to visit my travelling blog here:

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!