quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Firenze: Piazza della Signoria



Considerada uma das mais belas praças italianas, a Piazza della Signoria é desde a Idade Média o centro de Florença. É um verdadeiro museu a céu aberto, com exposições de algumas das obras mais significativas do Renascimento italiano.


No tempo dos romanos, a praça já conhecia uma certa importância. No atual posição do Palazzo Vecchio, surgia um anfiteatro romano.



Um elemento de destaque é o imponente Palazzo Vecchio, outro símbolo de Florença. É obra do arquiteto Arnolfo di Cambio que o projetou no final do século XIII para servir de fortaleza à família Priori. Sucessivamente, passou a servir de palácio político. A característica mais marcante desse palácio é a torre, que chega a medir mais de 90 metros de altura. Na parte interna e superior dela há três sinos cujos toques têm significados diferentes: um que chama os florentinos a se reunir, o do meio-dia e o dos toques dos minutos.



De frente à entrada principal do palácio podemos admirar algumas estátuas, entre elas a do Marzocco (um leão que protege um escudo com o lírio, símbolo de Florença), a de Judite e Holoferne, ambas de Donatello, a de Hércules e Caco, de Baccio Brandinelli e a mais famosa de todas, obra-prima do Renascimento, o David, de Michelangelo. Hoje, porém, todas elas foram substituídas por cópias e os originais se encontram nos diversos museus da cidade.


O Palazzo Vecchio também abriga um vasto museu de obras da história florentina e italiana.



O Salone dei Cinquecento é a sala mais ampla e a mais importante do palácio. Foi construída em um ano, em 1494, e recebeu este nome por ter sido a sala do Consiglio dei Cinquecento, ou seja, Conselho dos Quinhentos cidadãos. É decorada com obras renascentistas e maneiristas.



Uma das salas que achei mais interessantes, foi a Sala delle Carte Geografiche o Stanza del Guardaroba (Sala dos Mapas Geográficos ou do Armário, chamada assim porque era lá que os ducas guardavam seus bens preciosos). As portas dos armários são decoradas com mapas científicos do século XVI e no centro da sala surge o globo Mappa mundi, de 1581. 



Ao lado esquerdo do Palazzo Vecchio, surge a Fontana del Nettuno, obra renascentista de Bartolomeo Ammannati. É representada por uma estátua de mármore do deus romano do mar, Netuno.


Mais adiante, do lado oposto, encontra-se a Loggia dei Lanzi, edifício tardo-gótico construído por Benci di Cione e Simone Talenti entre 1376 e 1382. Lá dentro estão expostas importantes esculturas do Renascimento florentino e da Antiguidade Clássica.

Perseu com a cabeça de Medusa, de Benvenuto Cellini (1545 - 1554)
Pátroclo e Menelau, cópia romana de um original grego de 240 a.C
Hércules e o Centauro Nesso, de Giambologna (Jean Boulogne, 1599)
O Rapto das Sabinas, também de Giambologna (1583)


17 comentários:

  1. que lindo, adoraria conhecer Firenze, com certeza um dia irei. Esta praça parece a que aparece numa cena do filme Lua Nova, da saga Crepúsculo, não sei se viu...

    ResponderExcluir
  2. Firenze é mesmo linda! Tenho que voltar la em outro periodo que nao seja no verao (tem menos turistas).

    Eu nao vi o fime. A cena que voce se refere deveria ser filmada em Volterra, na provincia de Pisa, como estava no livro. Mas acabaram escolhendo Montepulciano, provincia de Siena.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Firenze!! Quero voltar logo, muita coisa nao vi por causa da Chuva!!

    Baci

    ResponderExcluir
  4. Juliana, obrigado pelas fotos e pelo belo relato. Sabe-nos sempre tão bem rever imagens de Florença! Esta cidade conquistou um lugar especial no nosso coração: uma cidade apaixonante para quem é apaixonado :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai a Piazza com neve! que coisa mais linda! tenho maravilhosas lembranças de lá...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana! Roubei um post daqui para publicá-lo no blog "sem ralo" ( http://semralo.blogspot.com/ ). Se v. não concorda, é só deixar um recadinho lá mesmo que eu cancelo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Juliana,
    Lindo post.... fotos fantasticas e um relato de historia enriquecedor.
    Parabens.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Josianni,
    Também quero voltar em Firenze mas nao no verao. Tem muito turista e o calor é de matar!

    Vagamundos,
    Eu quem agradeço a vossa visita! Firenze é mesmo romantica, principalmente ao entardecer observando a cidade do Piazzale Michelangelo.

    Glorinha,
    Deve ser mais bonita ainda Firenze com neve.

    Daiza,
    Sem problemas, depois vou la ler!

    Viagem Afora,
    Muito obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  9. Juliana,
    A Piazza della Signoria é realmente um dos lugares mais lindos da maravilhosa Firenze. Também sou apaixonada pela Piazza della Reppublica! Difícil explicar, mas tem algo mágico por ali, uma atmosfera de encantamento, é incrível!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço,
    ROberta

    ResponderExcluir
  10. Adoreii seu blog ! Quanta coisa boa pra ler florzinha ! obrigada por compartilhar conosco!
    beijokas coloridas
    jaqueline
    http://amordobrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Roberta,
    Eu também achei a mesma coisa da Piazza della Repubblica em Firenze. Talvez pelo amplo espaço, pela movimentaçao ou pela historia.
    Mas eu gostei mesmo foi ver a cidade do Piazzale Michelangelo. De noite entao é lindo e muito bem frequentado. Nao queria mais sair de la.
    Obrigada por me visitar!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Jaqueline!
    Ja fui visitar o seu blog :D

    ResponderExcluir
  13. Oi Juliana,
    A proxima vez que voltar aqui me avise e vamos combinar um cafe juntas. :)
    Alias, a Roberta acabou de me contar que vc recomendou o Brasil na Italia no blog dela e eu fiquei super feliz.
    Obrigada pela lembrança.
    beijocas,
    Babi

    ResponderExcluir
  14. Otimo post!!!
    Tanti saluti!!!
    Giconda
    Roma....

    ResponderExcluir
  15. Olá, Juliana! Passei para conhecer o blog e adorei! Estive em Firenze no ano passado e não paro de pensar na volta! Na verdade, quero estudar arte, cultura, enfim, tudo o que eu puder aprender sobre essa cidade tão maravilhosa! Eu cheguei a passar mal quando vi "Il David" na Galleria!!!! Chorei taaaanto!
    Com certeza voltarei para outras visitas em seu blog, viu? Visite-me quando puder! Baci per te!
    Lili.

    ResponderExcluir
  16. Oi Barbara,

    Pode deixar que eu aviso sim!
    Eu sempre recomendo seu blog para quem esta organizando uma viagem para ca. Tem varias dicas muito boas!
    Beijos


    Obrigada, Gioconda!


    Lili,

    Obrigada pelas palavras acerca do meu blog!

    Se tiver uma oportunidade em estudar em Firenze, nao perca! Tenho uma amiga que conseguiu bolsa pelo Instituto de Cultura Italiana para um curso de lingua em Firenze. Ela amou.

    Baci

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!