sábado, 10 de abril de 2010

Firenze: La Galleria degli Uffizi


Galleria degli Uffizi é o lugar ideal para os amantes da arte. É um dos museus mais visitados do mundo e expõe obras dos mais célebres pintores e escultores de todos os tempos como Michelangelo, Botticelli, só para citar alguns.

Sob comissão de Cosimo I de' Medici a Giorgio Vasari, o Palazzo degli Uffizi foi construído entre 1560 e 1580 nas adjacências do Palazzo Vecchio para alojar as repartições do poder judiciário e civil da cidade. Para construir o famoso edifício que se apresenta em forma de U e se estende em direção ao rio Arno, foi necessário a demolição parcial de uma antiga igreja, a Chiesa di San Piero Scheraggio.

Francesco I de' Medici, sucessor de Cosimo I, foi o primeiro a dar ao Palazzo degli Uffizi a atual função de galeria de arte, expondo suas coleções privadas. Ao longo dos séculos, a galeria foi enriquecida com obras preciosas doadas pela família Medici até se transformar, com um pacto estabelecido entre os Medici e os Lorena, no primeiro museu de arte de Florença. A partir do século XVI, a Galleria degli Uffizi foi se enriquecendo cada vez mais com as ininterruptas aquisições.

Seguem abaixo algumas das mais importantes obras conservadas na Galleria degli Uffizi:

La Nascita di Venere (O Nascimento de Vênus), Sandro Botticelli. Têmpera sobre tela, 172x278,5, 1484-86. O sujeito provavelmente deriva das Metamorfoses e dos Faustos, importantes obras do poeta latino Ovídio, quando Vênus recebe um manto de uma Hora (as Horaes eram as deusas das estações)
Tondo Doni (Sacra Famiglia con San Giovannino - Sagrada Família con São João Batista menino), Michelangelo Buonarroti. Têmpera sobre tela, 12o diam., 1507 aprox. Foi realizado para o casamento de Agnolo Doni com Maddalena Strozzi. Trata-se de uma célebre obra executada quando Michelangelo tinha apenas 30 anos e que já possuía, além de um grande talento e de uma técnica impecável, um profundo conhecimento de anatomia e de caracterização e individuação dos personagens

Infelizmente ainda não consegui visitar a Galleria degli Uffizi. Das vezes que estive lá, ou estava fechado o museu ou tínhamos pouco tempo a disposição. Paciência, pelo menos pude observar e fotografar alguns dos personagens ilustres da Toscana que ganharam fama na Itália e no mundo, imortalizados nas estátuas expostas do lado de fora da Galeria. Alguns dos célebres vultos expostos são:

Sommo Poeta (Sumo Poeta) do Dolce Stil Novo e da famosa Divina Comédia, Dante Alighieri
O erudito poeta de lingua latina, Francesco Petrarca, autor do Canzoniere (coleção de obras líricas escritas em língua vulgar toscana - antecessora do italiano moderno)
O autor do Decamerão e um dos maiores narradores italianos e europeus do Humanismo renascentista, Giovanni Boccaccio
O fundador do pensamento e da ciência política moderna, autor de O Príncipe, Niccolò Macchiavelli (Nicolau Maquiavel)
Lorenzo de' Medici, o Magnífico, senhor de Florença e grande literato
Francesco Guicciardini, filósofo, escritor e historiador do Humanismo Renascentista italiano


Leonardo Da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Donatello: os três ases da arte renascentista italiana
Giotto, pintor do século XII de grande importância para Florença e a Itália
Galileo Galilei (Galileu Galilei), famoso físico, astrônomo, filósofo e matemático pisano, fundador da ciência moderna
O navegador, mercador e geógrafo que batizou nosso continente com o seu nome, Amerigo Vespucci (Américo Vespucio)
Francesco Ferrucci, senhor feudal e comandante italiano a serviço da República de Florença. Foi um mártir da história de Florença, a ponto de se tornar símbolo do sentimento e do orgulho nacional durante o Risorgimento (período que antecede a Unificação Italiana). É até citado no Inno di Mameli (o Hino Nacional Italiano)

Claro que ainda tem mais estátuas de outros personagens importantes que se fosse fotografá-los, levaria horas e acabaria deixando meus acompanhantes de viagens impacientes. E também o texto ficaria muito longo e cansativo. Fica a cargo de vocês a visita in loco e a descrição nos comentários.



Para mais informações, consulte o site oficial da Galleria degli Uffizi.


9 comentários:

  1. nossa, não vejo a hora de um dia poder conhecer... imagino que devo reservar horas p/ a visita, assim como fiz p/ o Louvre, para poder admirar as obras com calma.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um dos lugares imperdíveis!
    E sim, reserve um dia para esta visita. Mas não vá com quem não gosta de arte, pq termina sendo chato, e a gente se sente meio que anoiando a outra pessoa.
    Mas vale muito a pena! Recomendo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana, eu fui! É imperdível...mas pra quem não gosta de arte não recomendo, pois é cheio de gente, e enoooooorme...pra ver tudo, precisa de uns dois dias...mas é lindo demais! Fiquei embasbacada em poder ver as obras de arte do Renascimento e as anteriores ao vivo in loco...mygod é de enlouquecer, quase caí dura de tanta emoção...mas os pezinhos pegavam fogo...e olha que fui de tênis...Altamente recomendado!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Concordamos. É um dos locais impediveis de Florença! Mas para conhecer a fundo são preciso vários dias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Juliana, excelente post e lindas imagens! A Uffizi é um lugar realmente fabuloso. Na primeira vez que estive lá, chorei diante das obras de Botticelli e Filippo Lippi. Assim que possível, vá até lá, vc. irá amar!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Há quanto tempo, não é?
    Desejo que seu final de semana seja divino,feliz e glamouroso.Eu continuarei postando durante todo o final de semana.
    No post de hoje à noite,sábado, haverá uma surpresinha para todas as minhas amigas e seguidoras. Estou contando com vc.

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Américo Vespúcio, em português.

    Belo post. E tens que visitar o museu!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada a todos pelos comentarios!

    Vou me organizar para conhecer a Galleria degli Uffizi da proxima vez que for a Firenze. Outro museu que tenho que visitar é o do Vaticano.

    ResponderExcluir
  9. Ola Juliana, achei seu blog procurando fotos da Italia para um trabalho meu do Curso de Italiano, e adorei sua história.
    Estou me Graduando este ano em Direito na Universidade São Francisco em São Paulo, e tenho planos de ano que vem ir para Italia para uma especialização, e sendo assim gostaria de manter contato com você, preciso de uns toques, como chegar, onde ficar, como é ser um estudante estrangeiro.
    Não tenho experiencias deste tipo, nunca sai do Brasil, então se puder ajudar.
    Meu email é deveyga@hotmail.com, este so tenho acesso em casa, e o email funcional que acesso na empresa é devanir@policiamilitar.sp.gov.br.
    Vamos trocar algumas idéias, por favor me mande um email e vamos conversar.
    Grazie e Saluti.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!