terça-feira, 27 de abril de 2010

Não deixe de visitar também em Firenze...

Piazzale Michelangelo: após subir o Viale dei Colli, uma alameda que percorre, com seus 6 km de extensão, as colinas ao sul de Florença, chegamos ao famoso Piazzale Michelangelo. É uma praça larga, repleta de barraquinhas de souvenir e de ônibus de excursão, local ideal para registrar uma bela imagem da cidade, para passear por seus jardins ou simplesmente tomar um café admirando o belo panorama de Firenze.


À noite, no lugar de excursionistas e guias, o Piazzale Michelangelo se transforma em um ponto de encontro de jovens. Da última vez que estivemos lá, no final de agosto, não encontramos lugar para estacionar, nem mesmo nas redondezas, por causa de tantos barzinhos e discotecas situados nas proximidades.


O nome do local, como se pôde notar, é uma homenagem a Michelangelo. Bem ao centro, encontra-se uma das cópias da famosa estátua de Buonarroti, o David, além das figuras alegóricas que adornam os túmulos da família Medici na Igreja de San Lorenzo.



Basilica di San Miniato: está localizada em um dos pontos mais altos de Florença e de onde se tem uma vista espetacular do panorama da cidade. Adjacentes à Basílica estão o Monastero di San Miniato e o Cimitero delle Porte Sante (onde estão enterrados ilustres personagens como Carlo Collodi, autor de Pinocchio, Vasco Pratolini, escritor do Novecento italiano, Giovanni Spadolini, primeiro ministro italiano em 1982, Mario Cecchi Gori, produtor cinematográfico, Enrico Coveri, estilista italiano, a família Vespucci, da qual pertencia Américo Vespucio, entre outros).


Ao lado do claustro do Mosteiro de São Miniato, foi construído, em 1295 pelo bispo Andrea de' Mozzi, o Palazzo dei Vescovi (Palácio dos Bispos), destinado à hospedagem veranil dos bispos florentinos. Em 1337, foi incorporado ao mosteiro, mas já serviu de fortaleza, hospital e asilo.


A fachada da Basilica di San Miniato é uma das obras-primas da arquitetura românica na Toscana, construída no século XI. A parte inferior é decorada com arcadas sustentadas por capitéis coríntios e a superior, apresenta um mosaico representante Cristo entre a Virgem Maria e São Miniato.





Chiesa di Santa Maria Novella: a igreja encontra-se a poucos passos da estação ferroviária principal de Florença. Sua construção teve início em 1279, sendo concluída somente em 1348. A fachada, porém foi refeita entre 1456 e 1470 por Leon Battista Alberti, que também projetou o portal e toda a parte acima deste, marcada por placas embutidas e emolduradas por brasões da família Rucellai, os patrocinadores da obra. O campanário gótico é de 1330-50.


O interior da igreja, formado por três naves, é em estilo gótico e lá estão expostas algumas das mais significativas obras da arte florentina e italiana.


Anexo à igreja, encontram-se o Grande Convento com seus claustros (Cappellone degli Spagnoli, Chiostro Grande e o Chiostro dei Morti, ex-cimitério) e o refeitório, integrantes do Museo di Santa Maria Novella.



Chiesa di Orsanmichele: é a igreja das Arti di Firenze, corporações artesanais e de ofícios laicas que existiam durante a Idade Média e cuja função era proteger e garantir os interesses de seus integrantes. A elas atribui-se boa parte do mérito pelo extraordinário desenvolvimento econômico que levou Florença a se tornar uma das mais ricas e potentes cidades durante o período medieval europeu.


Originariamente, havia no lugar da atual igreja um mosteiro feminino com uma grande horta e uma pequena igreja dedicada a San Michele Arcangelo (São Miguel Arcanjo), chamada San Michele in Orto (Horta de São Miguel). Daí derivou o nome Orsanmichele.


Em torno a 1240, a igreja foi destruída para que fosse construído um mercado de grãos. No início do século XV, o edifício foi consagrado como igreja e a partir de então, a pedido do governador da cidade, deu-se início aos trabalhos de decoração por parte das corporações artísticas de Florença. Cada uma delas foi encarregada na construção das estátuas dos santos protetores das artes.


Confesso que quando a vi pela primeira vez, não achei que fosse uma igreja, talvez porque não estivesse acostumada com igrejas retangulares, diferentes daquelas "clássicas". Após percorrê-la toda, observando as estátuas dos santos colocadas nas paredes, percebi o que era realmente.

Parte posterior da Igreja de Orsanmichele com as estátuas, da direita para a esquerda, de: San Luca (São Lucas), de Giambologna, L'Incredulità di San Tommaso (A Descrença de São Tomé), de Verrocchio, e San Giovanni Battista (São João Batista), de Ghiberti
L'Incredulità di San Tommaso (Andrea Verrocchio, 1467-1483)

Piazza della Repubblica: é o centro de Florença desde a época romana e onde havia um grande fórum. Durante o período medieval, a atual praça abrigava o mercado da cidade e o gueto judaico (imposto por Cosimo I). A praça adquiriu a atual forma após a proclamação de Florença como capital da Itália (1865-71).



Museo Casa di Dante: embora Dante Alighieri tenha descrito que nascera nas proxidades da Badia Fiorentina e da Paróquia de San Martino (locais das redondezas), não se sabe com certeza se o edifício que abriga o atual museu tenha sido realmente sua residência.

Torre dei Giuochi, parte das casas que compõem o museo. Os Giuochi eram vizinhos da família de Dante

É claro que há mais lugares a serem visitados em Florença, como o Museo dell'Accademia, a Chiesa di Santa Croce, os Giardini dei Boboli, o Palazzo Pitti, o Museo del Bargello, a Basilica di Santa Trinita, entre outros. 



8 comentários:

  1. Realmente Firenze está cheia de coisas a serem vistas. Estive aí há quase 2 anos e agora bateu a vontade de voltar!!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Ju, vi seu comentario la no blog. Olha, acho q vc nao consegue copiar o texto, pq coloquei um bloqueio, mas tenta, ai ja vejo se funciona, rsrs
    Se nao conseguir te mando por email o texto. Meu email: daniela@mamaesnaitalia.com
    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Juuuuu!!!! Adorei sua visita no meu blog!!! Amei essa sua postagem que me deu uma aula sobre Firenze (que eu amo de paixão!), pois desde que estive diante dessas obras de arte, não passo um dia sequer sem pensar em voltar! Acho que já está chegando o dia! Io non vedo l'ora di partire per Firenze!!! Bjo da Lili!

    ResponderExcluir
  4. Passei por aqui é deixar um pouquinho de mim aki tbm pois, mata a saudades que estou de casa,como ja mencionei moro ai a mais de 9 anos e estou aqui no Brasil a trabalho e motivos de saude...

    Esta de parabéns pelas coisas postadas aki


    Passando para desejar um belo final de semana abençoado
    e agradecer o carinho deixado em minha pagina na minha ausencia...
    E pela corrente pelos votos de minha melhora...

    Fique com Deus
    bjs
    Soll

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelo carinho deixado aqui, Soll.

    Como vai a recuperação? Espero que esteja indo sempre melhor. Visitarei seu blog com mais calma depois que voltar para a Itália.

    Um beijo e melhoras!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Quero passar minhas férias na Itália e gostaria de umas dicas! Pode me escrever?
    keilinha.ms@hot

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Juliana passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo,
    Muito obrigada pela visita e pelos elogios. Passe por aqui sempre.
    Muito sucesso para você também!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!