sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Curiosidades da Antiga Roma


Aproveitando que os últimos assuntos do blog é sobre Roma, gostaria de compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre a vida cotidiana da Antiguidade Romana que descobri lendo o livro de um escritor paleontólogo italiano. Tantas delas foram herdadas pelos povos conquistados pelos romanos e existem até hoje.

1. Embelezamento: os romanos eram vaidosos e primavam pela boa aparência. Os homens criaram o hábito de se barbearem (com lâminas de ferro e a seco), uma obrigação sobretudo se eram soldados. Mas não faziam sozinhos; se eram ricos, possuiam um tonsor (barbeiro) particular que fazia o serviço em casa. Os  menos favorecidos iam em barbearias públicas - algumas até a céu aberto - espalhadas pela cidade. As mulheres se embelezavam em casa com ajuda de uma serva, se eram ricas. Herdaram das egípcias as técnicas da maquiagem (usavam até fuligem para pintar os olhos) e dos banhos aromáticos. O penteado variava segundo a moda ditada pelas esposas dos imperadores e chegavam até ser muito elaborados, como o das tranças que formavam um cone no alto da cabeça. Elas também tingiam os cabelos com hena, faziam apliques com cabelos importados da Índia e até depilação. 

2. Vestuário: a toga, usada sobre a túnica, servia para distinguir a classe social de quem a vestia através da cor, do volume e da forma e só podiam ser usadas por quem tinha a cidadania romana. Os escravos, plebeus pobres e soldados usavam só a túnica. As mulheres usavam, além da túnica e da toga, uma faixa sobre os seios (mammilia) e uma espécie de calcinha (subligaculum) como roupa interior e um manto que cobria a cabeça quando saiam de casa. As crianças usavam a toga praetexta com uma faixa púrpura e quando cresciam, mudavam para a toga uirilis (os meninos) e a stola (as meninas que se casavam). As romanas também usavam um tipo de biquíni para praticar esportes ou relaxarem nas termas.

Toga e pallio, o manto comprido que cobre a cabeça. As mulheres o usavam quando saiam de casa e os homens quando viajavam

Toga romana masculina

Tunica romana, usada abaixo da toga ou sem nada por cima (no caso de plebeus pobres, escravos ou soldados)

Os primeiros biquínis foram invenção dos romanos e não dos franceses. As mulheres retratadas aqui faziam ginástica usando esse traje de duas peças, mas também podiam ser usados para os banhos termais (mosaico de um antigo palacete romano de Piazza Armerina, província de Enna, Sicília)

3. Hábitos higiênicos: a higiene não era muito o forte naquela época, pelo menos do nosso ponto de vista. As mulheres estavam mais acostumadas ao banho em casa, enquanto que os homens preferiam as termas públicas. Os mais pobres tinham que se virar e tomavam banho como podiam. Para escovar os dentes, usavam uma mistura de bicarbonato de sódio, ervas aromáticas e até pó de pedra-pomes. Papel higiênico nem pensar! Cada um tinha uma esponja que era umedecida na água que corria em um pequeno canal localizado aos pés de cada vaso sanitário.

4. Lavanderia: os romanos lavavam as roupas de uma forma um tanto nojenta. Todo dia de manhã, o servo recolhia a urina de toda a família de seus patrões e a mandavam para a lavanderia, que seria usada para a limpeza das roupas. O cheiro forte era eliminado com água e essências naturais.

5. A casa romana: os patrícios e a plebe mais rica moravam nas domus, a residência urbana da Antiguidade. Essas habitações possuíam um grande atrium (átrio) cercado por colunas e ornado de jardins, pequenas hortas e de um impluvium, uma pequena cisterna pluvial, além de ser a principal fonte de luz solar da casa. O triclinium era o cômodo destinado aos jantares e banquetes, o tablinium era onde o patrono tratava de negócios e as cubicula (que eram mesmo cubículos) o local de repouso noturno, escuro e sem muita decoração ou mobílias. Também havia cozinha e banheiro. Apesar de todo o luxo e ricas decorações dessas domus, as janelas eram escassas e sempre pequenas, quase inexistentes (por motivos de segurança e privacidade). Os mais pobres moravam nas insulae, prédios condominiais com vários andares que depois  passou a ser também residência dos mais abastados quando começou a crescer o índice demográfico de Roma (era uma das cidades mais populosas da Antiguidade). Nesse caso, os andares de baixo eram os mais caros e os mais altos os mais baratos, ao contrário de hoje; quem morava mais embaixo podia fugir com mais facilidade em caso de incêndio (que eram muito comuns naquela época). 

Detalhe de uma domus romana urbana (Sir Lawrence Alma-Tadema, 1901). A parte descoberta, chamada de atrium, era o centro da casa e de onde entrava a luz do sol, vista a escassez de janelas na residência
Restos de uma insula, os nossos atuais apartamentos, em Ostia Antica, uma antiga colônia romana, atual distrito do município de Roma

6. Escola: até os 7 anos, a criança era educada pelo próprio pai, que lhe ensinava moral, noções rudimentares de escrita e história dos personagens ilustres. Depois dos sete anos, a criança (de família rica) passava a ser educada por um tutor, geralmente um escravo grego (a civilização grega era muito mais progredida culturalmente que a romana) liberto, que lhe dava noções de aritimética, escrita e leitura. Os menos favorecidos e até alguns ricos mandavam seus filhos às escolas públicas (e a céu aberto), onde também aprendiam a ler, a escrever e a fazer contas. Um fato interessante é que a leitura naquela época era em voz alta; somente na Idade Média, com os monges copistas, aprendemos a ler mentalmente.

Auto-relevo de uma cena escolar

    7. Vida social: as ruas de Roma eram muito movimentadas durante o dia. Era um vai e vem de pessoas de todas as classes sociais que se misturavam ao caos do comércio, quase uma Vinte e Cinco de Março (rua do centro de São Paulo famosa por seu grande comércio) em época de Natal. À noite não era aconselhado sair de casa pelo risco de assaltos e assassinatos, devido ao policiamento praticamente inexistente. O ponto de encontro dos romanos eram as termas, divididas entre masculinas e femininas, locais de relax, prática de esportes e vida social. Em alternativa, havia os bares, frequentados exclusivamente por homens, que também serviam de restaurante e "outros fins". Um lugar bem insólito para a socialização dos homens romanos era nos banheiros públicos; sentados em um banco conjunto sem divisórias, discutiam sobre diversos assuntos enquanto faziam o número 2.

    Ruínas das Termas de Caracalla
    Um bar-restaurante da Antiguidade Romana

    Toilettes públicas da Antiguidade Romana. Como se pode ver, não havia privacidade e os homens faziam suas necessidades conversando com outros homens tranquilamente e sem pudor. Aos pés de cada sanitário havia um canal por onde corria a água que servia para umedecer a esponja e se limpar depois do "social"

    8. Engenharia civil: os romanos eram hábeis engenheiros. Devemos a eles a construção de pontes, aquedutos e estradas, que foram por muito tempo uma importante via de comunicação com outras colônias do Império Romano (a mais famosa é a Via Appia, que ligava Roma a Brindisi, no sul da Itália).

    Antiga Via Appia que ligava Roma a região da Puglia , no sudeste da Itália

    Há ainda várias outras curiosidades ligadas aos romanos como simbologias, técnicas militares, comportamento etc. que dariam assuntos para um livro ou tratados de antropologia. Se alguém se lembrar de um interessante, pode escrever como comentário que será bem-vindo.


    16 comentários:

    1. Oi, Juliana!!!! Adorei esse post!!!! Minha paixão pela Itália cresce a cada giorno e, fico muito feliz quando encontro textos assim! A Roma antiga é um assunto que procuro estudar sempre! Bacione, bellissima!!!!
      Lili.

      ResponderExcluir
    2. Oi Juliana, interessantíssimo post! Eu que amo a Itália, me deleito com qq tema falando sobre sua história. E ver as fotos, me levou até à Roma Antiga. Muito bom mesmo! Amei! beijos,

      ResponderExcluir
    3. Juliana querida,
      Conhecer detalhes de Roma, sua história,hábitos, faz com que a cada dia eu me interesse mais por sua cultura, tão rica e interessante.
      Beijos carinhosos,
      Nena.
      www.coracaodanena.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. Meninas, muito obrigada pelos comentarios! Fico feliz que voces gostaram do tema abordado.
      Um beijo a todas!

      ResponderExcluir
    5. Muito bom Ju! Também adorei esse post! Bem escrito, com curiosidades interessantes e bem documentado com imagens. Parabéns.

      ResponderExcluir
    6. Obrigada a voce também, Leonardo! Interessante como ha coisas hoje que vem daquele tempo...

      ResponderExcluir
    7. Olá Juliana, tudo bem?

      Adorei as informações trazidas sobre a roma antiga, certamente muito interessante para os apreciadores desta cultura, assim como eu.

      Gostaria de saber se seria possível a bibliografia deste escritor italiano a qual mencionou?

      Grata.

      ResponderExcluir
    8. Olá anônima

      Obrigada por sua visita e seja sempre bem-vinda. Ultimamente ando um pouco afastada mas espero em breve retomar as atividades.

      O livro chama-se 'Una giornata nell'antica Roma. Vita quotidiana, segreti e curiosità', do autor Alberto Angela, publicado em 2007 pela editora Mondadori. Se lhe interessa, ele também publicou outro livro sobre o tema em 2010 sob o título 'Impero. Viaggio nell'Impero di Roma seguendo una moneta', também pela editora Mondadori.

      No site da Internet Book Store (Ibs.it) você pode ter mais informação e até comprar online. Os links são estes: http://www.ibs.it/code/9788804560135/angela-alberto/una-giornata-nell.html e http://www.ibs.it/code/9788804592396/angela-alberto/impero-viaggio-nell.html

      Um abraço

      ResponderExcluir
    9. Olá, Juliana, tudo bem? Sou seu visitante de Araçuaí (Minas Gerais)

      Parabéns pela matéria!Me ajudou bastante em minha pesquisa escolar. Ficou um ótimo trabalho, com uma ótima qualidade de imagens e conteúdo. Sucessos pra você, continue assim! Beijos.

      ResponderExcluir
    10. Oi Ju,
      Eu também fiquei impressionada com essa história do biquini quando fui para Piazza Armerina e vi os mosaicos dos biquinis antes mesmo do nascimento de Cristo.
      Tinha lido em diversas revistas de moda que não sei quem e não sei quando de recente inventaram o biquini 2 peças, mas quem diria, ele já existia há mais de 2000 anos.

      Para quem ficou com vontade de ir para Roma, acabei de escrever um post com 10 dicas de hotel em Roma para os diferentes bolsos: do simples e limpinho até o mais requintado que o dinheiro pode comprar. :) Aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/hotel-roma-italia-10-dicas-para-a-sua-viagem.html

      Aproveito para parabenizar pelo seu artigo, muito interessante e curioso. Continue escrevendo, não pára não porque você escreve bem.
      Um beijo,
      Babi

      ResponderExcluir
    11. Olá, Jorge Guilherme
      Fico muito feliz em saber que meu blog foi usado para uma pesquisa escolar!
      Parabéns pelo êxito do seu trabalho e muito obrigada pela consulta. Seja sempre bem-vindo por aqui!

      Oi, Babi!
      É, eu também achei que o biquini fosse invenção antiga até ver (por fotos, infelizmente) aquele famoso mosaico de Piazza Armerina e ler o livro do Alberto Angela. Incrível como a moda volta, não?
      Assim que o blog voltar ao normal, farei a propaganda do seu artigo. A gente fica meio perdido quando vai procurar hotéis em Roma por causa da vasta gama que a cidade oferece.
      Obrigada por sua força! O blog não vai parar não, só preciso organizar a minha rotina e buscar inspirações.
      Beijos

      ResponderExcluir
    12. Excelente post. Permita-me só uma correcção. As mulheres não usavam toga mas sim a "palla". A toga era única e somente masculina assim como a palla era estritamente destinada ao género feminino.

      Espero ter sido util :)

      Tiago Ferreira - Aluno arqueologia - FLUP

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada por seu comentário, Tiago! Vou providenciar a correção do texto.

        Excluir
    13. Pode ser o escambau que for, era um império era isso era aquilo. mas eu prefiro viver na pacata, limpa e moderna santa Rosa-RS em 2016.

      ResponderExcluir

    Obrigada por sua visita e comentário!

    Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

    Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

    Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

    Agradeço a sua compreensão!