quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Comemorações e tradições do Ano Novo na Itália

Fogos de artifício na cidade de Turim, Itália

O Ano Novo é a festa mais esperada e comemorada no mundo todo. As pessoas fazem suas promessas para o ano vindouro, as cidades se embelezam com as espetaculares apresentações de fogos de artifício e não resistimos à tentação da contagem regressiva nos últimos segundos que antecedem o novo ano. 

Dizem que a primeira comemoração do Ano Novo aconteceu na Mesopotâmia (atual Iraque) 2000 anos antes de Cristo. A festa começava no equinócio de primavera (em março no hemisfério norte e em setembro no hemisfério sul), quando o sol se aproxima da linha do Equador fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

Em 46 a.C., o imperador Júlio César decretou o dia do Ano Novo no dia 1º de janeiro, dia dedicado ao deus romano Jano (que deu origem ao nome do mês de Janeiro). Na Mitologia Romana, Jano era o porteiro celestial de duas cabeças, uma representando o passado e a outra o futuro, responsável por abrir as portas para o ano que estava chegando. Durante a Idade Média, ainda havia uma grande variedade de datas que indicavam o início do ano em alguns países europeus; até o início de 1600, o Ano Novo na Espanha coincidia com o Natal, na França, até 1564 o Réveillon era na Páscoa e na República de Veneza, no dia 1º de março. Essa confusão de datas teve fim em 1694, quando o Papa Inocêncio XII estabeleceu que o ano deveria começar no dia 1º de janeiro, segundo o calendário gregoriano.

Cada povo tem suas tradições e superstições para receber o novo ano. Os italianos costumam usar roupa íntima vermelha para dar sorte. À mesa da ceia não podem faltar o cotechino (uma espécie de linguiça feita com carne gorda de porco) e zampone (pé de porco) com lentilhas para trazer dinheiro no ano que está para vir. Em Veneza, a cidade romântica, os casais se beijam à meia-noite na Piazza San Marco ao som dos 12 toques do sino. E para finalizar a noite, não pode faltar a famosa tombola (uma espécie de loto/bingo), jogada com parentes e amigos. 

Sempre me perguntei de onde surgiu a moda de se vestir de branco durante o Réveillon no Brasil. Achei que fosse alguma tradição ligada ao Candomblé ou por motivos comerciais. O 1º de janeiro, além de ser Dia de Nossa Senhora, mãe de Jesus, é também o Dia Mundial da Paz, instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI. Pela teoria do "achismo", deve ser por esta razão que os brasileiros adotaram o branco para festejar no Ano Novo, já que é uma cor que simboliza a paz na cultura ocidental.



Réveillon vem do verbo francês réveiller, despertar em português.



9 comentários:

  1. Adorei! Como uma boa brasileira, alguma peça branca e nova vou ter que vestir! E vou passar o Ano Novo em Veneza, e beijar meu marido ao som das 12 badaladas!! rs.. feliz ano novo Ju! beijos

    ResponderExcluir
  2. Também adorei a historia, que eu ainda nao conhecia.
    Pois é, tb queria ter minha roupinha branca mas nao achei nada no ano passado aqui na Italia, quem sabe esse ano melhora ne?
    Bjs e feliz 2011!!!!

    ResponderExcluir
  3. É Brenda, o jeito foi: calcinha nova branca! hahahah.

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana

    Muita Paz à vc...
    Hoje tem o post "A COZINHA DA KINHA"

    Que 2011 seja um ano grandes glórias pessoais.

    Bjoooooooo..........

    ResponderExcluir
  5. Feliz Ano Novo, meninas! Como passaram a virada?

    Carla e Brenda: não usei roupa branca este ano de novo! E nem roupa íntima vermelha ou branca

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, Juliana.
    Nao sabia da origem do Reveillon em 1 de Janeiro. Na Italia nao tem nenhuma cor de roupa especifica, mas aqui no Brasil todos passam de branco mesmo!
    FELIZ ANO NOVO!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Feliz Ano Novo, Davide!

    Conversando com um amigo e depois de confirmar com a tia brasileira do meu namorado, concluimos que o branco é uma tradiçao ligada ao Candomblé, ja que o Ano Novo é dedicado a Iemanjà, a deusa do mar. Mas esta é uma afirmaçao na base do "achismo", seria preciso fazer uma pesquisa para comprovar.

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana,
    adorei o texto dos reis magos... Minha vó sempre deu muita importância ao dia deles...
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcio

    Que bom que gostou! Infelizmente, hoje a tradiçao dos Reis Magos anda meio esquecida (ainda que que temos ainda o reisado!)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!