quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Adoração dos Magos, de Bartolomé Steban Murillo

A tradição cristã conta que três reis de nome Melquior, Baltasar e Gaspar, vindos do leste sob a guia de uma estrela, teriam chegado a Belém para visitar e presentear com mirra, incenso e ouro o novo rei que acabara de nascer. Por se tratar de uma realeza, os três bateram primeiro à porta do palácio onde morava o cruel e tirano Herodes que, sentindo-se ameaçado por aquela humilde criança que já era tão adorada, ordenou a perseguição de todos os bebês meninos da Galiléia.

Segundo a tradição católica, os Três Reis Magos não eram reis e sim representantes de religiões pagãs do Oriente Médio. Também não se sabe ao certo se eram realmente em três ou mais. Diz-se três pela quantidade de presentes ou, segundo minha "teoria", pelo fato do número 3 ser considerado perfeito. As dádivas oferecidas representariam um resumo do evangelho e da fé cristã: o ouro estaria ligado à nobreza e à subsistência para sua fuga ao Egito, o incenso - usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus - à fé e a mirra - usada para embalsamentos - ao martírio e à morte de Jesus. 

O Evangelho segundo Mateus parece ser o único que menciona a existência dos Reis Magos:


"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).
"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra"(Mt 2, 12). 



Fonte: Wikipédia


5 comentários:

  1. Olá, Juliana, me chamo Gleiciane, moro em Fortaleza/ce. Um dia desses, vendo algumas coisas sobre a Italia, encontrei seu blog, logo de inicio, vi que não seria mais um blog que eu olharia e depois nunca mais passaria por ele, porque você tem um bom estilo de mostar informações curiosas sobre este país belissímo que é a Italia. Sempre vejo e aprecio muito suas fotos e as explicações que dá a cada informação. um abraço e feliz 2011.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Celia!

    Gleiciane, fico muito feliz que aprecie meu blog. Escrevo de uma forma simples e descontraida para todos possam ter acesso ao blog. Feliz 2011 para voce também e volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela abordagem cultural do blog.Sempre que eu puder vou passar para olhar as novidades.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Renata!
    Passe sim, serà sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!