quarta-feira, 16 de março de 2011

Carnaval em Veneza 2011


Sei que estou atrasada (sou adepta do velho ditado "antes tarde do que nunca") e espero que os católicos mais conservadores não me excomunguem por publicar um texto sobre o Carnaval em plena Quaresma.  

Brincadeiras à parte, este ano finalmente fui a Veneza participar da festa mais famosa do mundo. Fui no último sábado de Carnaval (aqui começam os festejos uma semana antes do Carnaval brasileiro) e o sol ajudou a animar a festa e a atrair turistas. Nunca tinha visto Veneza tão cheia, nem mesmo no verão a cidade fica tão insuportavelmente lotada a ponto de dificultar nossa caminhada.


Quando a gente fala Carnaval, é inevitável que um brasileiro não associe ao que comemoramos lá. E aí pensamos em samba, desfiles, gente na rua se divertindo, sejam elas crianças ou adultos, e 4 dias de festas ininterruptas, com direito a um feriado prolongado. Aí a gente vem para cá e se decepciona porque, além do frio (que é muito estranho, até mais que no Natal, pois já estamos mais que acostumados à imagem do Papai Noel e da neve que vemos nos filmes made in USA), não tem samba, nem marchinha e nem feriado prolongado. Voltando a Veneza, até que achei animadinho o Carnaval de lá, talvez por já ter me acostumado a não festejar mais o do Brasil ou porque tinha muita gente fantasiada ou mascarada.

O Carnaval de Veneza já foi bem mais animado e até parecido com o nosso. Segundo a enciclopédia mais popular da web, as primeiras manifestações carnavalescas remontam ao ano de 1094 e surgiram como uma necessidade de conceder à classe mais pobre da população um breve período de festas e divertimento, um pouco à maneira da política do "pão e circo" da Antiga Roma. Conta-se que o Carnaval durava cerca de seis semanas, desde o dia 26 de dezembro até a terça-feira. Tudo era liberado e os excessos eram tantos que o governo teve que intervir com regras e proibições severas a fim de impor a ordem. Até as prostitutas tiveram que entrar na linha para evitar a propagação de doenças sexualmente trasmissíveis, como a sífilis. Além da festa nas ruas, havia também os elegantes (e libertinos) bailes nos palácios da alta classe veneziana. 

Durante vários séculos Veneza foi a terra do Carnaval, até chegar Napoleão Bonaparte e, literalmente, acabar com a festa, em 1797. Somente em 1979 tornou-se uma festividade oficial, graças ao apoio do Comune di Venezia (Prefeitura), do teatro La Fenice, da Bienal de Veneza e dos entes turísticos locais, incentivos importantes para o resgate de uma cultura secular e característica da cidade.

Selecionei algumas fotos do Carnaval 2011 que publico a seguir:

Até eu e meu namorado entramos na onda dos mascarados



Tinha muita família fantasiada com o mesmo tema

Homenagem a Veneza

As famosas máscaras do Carnaval veneziano: à esquerda, de branco, a Larva e, à direita, a Médico da Peste (uma ideia do médico francês Charles de Lorme para proteger os colegas de profissao das epidemias. O bico da máscara era um recipiente que servia para alojar o filtro composto de sais e ervas aromáticas: alecrim, alho e zimbro)

Crianças fantasiadas e fantasias inusitadas, como o homem caracol e o menino Disaronno (um licor italiano). Também não podia falta o sumo poeta italiano, Dante Alighieri (no alto à direita)

Máscaras e fantasias de personagens famosos

Não podiam faltar as fantasias mais descontraída, como o papa com a cervejinha na mão, o mexicano bigodudo e a Alice um tanto masculina cacompanhada do Chapeleiro Maluco e da guarda da Rainha de Copas

Até o príncipe William da Inglaterra estava lá, trabalhando como garçon =0)

9 comentários:

  1. Olá Juliana, lindo e exótico! Bem diferente daqui também. O Carnaval mais lindo do mundo é o de Veneza. Já fui uma vez e nunca esquecerei. Belo post! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. lindas fotos! com certeza eles sabem se fantasiar, se produzir, mas ainda falta o lance da música né? rs.. bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana...
    tudo bem? gostei do post e principalmente das fotos... Estou sentindo falta das suas visitas no blog...Apareça.
    abs

    ResponderExcluir
  4. Ola, Angela! Como è o Carnaval na Alemanha? E' diferente daqui?
    Foi bem dificil escolher a mascara e a fantasia mais bonita do Carnaval de Veneza.
    Beijos


    Oi, Carla! Obrigada! E', falta mesmo o lance da musica. Estranho Carnaval sem musica (se bem que às vezes tocava musica na Piazza San Marco).
    Beijos


    Oi, Marcio! Obrigada pelo comentario e sua visita.
    Eh verdade, estou em falta com seu blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. O Carnaval de Veneza é único mesmo. É o Carnaval mais misterioso e com mais glamour. Adoravamos ir um dia. Uma boa razão para regresssarmos a Veneza :) Excelente post Juliana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ju
    Belíssimas fotos numa das cidades mais lindas que já conheci!

    ResponderExcluir
  7. Olá Vagamundos!
    Obrigada pela visita e comentário. Foi a primeira vez que fui assistir ao vivo o Carnaval glamouroso de Veneza. Era impossível não fotografar aquelas fantasias maravilhosas.
    Beijinhos

    Olá Célia!
    Obrigada pelo comentário. Veneza é uma cidade única e encantadora.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Juliana

    Agradecemos a todos os nossos amigos, seguidores e parceiros que celebraram connosco o 150º Aniversário da União de Itália no blog da “Associazione Culturale Luís de Camões”.
    Ficámos muito honrados e felizes com tua presença na nossa “casa” nessa ocasião tão especial para o nosso País.
    Nós nunca esqueçeremos teu apoio a nossa iniciativa e Associação...
    Seja sempre bem-vinda no nosso espaço ítalo-lusófono, que é também a tua “casa”.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. ACLC,

    Eu quem agradeço a grande recepçao neste blog tao rico que fala de dois paises que apreço muito: Italia e Portugal.

    Sejam também bem-vindos ao La Nostra Italia!

    Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!