terça-feira, 29 de março de 2011

Horário de verão no Hemisfério Norte


No último domingo, dia 27/03, a Europa toda e parte da América e África do norte adiantaram em uma hora seus relógios, entrando no Horário de Verão, medida que muitos países adotaram para aproveitar mais a luz solar e obter, com isso, uma significativa economia energética.  Na Itália, a Ora legale (como é chamada aqui) tem início às 2:00 (e não à 0:00 como no Brasil) do último domingo de março e termina às 2:00 também  do último domingo de outubro, quando recomeça a Ora solare (o horário normal). Essa longa duração de sete meses de Horário de Verão é um padrão usado em toda a Europa a partir de 1996.

Sempre tive uma certa dificuldade de me adpatar ao novo horário. Era estranho, no Brasil, acordar quando ainda estava escuro lá fora (aqui na Itália, antes mesmo do Horário de Verão, o sol já está bem altinho às 6:00) ou ter sono já às 21:00 quando, na verdade, ainda são 20:00 no nosso horário biológico. A impressão que se tem é que estamos adiantados demais, o que em parte é verdade, já que agora estamos 5 horas à frente do Brasil (segundo o Horário de Brasília).

5 comentários:

  1. Aí existe um ótimo motivo para ter horário de verão...6 horas tá sol pra dedéu e a noite tem sol até às 22h. Aqui no Brasil faz economia à noite, mas td mundo levanta no escuro...meio português!

    ResponderExcluir
  2. Juliana, nunca gostei de horário de verão... Como bom carioca, uma hora a mais de sol (de 40 graus) era como um castigo! Aqui ainda não me acostumei. Estou todo desregulado... E as horas em relação ao Brasil aumentaram! Gostei não! :)

    Obrigado pela visita no Disegno... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ise!
    Gostei da sua visita por aqui!
    Pois é, aqui tem motivos mais válidos para o horário de verão.

    Oi, Felipe!
    Bem-vindo!
    Realmente, uma hora a mais de sol escaldante no verão é um castigo.
    Sempre me desregulo com o horário de verão. Ontem mesmo fui almoçar às 14, já que estou acostumada a comer por volta das 13.
    O bom do horário de verão europeu são as longas horas mais claras, ótimas para aproveitar o fim do dia no parque ou dar uma corridinha em dias de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana,
    muito informativo o texto... Não sabia que também tinha na Itália. Eu sou do tipo que demora um bom tempo para me acostumar com o horário de verão... e quando muda de novo??? Um caos...
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcio,
    É, quando começa a gente demora um tempinho para se acostumar e quando já estamos acostumados, muda de novo. Ainda bem que aqui dura mais tempo, assim a gente se acostuma melhor (mas é duro quando chega o outono e temos poucas horas de luz natural).

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!