segunda-feira, 28 de março de 2011

Pesquisa sobre a imigração brasileira na Itália

Muito se tem falado da imigração italiana no Brasil e no mundo. Há uma infinidade de pesquisas e estudos relacionados ao tema e que envolve também aspectos culturais, linguísticos e até gastronômicos. Hoje, porém, a situação se inverteu. De país da imigração, passamos a ser os emigrantes que tentam a vida em outros países espalhados pelo mundo. 

Com base nesse quadro, começam a surgir os primeiros estudos sobre o fenômeno emigratório brasileiro. Como é o caso do jornalista e pesquisador Rodrigo Zanetti, que está desenvolvendo um estudo justamente sobre a imigração brasileira na Itália e precisa de voluntários. O tema principal da pesquisa dele é sobre a forma de comunicação dos brasileiros na Itália e como a internet influencia na manutenção dos laços afetivos com parentes e amigos que ficaram no Brasil.

Para participar, é só responder a um breve e simples questionário online disponível aqui (clique sobre a palavra "aqui" para o acesso ao link com as perguntas - a maioria é de múltipla escolha). Lembrando que só poderão participar os brasileiros que residem na Itália e que todos os dados reportados no questionário serão mantidos sob sigilo. 

Para mais informações, contate o Rodrigo: rodzanetti@gmail.com.

Gostei da iniciativa e espero que cresçam mais ainda pesquisas como esta para que a futura geração de brasileiros no exterior possa conhecer e entender melhor a história de seus antepassados fora do país de origem.

Um comentário:

  1. Olá Juliana, estou aqui visitando seu blog... Não conhecia! Também deixei São Paulo para estudar em Milão, e também escrevo um blog sobre minhas experiências, interiores, arquitetura, design, fotografia... Covindo você e seus leitores a conhecerem o meu "Disegno à Milanesa". É para devorar com os olhos! Abraço!

    http://disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!