domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa!


Queridos leitores,
Os meus mais sinceros votos de uma santa Páscoa a vocês e a todos os seus caros. Que Cristo ressuscitado renove nossas esperanças e fé em uma vida mais serena.

"Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos" - Coríntios 15:21



Como é a Páscoa na Itália:

  • No sul do país as tradições são bem mais presentes que no norte. Há comemorações e procissões durante toda a Quaresma. Já no norte, as procissões são feitas prevalentemente na Semana Santa (e ainda acho as do interior do Brasil mais sentidas);
  • A Sexta-Feira da Paixão é um dia útil, assim como o Sábado de Aleluia. Em compensação, na segunda-feira após a Páscoa (que aqui é chamada Pasquetta ou Lunedì dell'Angelo) é feriado e o dia do clássico piquenique em parques ou no campo.
  • Aqui também não se come carne na Sexta-Feira Santa e a bacalhoada não é o prato principal de Páscoa (mas o carneiro assado sim). A Colomba Pascal também existe por aqui (na verdade, o Brasil que a importou) e de todos os tipos: clássica, recheada, com chocolate, etc..
  • O Ovo de Páscoa de chocolate é o símbolo comercial dessa festa aqui também, mas o coelhinho não é muito popular como o é no Brasil. O protagonista aqui é o pintinho amarelo.
  • Por falar em ovos de chocolate, o comércio italiano não é tão "marketeiro" como no Brasil. Nos supermercados brasileiros é muito comum vermos uma infinidade de ovos de Páscoa pendurados nos corredores formando uma espécie de túnel. Aqui eles ficam expostos em estantes e não dão aquele mesmo efeito que vemos nos estabelecimentos comerciais brasileiros.




4 comentários:

  1. "Algumas coisas são explicas pela ciência, outras pela fé. A páscoa ou pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, páscoa é amor." (Albert Einstein)
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Juliana! Um ótimo fim de páscoa para você! Espero que tenha tido um ótimo domingo... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Feliz pascoa (in ritardo)... gostei do teu blog. Ja coloquei na minha lista de preferidos e ja to seguindo.

    de uma passadinha no meu...
    http://pugliabrasil.blogspot.com/

    valeu
    Alex

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Felipe. Aqui foi tudo tranquilo. Espero que tenha aproveitado o dia.

    Alex,
    Obrigada por sua visita e pelo apreço. Feliz Páscoa atrasada para você também!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!