sábado, 2 de abril de 2011

O 1° de abril da Itália


Ontem fiz minha brincadeirinha do dia da mentira no facebook que bem que poderia ter sido verdade. Disse que estava no aeroporto de Malpensa com destino a São Paulo. E ainda teve gente que acreditou, coisa rara para mim porque sempre diziam "1° de abril!".

Aqui na Itália também são muito comuns as brincadeirinhas e mentirinhas típicas do primeiro dia de abril. Mas aqui eles não falam "dia da mentira" ou "1° de abril!" para quem cai na pegadinha e sim "pesce d'aprile" (peixe de abril). Outro costume que eles têm para esse dia é colar um peixinho de papel nas costas das pessoas, sem que elas percebam, ou contar mentiras midiáticas, como se faz em muitos países.


Mas por que "pesce d'aprile"? Infelizmente, as origens não são muito precisas e muitas deles se perderam no tempo. Segundo o que li na Wikipedia, o uso do peixe surgiu na França (de fato, eles também usam o termo "poisson d'avril", ou seja, "peixe de abril"). Por causa do novo calendário que se tornou oficial, o Calendário Gregoriano de 1582, muita gente teve dificuldades de se adaptar, acostumadas às antigas comemoraçoes do Ano Novo, que aconteciam no final de março até o dia 1° de abril. Então, alguns engraçadinhos se aproveitaram da situação e resolveram brincar com essas pessoas, oferecendo-lhes pacotes  de presente. A maioria do conteúdo era comida e como coincidia com a Quaresma, não podia ser carne vermelha. Adivinhem então o que usavam? Sim, o peixe. 

Seja como for, no primeiro dia de abril toda mentira é permitida, desde que seja saudável e dure apenas um dia.

E vocês, mentiram muito ontem? Qual foi a pegadinha que fez cair todo mundo?


Fotos de Google imagens

5 comentários:

  1. Juliana querida,
    Que bom que vc matou um pouco da sua saudade da 25, hehehe...
    Não vou à SP sem dar uma volta por lá, hehehe...
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando no Brasl, costumava escrever um bilhete "ligar para Dr. Leão" com o número do zoológico. Quem atendia o telefone (o funcionário do zoo) já estava acostumado e deixava o infeliz esperando...

    ResponderExcluir
  3. Nena,
    Ir a 25 de Março é uma praxe de todo paulistano e visitantes :D Minhas tias de Minas vivem fazendo suas encomendas a minha mae.
    Beijos :D

    Allan,
    Gostei dessa nova (pelo menos para mim) pegadinha!

    ResponderExcluir
  4. Il primo di aprile é l' unico giorno in cui non si accettano le classiche "pacche sulle spalle"... solo a sentirci sfiorarti incurviamo lo sguardo per vedere dove sta lo scherzo... che quando va bene é un pesce, ma spesso vengono applicate altre varianti, tipo il "pisellone" alato... non so se anche dalle altre parti d' Italia é così, ma dalle mie lo era.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Infatti! Non ho mai ricevuto scherzi del tipo. Pensa se fossero varianti bem più pesanti del pesce o del "pisellone alato", tipo la cacca del gatto :D Che schifo solo a pensare!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!