domingo, 8 de maio de 2011

Dia das mães


Dedico este post a todas as mulheres especiais e únicas na nossa vida, aquelas que nos geraram ou que nos deram todo o amor e carinho que uma pessoa pode ter, que nos suportou por 9 meses e outros tantos anos, que está sempre ali nos guiando e nos aconselhando (e que muitas vezes achamos "um saco") e que nos ama mais que tudo nessa vida: feliz dia, mamães!

Na Itália, assim como no Brasil, celebra-se o dia das mães no segundo domingo de maio. É uma data que varia de país para país. Os países árabes, por exemplo, festejam no dia 21 de março, primeiro dia da primavera no hemisfério norte. Nos países britânicos, no quarto domingo da Quaresma. O então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, oficializou a data no segundo domingo de maio em 1932 e em 1947, o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, decidiu que o dia das mães também pertencesse ao calendário oficial da Igreja Católica. Na Itália, Don Otello Migliosi celebrou a primeira missa das mães no dia 12 de maio de 1957 em Assis.

As origens do dia das mães estão ligadas às tradições pagãs da antiga Grécia: a primavera era festejada em nome de Reia, mãe dos deuses mitológicos. Também está relacionada com outras celebrações pré-cristãs, como o culto da fertilidade durante a primavera. Como o passar do tempo, o dia dedicado as mães foi se tornando popular e se difundiu em várias civilizações e culturas. 



Fonte: Wikipédia


10 comentários:

  1. Tomo emprestada a tua mensagem.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Aqui na Alemanha também se comemora no segundo domingo de maio! Linda a sua mensagem!! Obrigada!!
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Celia e Angela,
    Espero que tenham tido um maravilhoso dia das maes!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, sempre será um prazer visitá-la por aqui....se assim posso chamá-la.
    Gostaria que vc procurasse lá no Blog a Coleção Caminhos de Pedra(coluna da Direita - terceira foto)e entendesse minha adoração pela Itália. Fiz esse projeto como trabalho de conclusão da faculdade de Design de Joias...na verdade prestei uma homenagem aos meus antepassados....uma honra pra mim....ainda quero divulgá-la ai na Itália, mas ainda não pude me dedicar a busca dos contatos certos por aqui...mas tudo tem sua hora....e tenho certeza que esse projeto possui vários propósitos.
    Bjos querida

    ResponderExcluir
  5. olá minha querida! passei para ver as novidades e matar saudades.
    bjinhos grandes :)

    ResponderExcluir
  6. @A Designer de Joias: muito obrigada por sua visita e seja sempre bem-vinda! Fui conferir sua coleção e adorei as peças, deixei até um recadinho para você. Bjs

    @APO: muito obrigada por sua visita! Infelizmente não ando atualizando muito o blog, mas logo chegam as novidades. Bjinhos!

    ResponderExcluir
  7. olá querida! desculpa só agora vir responder ao teu simpático comentário no meu blog. Tens que visitar o tal observatório astronómico de que me falaste. Eu adoraria.
    um bjo grande!

    ResponderExcluir
  8. Juliana querida,
    Mãe é única para sempre!
    Estive em Roma agora em junho, peguei um calorzão quase que nem o do Acre, hehehe...
    Tive a rara oportunidade de ouvir de pertinho José Carreras e de descobrir lugares que eu já havia ido, mas que dessa vez vi com outra percepção e andei a pé até não poder mais.
    Beijos carinhosos e um ótimo verão para você,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá APO e Nena,
    Fico muito feliz pela visita! Voltem sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!