terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Benvenuti al Nord e o lugar-comum entre norte e sul


Na quarta-feira passada fui ao cinema assistir a mais um sucesso das bilheterias italianas: Benvenuti al Nord (Bem-vindo ao Norte), continuação da comédia Benvenuti al Sud (Bem-vindo ao Sul), ambas de Luca Miniero, que por sua vez é um remake do francês Bienvenue chez les Ch'tis (Bem-vindo ao Norte em Portugal e A Riviera Não é Aqui no Brasil), dirigido por Dany Boon em 2008. Mas o filme inspirador de todos eles foi, na verdade, Totò, Peppino e...la malafemmina, de 1956.

Cena do filme Totò, Peppino e...la malafemmina. Totò e Peppino são dois proprietários de terras do interior de Nápoles, acostumados à simplicidade de sua gente. Um dia decidem ir a Milão em busca do sobrinho fujão...

Só para entender melhor, o Benvenuti al Sud, versão italiana do Bienvenue chez les Ch'tis, conta a história de um diretor dos correios italianos que, por pressão da esposa neurótica, faz de tudo para ser transferido a Milão. Descoberto por uma fraude, é "punido" com uma transferência de um ano para uma cidadezinha pacata ao mar na província de Salerno, sul da Itália. Inicialmente fica triste e fechado às novas amizades por causa de tantos preconceitos ligados aos meridionais, mas aos poucos vai se acostumando e ganhando a confiança dos novos colegas, chegando até a levar a esposa e o filho para a nova residência. Na sequência, o novo amigo e colega do protagonista é transferido para Milão por causa de um mal-entendido. E assim continuam as cômicas divergências entre norte e sul e os preconceitos sobre os lugares de proveniência que, no final das contas, "acabam tudo em pizza". 


No Benvenuti al Nord encontrei muitas semelhanças com a sociedade brasileira e os preconceitos regionais que lá temos, bastaria só inverter os pólos. Quem sabe algum cineasta não resolve criar um remake do filme no Brasil?


5 comentários:

  1. Eu me acabei de rir com Benvenuti al sud!Quando contei para um amigo sobre a parte do filme em que ao saber que será transferido para o Sul o protagonista pergunta -Onde?Bologna? ele disse que também conhecia o filme.Aliás,até me pergunto onde os italianos da Emilia-Romagna se situam nessa rivalidade Norte X Sul da Itália.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila. Obrigada por sua visita! Entao, alguns mais extremistas acham que para baixo do rio Po ja é o sul da Italia. "Oficialmente", o sul da Italia é delimitado pela linha do Mezzogiorno e compreende as regioes de Abruzzo, Molise, Campania, Puglia, Basilicata, Calabria, Sicilia, Sardegna.
    http://it.wikipedia.org/wiki/Mezzogiorno

    Oi, Celia! Obrigada por sua visita. Estes filmes estao fazendo muito sucesso por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a todos, me chamo Gabriele, sou italiano e moro no Brasil... no sul... SC.
    Sou da Emilia-Romagna, e nessa "competição" posso dizer que nos sentimos mais do norte do que do sul, mas ao mesmo tempo temos uma visão mais aberta do que a de Claudio Bisio no filme (que é realmente muito engraçado).
    Mesmo assim, infelizmente, nos tambem prejulgamos... que é normal, final das contas... mas não é certo.
    Ciao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriele
      Todos nos, habitantes da Terra, clamamos pela globalizaçao mas ainda estamos muito presos a bairrismos e teorias cartesianas. Que diferença ha se uma pessoa mora no sul ou no norte? No Oriente ou no Ocidente?
      Sabe o que acho engraçado? Que aqui no hemisfério norte o sul é considerado "pobre", enquanto ai é o contrario. Ha varias teorias sobre isso que me lembram as remotas aulas de Geografia na escola.
      Ciao e a presto!

      Excluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!