domingo, 20 de maio de 2012

Os times de futebol da Itália

Engana-se quem acha que só brasileiro é fanático por futebol. O calcio (como é chamado o football na Itália) também conquistou o coração dos italianos e a popularidade entre os esportes nacionais, levando milhares de torcedores aos estádios a cada campeonato. Assim como no Brasil, cada cidade tem seus clubes tradicionais, torcidas organizadas (algumas conhecidas por episódios de violência dentro e fora dos estádios), hinos e mascotes.

Reuni aqui os principais times do futebol italiano masculino profissional.



Série A 
  • Atalanta: a Atalanta Bergamasca Calcio é a principal sociedade futebolística da cidade de Bérgamo, no norte da Itália, fundada em 1907 por Eugenio Urio, Giulio e Ferruccio Amati, Alessandro Forlini e Giovanni Roberti como Società Bergamasca di Ginnastica e Sports Atletici "Atalanta" (Sociedade Bergamasca de Ginástica e Esportes "Atalanta"). O nome Atalanta é inspirado em uma ninfa da mitologia grega conhecida por seus dotes de caçadora e por sua agilidade. No início de sua fundação, o uniforme do time era composto de camisa branca e preta de listras verticais, meias e calções pretos; da fusão, em 1920, com a Società Bergamasca di Ginnastica e Scherma (Sociedade Bergamasca de Ginástica e Esgrima) o clube passa a adotar o novo uniforme azul escuro e preto, cores que caracterizavam as duas sociedades precedentes. Os jogos em casa do Atalanta é no Stadio Atleti Azzurri d'Italia, estádio municipal de Bérgamo.
  • Bologna: o Bologna Football Club 1909 foi fundado oficialmente no dia 3 de outubro de 1909 em uma cervejaria da cidade de Bolonha pelo dentista suíço Louis Rauch e pelos jogadores Giuseppe Della Valle e Arrigo Gradi. A ideia partiu de Emilio Arnstein, grande fã do futebol que já havia fundado em Trieste, no norte da Itália, o Black Star Football Club. As cores da camisa do Bologna, vermelho e azul escuro, foram inspiradas no uniforme do colégio suíço Schönberg de Rossbach, onde estudavam os fundadores do clube. Desde 1927, o time disputa seus jogos internos no Stadio Renato Dall'Ara, o estádio municipal de Bolonha que tem capacidade para 39.444 torcedores. 
  • Cagliari: o Cagliari Calcio, fundado em 1920, é o maior e mais importante clube de futebol da Sardenha, ilha situada no centro-sul da Itália. Apesar da boa campanha feita desde sua fundação, o Club Sportivo Cagliari faliu em 1935 por questões financeiras e a antiga sociedade foi comprada pela Unione Sportiva Cagliari (União Esportiva Cagliari). Desde 1927 as cores do Cagliari são vermelho e azul marinho, as mesmas da cidade e o símbolo são os Quatro Mouros, configurados na bandeira da região da Sardenha. Em casa, o time jogava no estádio municipal Sant'Elia mas a partir de 2012, por questões de segurança, as disputas foram transferidas para o Stadio Nereo Rocco de Trieste.
  • Catania: o Calcio Catania S.p.A. foi fundado em 26 de setembro de 1946 da união de dois clubes presentes na cidade: a Società Sportiva Catania, fundada em 1929, e a Associazione Calcio Catania, de 1945. As cores do uniforme são "o vermelho fogo do Etna e o azul do céu", de acordo com o estatuto de fundação do clube e que retrata também as cores da bandeira municipal. O Elefante, símbolo da cidade, representa também o Calcio Catania. A "casa" do Catania é o Stadio Angelo Massimino, familiarmente conhecido por Cibali, nome do bairro onde está situado. Em fevereiro deste ano, o presidente do clube anunciou o projeto para a construção de um novo estádio financiado com ajuda do município e da província de Catania.
  • Cesena: em 1940 o jovem conde Alberto Rognoni, estudante de Direito na Universidade de Módena, decide fundar um novo clube em Cesena, cidade situada na região da Emília Romanha, com o jogador de futebol Arnaldo Pantani e com Renato Piraccini, ex diretor da Unione Sportiva Renato Serra. No dia 21 de abril de 1940 nasce a Associazione Calcio Cesena, cujas cores, branco e preto, foram inspiradas nas do brasão municipal. Em 1957, o Cesena deixa o antigo hipódromo para disputar suas partidas internas no Stadio "La Fiorita", batizado em 1982 de Dino Manuzzi
  • Chievo: em 1929 um pequeno grupo decidiu fundar no bairro de Chievo, em Verona, um time de futebol. Nasce o Opera Nazionale Dopolavoro Chievo que, a partir de 1948, passou a se chamar Associazione Calcio Chievo. Em 1990, o presidente do clube, Luigi Campedelli, decidiu mudar o nome para Associazione Calcio ChievoVerona como forma de identificar o time com a cidade. De 1956 aos dias de hoje suas cores e o símbolo oficiais são o amarelo e o azul, as mesmas presentes na bandeira da cidade, e o comandante medieval Cangrande I della Scala. Desde 1986 o Chievo disputa no Stadio Marcantonio Bentegodi, propriedade do município de Verona. 
  • Fiorentina: no dia 26 de agosto de 1926, graças ao marquês Luigi Ridolfi Vay de Verrazzano, foi fundada a Associazione Calcio Firenze. O novo clube, que passou a ser denominado Associazione Calcio Fiorentina no ano seguinte, nasceu da união da Palestra Ginnastica Fiorentina Libertas (Academia/Ginásio Ginástica Florentina Libertas) e do Club Sportivo Firenze. O Fiorentina é caracterizado pela cor roxa, escolha do próprio fundador, e por isso ganhou o apelido de viola (que é roxo em italiano) por seus torcedores. O símbolo do time é o mesmo da cidade de Florença, ou seja, um lírio vermelho sobre um fundo branco. A casa do viola é o estádio municipal Artemio Franchi, antigo Stadio Giovanni Berta, considerado uma obra-prima da arquitetura italiana dos anos 30. 
  • Genoa: o mais inglês dos times italianos de futebol é também considerado o mais antigo fundado em território nacional. O Genoa Cricket and Football Club (nome mais inglês, impossível) nasceu no dia 7 de setembro de 1893 nas salas do consulado britânico dGênova. Com a abertura do canal de Suez, Gênova se tornou um ponto estratégico comercial e muitos ingleses se transferiram para a cidade italiana, levando também as tradições esportivas anglo-saxônicas. A camisa do Genoa hoje é vermelha e azul marinho, mas até 1901 era branca e azul-marinho. As cores atuais foram adotadas em homenagem ao Union Jack, a bandeira britânica, após a morte da rainha Vitória. O símbolo do clube é um grifo, o mesmo do brasão da cidade.  Os jogos internos do Genoa são disputados no Stadio Luigi Ferraris, antigo Andrea Doria, reconstruído em 1933 como o estádio mais moderno da época. Durante a Copa do Mundo de 1934, Brasil e Espanha disputaram uma partida naquele campo, infelizmente sem vitórias para nossa Seleção.
  • Inter: o Football Club Internazionale Milano, para os íntimos Inter, foi fundado por ex-sócios do Milan Football and Cricket Club na noite do dia 9 de março de 1908 em um restaurante da cidade de Milão. A criação do novo clube e a escolha do nome foi uma protesta ao "rival" Milan que havia proibido a contratação de novos jogadores estrangeiros. As cores do Inter, escolhidas pelo próprio fundador, são azul e preto pois representam o céu da noite em que nascia o novo clube milanês. O Inter divide seu campo com o Milan no estádio municipal Giuseppe Meazza, mais conhecido por San Siro, nome do bairro onde se encontra. 
  • Juventus: a Juventus Football Club S.p.A., Juve ou Velha Senhora para seus torcedores, é a mais nova campeã da Itália, o time mais titulado e que conta com a maior torcida do país. Foi fundada no outono de 1897 por um grupo de estudantes do colégio Massimo d'Azeglio de Turim com o nome de Sport Club Juventus. Tal nome, originário do latim iuventus (juventude), teve a inspiração nos jovens fundadores, todos com idade entre 14 e 17 anos. O primeiro uniforme da Juve era uma camisa branca com calças curtas até os joelhos e largas, substituído dois anos depois por uma camisa rosa com gravata borboleta, culpa de um erro na expedição dos uniformes. Foi por meio de um inglês que a Juventus adotou seu uniforme atual, camisa de listras branca e preta, liberamente inspirado no time favorito do fornecedor, o Notts Country. A zebra, símbolo do time, foi representada no distintivo oficial durante as décadas de 70 e 90, sendo substituída pelo touro, emblema da cidade de Turim. No dia 8 de setembro de 2011 foi inaugurado o Juventus Stadium, de propriedade do clube, no lugar do Stadio delle Alpi, uma das antigas "casas" da Juve.
  • Lazio: a Società Podistica Lazio, atual Società Sportiva Lazio, foi fundada no dia 9 de janeiro de 1900 no bairro de Prati por um grupo de nove rapazes romanos liderados pelo atleta Luigi Bigiarelli. Em 1927, a Lazio foi a única sociedade romana que resistiu às ordens do regime fascista de unificar todos os clubes da capital em um só. As cores do time são o branco e o azul celestre em homenagem à Grécia, pátria das Olimpíadas, e o símbolo é uma águia, ave que representa potência, vitória e prosperidade. Desde 1953 a Lazio divide sua "casa" com a Roma no Stadio Olimpico, estádio que sediou as Olimpíadas de 1960 e a Copa do Mundo de 1990.
  • Lecce: no dia 15 de março de 1908 foi fundado um novo clube de futebol na cidade de Lecce, no sul da Itália, sob o nome de Sporting Club Lecce que deu origem ao atual Unione Sportiva Lecce. As cores adotadas inicialmente foram o branco e o preto, mas após a conquista na série B contra o Taranto, passaram definitivamente ao amarelo e vermelho. A mascote é um lobo, símbolo histórico da cidade. O Lecce disputa suas partidas internas no Stadio Via del Mare, inaugurado no dia 11 de setembro de 1966.
  • Milan: um grupo de ingleses e italianos apaixonados por futebol decidiram fundar, no dia 16 de dezembro de 1899, um time na cidade de Milão. Nascia o Milan Foot-Ball and Cricket Club, atual Associazione Calcio Milan S.p.A. O clube é representado desde o início de sua fundação pelas cores vermelho e preto e o diabo é o símbolo do time. Desde 1926 o Stadio  Giuseppe Meazza é, juntamente com o Inter, a casa do Milan. Foi construído pelo então presidente do clube, Piero Pirelli, e passou a ser da prefeitura a partir de 1935. 
  • Napoli: em 1904, o inglês William Poths, funcionário de uma empresa de navegação britânica com sede em Nápoles, decide importar o futebol na cidade partenopeia. Com os engenheiros Emilio Anatra e Ernesto Bruschini fundam o Naples Foot-Ball & Cricket Club que passa a se chamar Naples Foot-Ball Club dois anos mais tarde. Mas o time não consegue os resultados esperados e então um jovem industrial napolitano de origem judaica, com o intuito de criar um club mais competitivo, funda no dia 1º de agosto de 1926 a Associazione Calcio Napoli. Azul claro é a cor que distingue o time e o símbolo é um burrinho. O ídolo indiscutível dos torcedores do Napoli é Diego Armando Maradona que jogou pelo clube entre 1984 e 1991.  É no Stadio San Paolo, inaugurado em 1959 e atualmente de propriedade municipal, que o Napoli disputa seus jogos em casa.  
  • Novara: no dia 22 de dezembro de 1908, oito jovens estudantes entre 15 e 16 anos decidem fundar o Football Association Studenti Novara, atual Novara Calcio. A cor escolhida para representar o time e o uniorme foi o azul claro. Em 1976 foi inaugurado o novo estádio municipal Silvio Piola, dedicado ao atacante do clube e onde o Novara disputa seus jogos internos. Com a passagem do time para a série A, foram iniciadas as obras de ampliamento do estádio.
  • Palermo: a Unione Sportiva Città di Palermo foi fundada no dia 1º de novembro de 1900 por Ignazio Majo Pagano com o nome de Anglo Panormitan Athletic and Foot-Ball Club, como era costume na época adotar nomes em inglês. Inicialmente, as cores do time eram vermelho e azul e somente em 1907 é que foi decidido mudar para o rosa e preto. Segundo uma história, a escolha das cores se baseia na métafora do doce da vitória (rosa) e no amargo da derrota (preto) ,visto os resultados sempre alternados na história do clube. O Palermo, como é conhecido o principal time da capital siciliana, disputa seus jogos em casa no estádio municipal Renzo Barbera, inaugurado em 1932 com o nome de Stadio Littorio.
  • Parma: em homenagem ao compositor Giuseppe Verdi, foi fundado na cidade de Parma, no dia 27 de julho de 1913, o Verdi Foot Ball Club, hoje Parma Football Club. Durante grande parte de sua história, o clube já mudou várias vezes a cor oficial dos uniformes até decidir pelas originais (amarelo e azul, cores da bandeira e brasão da cidade de Parma) com uma cruz preta ao centro. Após vários campeonatos disputados nas categorias regionais, em 1922 o advogado Ennio Tardini inicia as obras do estádio a ele dedicado após sua morte. É nesse estádio, de propriedade municipal, que o Parma disputa as partidas internas.
  • Roma: com a fusão de três sociedades futebolísticas da capital italiana, a Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma, nasce a Associazione Sportiva Roma no dia 7 de junho de 1927. Eram os anos do fascismo na Itália que, segundo as diretrizes da Carta di Viareggio, previa a unificação de todos os clubes da cidade em um único. Como símbolo foi escolhida a loba capitolina, emblema da cidade de Roma, e as cores foram o amarelo ocre e o vermelho escuro. Desde 1953 a Roma divide o Stadio Olimpico com a Lazio.
  • Siena:Associazione Calcio Siena nasce em 1904 da divisão da Società Sportiva Mens Sana In Corpore Sano em Società Studio e Divertimento. Quatro anos depois, o novo clube foi intitulado Società Sportiva Robur e assim se distinguia dos dois times de basquete existente na cidade de Siena. O símbolo do Siena é a loba capitolina e as cores são preto e branco, todos emblemas históricos da cidade. Desde 1938 o time joga no estádio municipal Artemio Franco - Montepaschi Arena.
  • Udinese: o Udinese Calcio foi fundado na cidade de Udine, no norte da Itália, no dia 30 de novembro de 1896 como parte da Società Udinese di Ginnastica e Scherma (Sociedade Udinese de Ginástica e Esgrima). As cores que simbolizam o time são as mesmas do brasão da cidade, branco e preto. Desde 1976, ano de sua inauguração, o Udinese disputa seus jogos internos no Stadio Friuli, substituto do antico Stadio Moretti.


Série B 

AlbinoLeffe:
nome oficial e ano de fundação: Unione Calcio AlbinoLeffe, 1998
cidade: Albino e Leffe, ambas pertencentes à província de Bérgamo
cores e símbolo: azul celeste
estádio: Atleti Azzurri d'Italia
Ascoli:

nome oficial e ano de fundação: Ascoli Calcio 1898
cidade: Ascoli Piceno
cores e símbolo: preto e branco
estádio: Cino e Lillo Del Duca

Bari:

nome oficial e ano de fundação: Associazione Sportina Bari, 1908 
cidade: Bari
cores e símbolo: branco e vermelho, galo
estádio: San Nicola


Brescia:

nome oficial e ano de fundação: Brescia Calcio, 1911
cidade: Brescia
cores e símbolo: azul e branco, leão
estádio: Mario Rigamonti
Cittadella:

nome oficial e ano de fundação: Associazione Sportiva Cittadella, 1973
cidade: Cittadella, província de Pádua
cores e símbolo: vermelho grená
estádio: Piercesare Tombolato
Crotone:

nome oficial e ano de fundação: Football Club Crotone, 1923
cidade: Crotone
cores e símbolo: vermelho e azul, tubarão
estádio: Ezio Scida
Empoli:

nome oficial e ano de fundação: Empoli Football Club, 1920
cidade: Empoli, província de Florença
cores e símbolo: azul 
estádio: Carlo Castellani
Grosseto:

nome oficial e ano de fundação: Unione Sportiva Grosseto Football Club, 1912
cidade: Grosseto 
cores e símbolo: vermelho e branco, grifo
estádio: Carlo Zecchini
Gubbio:

nome oficial e ano de fundação: Associazione Sportiva Gubbio 1910
cidade: Gubbio, província de Perugia
cores e símbolo: azul e vermelho, lobo
estádio: Pietro Barbetti
Juve Stabia:

nome oficial e ano de fundação: Società Sportiva Juve Stabia, 1907
cidade: Castellammare di Stabia, província de Nápoles
cores e símbolo: amarelo e azul escuro, vespa
estádio: Romeo Menti
Livorno:

nome oficial e ano de fundação: Associazione Sportiva Livorno Calcio, 1915
cidade: Livorno
cores e símbolo: amaranto (bordô mais claro)
estádio: Armando Picchi
Modena:

nome oficial e ano de fundação: Modena Football Club, 1912
cidade: Módena
cores e símbolo: amarelo e azul-marinho  
estádio: Alberto Braglia
Nocerina:

nome oficial e ano de fundação: Associazione Sportiva Giovanile Nocerina, 1910
cidade: Nocera Inferiore e Nocera Superiore, ambas da província de Salerno
cores e símbolo: vermelho e preto, molosso (raça de cachorro)
estádio: San Francesco d'Assisi

Padova:

nome oficial e ano de fundação: Calcio Padova S.p.A., 1910
cidade: Pádua
cores e símbolo: branco e vermelho, galinha paduana
estádio: Euganeo
Pescara:

nome oficial e ano de fundação: Delfino Pescara 1936
cidade: Pescara
cores e símbolo: azul e branco, golfinho
estádio: Adriatico
Reggina:

nome oficial e ano de fundação: Reggina Calcio, 1914
cidade: Reggio Calabria
cores e símbolo: amaranto
estádio: Oreste Granillo
Sampdoria:

nome oficial e ano de fundação: Unione Calcio Sampdoria, 1946
cidade: Gênova 
cores e símbolo: azul, branco, vermelho e preto, Baciccia (nome em genovês do marinheiro Battista)
estádio: Luigi Ferraris
Sassuolo:

nome oficial e ano de fundação: Unione Sportiva Sassuolo Calcio, 1922
cidade: Sassuolo, província de Módena
cores e símbolo: verde e preto
estádio: Alberto Braglia
Torino:

nome oficial e ano de fundação: Torino Football Club, 1906
cidade: Turim
cores e símbolo: grená (vermelho escuro), touro
estádio: Olimpico
Varese:
nome oficial e ano de fundação: Associazione Sportiva Varese 1910
cidade: Varese
cores e símbolo: branco e vermelho
estádio: Franco Ossola
Verona:

nome oficial e ano de fundação: Hellas Verona Football Club, 1903
cidade: Verona
cores e símbolo: amarelo e azul escuro, Mastino I della Scala (líder militar medieval)
estádio: Marcantonio Bentegodi
Vicenza:

nome oficial e ano de fundação: Vicenza Calcio, 1902
cidade: Vicenza
cores e símbolo: branco e vermelho, gato/Lanerossi (lanifício de Schio, município da província de Vicenza)
estádio: Romeo Menti

Série C1 (Prima Divisione)
Avellino, Benevento, Carpi, Como, Foggia, Foligno, Lumezzane, Monza, Pavia, Pisa, Pro Vercelli, Reggiana, Sorrento, SPAL, Taranto, Ternana, Tritium e Viareggio


Série C2 (Seconda Divisione)
Alessandria, Bellaria Igea Marina, Borgo a Buggiano, Casale, Cuneo, Giacomense, Lecco, Mantova, Montichiari, Poggibonsi, Pro Patria, Renate, Rimini, Sanbonifacese, San Marino, Santarcangelo, Savona, Treviso, Valenzana e Virtus Entella


Da série D para baixo estão inscritos os clubes amadores, mas vai ficar para um outro dia o post sobre as divisões do futebol italiano.




Curiosidades sobre os times: 
  • Durante o fascismo, foi imposto aos clubes a unificação de modo que somente um representasse cada cidade italiana.
  • A maioria dos times italianos não tem um estádio próprio e acabam usando os municipais mesmo.
  • Assim como há muita rivalidade e briga entre torcidas, há também geminação entre elas. Claro que tais amimzades são mais frequentes entre times de cidades diferentes.
  • É muito comum aqui ter o terceiro uniforme, usado durante os jogos europeus. Alguns deles mudam a cor de acordo com a temporada ou o patrocinador.
  • Futebol é empresa e como não poderia deixar de ser, muitos times italianos têm suas ações cotadas nas bolsas de valores. 


Fonte
Wikipédia

36 comentários:

  1. Nossa!!! Bem completo!
    Você se "identifica" com alguma equipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Na Italia sou juventina! Nao sei se deu para notar um certo entusiasmo ao escrever sobre o clube.
      So para atualizar, no domingo, logo apos ter publicado este texto, soube que o Torino e o Pescara subiram para a Serie A.
      E voce, torce para algum time brasileiro? Qual?

      Excluir
  2. Pois é... não é que torço, digamos que simpatizo (se pode dizer assim!?) para o Vasco e para o Figueirense, mas se perderem nada de desespero.

    Falando de Pescara e Torino estou muito feliz com a subida desses dois clubes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim dizer que se simpatiza por um time :D
      No Brasil torço para o Corinthians mas me simpatizo com o Cruzeiro. Também nao sou daquelas fanaticas que se desesperam ou arrumam briga com o torcedor do clube adversario.
      Mais um time subiu para a série A: Sampdoria.
      Para qual time italiano voce se simpatiza ou torce?

      Excluir
    2. A cidade dos meus ancestrais é NOMI, acredito que lá não deve haver time, pois sua população é menor que 1.500 habitantes.

      Excluir
    3. Como bom italiano, torço para a Sociedade Esportiva Palmeiras, antigo Palestra Itália.

      Excluir
  3. Olá Juliana, gostei muito do seu post. Aqui no Brasil eu sou São Paulino e digamos um pouco fanático. Com a intenção de me aproximar de minhas origens italianas, estava afim de torcer por um time italiano, mas especificamente de Vêneto. Estava curtindo a Lazio, mas depois que soube que suatorcida existem muitos fascistas desiste. Estou me simpatizando com o Livorno, ainda maissaendo que são antifas e depois de ver um vídeo da torcida cantando Bella Ciao. Enfim, ainda estou na busca de um time de Vêneto, o que você acha? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tiago
      Obrigada por ter apreciado o post sobre os times italianos de futebol.
      Sobre a Lazio, ela foi a única da região a ter se rebelado contra as imposições do Fascismo em unir os clubes da capital em um só. Assim foi a origem de sua fundação.
      Torcer para um time é preciso ser chamado, ter alguma coisa que te cause uma grande simpatia e até paixão. Por que você torce para o São Paulo? É difícil responder com exatidão.
      Respondendo a sua pergunta, os dois times mais importantes do Veneto são o Chievo, da série A, e o Hellas Verona, da série B. Coloquei aqui em cima uma breve história deles.
      Um abraço e até mais

      Excluir
  4. Queria saber se o Cittadella é um time de fascista rs! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcella
      Não sei te dizer se o Cittadella é um time fascista. Depois de anos da fundação de um time e de tantas trocas de presidentes, os ideais do início acabam até se perdendo.

      Excluir
    2. Marcella, na Itália existem napolitanos radicados em Milão q são fascistas. Nenhum time vai assumir o fascismo, mas toda torcida tem sua ala "racista", sendo q Lazio e Verona, dos grandes, são as de torcida mais intolerantes a estrangeiros e até mesmo a italianos de outras regiões. A coisa piora entre as torcidas de times menores, estes são insuportáveis.

      Excluir
  5. Eu conheço um jogador chamado Cleiton ele é brasileiro e esta na Italia, mas nao sei qual o time que ele joga queria muito ter noticias dele, ele é do estado de Sergipe município de nossa senhora do socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tivesse pelo menos o sobrenome do Cleiton e a cidade onde ele foi jogar aqui na Itália ficaria mais fácil ter notícias dele...

      Excluir
  6. Feliz Universo Novo !



    SIMETRISMO BRASIL;



    https://plus.google.com/u/0/events/cs3ssg9ra9326phgjnaanidq9bc?authkey=CIeTraSxvIuemAE

    ResponderExcluir
  7. Olá, estava procurando sobre indice de torcidad e achei seu site, sou Santista e na Itália simpatizo com o clube de Bergamo a guerreira Atalanta, nao sei porque, acho q pela garra de jogar, até porque nao tem mta graca torcer para um time que só ganha direto, seria uma espécie de torcedor mercenário rsrs, pode demorar, mas acredito que ainda verei os Nerazzuri de Bergamo campeões, gosto mto da Atalanta, um nome forte, avanti atalanta.....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Juliana pelo tópico!!
    Pude também encontrar minha equipe, o Treviso!
    Região que o meu bisa morava. Fico no aguardo de detalhes do meu Treviso. Mas desde já fica meus parabéns pelo excelente trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edu!

      Infelizmente, não tenho nenhum conhecimento ou informações mais detalhadas sobre o Treviso. Já tentou procurar se há algum site do time? Ou então se inscrever em algum grupo de torcedores?

      Excluir
  9. Parabéns pela matéria... na Itália sou Napoli. Quem não se emocionava nos anos 80 ouvindo Luciano do Valle e Silvio Luís aos domingos narrando os jogos do Napoli de Maradoda, Careca e Giordano..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre digo q tive uma infância maravilhosa aos domingos, na band tinha "O gordo e o magro" logo cedo, depois Senna na globo ás 08h e ás 11h Calcio Serie A na band. Após o almoço ia pra rua e voltava ás 17h para arrumar mochila e uniforme, terminava justo na hora de ver "Os Trapalhões".... nem vou falar como é a TV aos domingos de hj.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, gosto muito do futebol italiano e queria um time para torcer, sou descendente de italianos mas não sei qual região

    ResponderExcluir
  12. boa tarde muito bom
    eu sou descendente italiano no piemonte
    qual região times??

    ResponderExcluir
  13. Sou torcedor da AS Roma.
    Forza Roma !!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Juliana! Muito legal mesmo o seu post. Desde que comecei a estudar o idioma italiano, passei a me interessar mais pela cultura e pelos costumes dos nossos amigos italianos. Estou até me preparando para uma viagem daqui a uns 3 anos. Sou um daqueles que assistia e colecionava os cards do calcio italiano quando moleque.
    Falando de futebol, estava pesquisando sobre qual clube italiano eu me identificaria mais. Quando garoto, gostava da Inter, do Napoli, da Lazio,da Roma e da Fiorentina. No entanto, queria achar um clube que tenha a ver comigo mesmo ou com o meu clube no Brasil: o VASCO DA GAMA. Queria sua ajuda: na sua opinião, qual clube que combina mais com o Vasco e sua torcida em termos de história e de relevância para o futebol?

    Parabéns pelo post mais uma vez e até logo!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal faz alguns anos
    Por favor se ler
    Faça no blog um texto sobre o gigantismo da roma
    Muitos a chamam de pequena por ter so 3 títulos italianos

    Grande post na Itália me simpatizo muito com milan inter roma Genoa e Torino

    ResponderExcluir
  18. Impressionante como a maioria dos clubes italianos não possuem estádios próprios. Até nesse ponto a Juventus se mostra a frente dos demais clubes.

    Bem verdade que as prefeituras locais dificultam ao máximo a aprovação de projetos para criação de estádios particulares espalhados pela Itália.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Terra de meus antepassados. Nenhum time da Província de Rovigo, local de nascimento de meu avô paterno.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!