terça-feira, 12 de junho de 2012

Os campeonatos do futebol italiano

Neste mês o esporte está todo voltado para a Eurocopa, campeonato disputado entre as seleções de futebol europeias. E já que se só se fala de futebol, por que não contar um pouco sobre os campeonatos italianos?


O órgão máximo do futebol na Itália é a Federazione Italiana Giuoco Calcio, fundada em março de 1898 na cidade de Turim e hoje sediada em Roma. É essa federação a maior responsável por organizar as competições nacionais de nível profissional e amador do futebol de campo e do futebol de salão, bem como a Seleção Italiana de Futebol.

As principais competições italianas são: 

Campeonato Italiano, o torneio mais importante e passaporte para as competições continentais da UEFA (Liga dos Campeões, equivalente à Copa Libertadores da América, e Liga Europa, a nossa Copa Sul-Americana). Cada time enfrenta todos os outros do grupo duas vezes, uma em jogos em casa e outra fora, no sistema de pontos corridos (girone all'italiana). São marcados 3 pontos para a equipe que ganha uma partida, 1 ponto para cada uma caso haja empate e nenhum ponto se houver derrota. Os times estão subdivididos em 10 níveis:
  • Serie A: organizada e dirigida pela Lega Nazionale Professionisti Serie A, hoje conta com 20 clubes. O time que tiver o maior número de pontos recebe o título de campeão da Itália e um scudetto, um distintivo em forma de escudo com as cores da bandeira italiana, que será impresso na camisa da equipe campeã no ano seguinte. A cada 10 scudetti conquistados, o time recebe uma estrela dourada. As duas equipes finalistas se classificam para a fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto a terceira para as eliminatórias. A quarta classificada vai para as eliminatórias da Liga Europa. Os últimos times na classificação geral descem para a Serie B.
Scudetto 

  • Serie B: é o torneio comandado pela Lega Nazionale Professionisti Serie B que atualmente conta com 22 equipes. Os dois primeiros finalistas da competição têm acesso direto à Serie A e o troféu para o vencedor do campeonato é a Coppa Ali della Vittoria.
  • Prima Divisione: é organizada e dirigida pela Lega Italiana Calcio Professionistico e subdivide-se em dois grupos, A e B, ambas com 18 participantes. Cada grupo promove duas equipes e rebaixa três .
  • Seconda Divisione: também comandada pela Lega Italiana Calcio Professionistico, corresponde à última série do futebol profissional. Possui dois grupos, A e B, ambos normalmente com 20 partecipantes. Cada grupo classifica três times e rebaixa 9.
  • Serie D: é a única série amadora de nível nacional, organizada pela Lega Nazionale Dilettanti, da qual participam 18 equipes divididas em 9 grupos. No final do campeonato, as primeiras classificadas em cada grupo são promovidas para as séries profissionais, enquanto as duas últimas classificadas se rebaixam aos campeonatos regionais.

As últimas 5 séries amadoras também são organizadas pela Lega Nazionale Dilettanti através dos Comitês Regionais e Provinciais da Federação Italiana de Futebol. São elas:
  • Eccellenza: 28 grupos com 478 times (de 16 a 18 times participantes por cada região italiana).
  • Promozione: 54 grupos com 893 times (de 16 a 18 times participantes por cada região italiana).
  • Prima Categoria
  • Seconda Categoria
  • Terza Categoria

Coppa Italia: é o segundo torneio mais importante da Itália, do qual participam 78 clubes das divisões profissionais e da Serie D em formato de eliminatórias. Todos os turnos, exceto a semifinal, são disputados em partida única e a final é jogada no estádio Olímpico de Roma. A equipe vencedora recebe um cocar com as cores da bandeira italiana na camisa e ao atingir a marca de 10 vitórias, uma estrela prateada. Roma e Juventus são os clubes mais titulados, totalizando 9.

Cocar Coppa Italia


Supercoppa Italiana: é disputada entre os campeões do Campeonato Italiano da Série A e da Coppa Italia em jogo único e campo neutro. É a competição que inaugura a temporada do futebol italiano. Se um time, no mesmo ano, ganhar o scudetto e a Coppa Italia o troféu da Supercoppa é decidido entre o vencedor desta e o segundo classificado da Coppa Italia

Há outros seis campeonatos organizados pelas delegações provinciais e regionais da Federação Italiana de Futebol patrocinados pelos setores juvenil e escolar. São eles:

Campionato Juniores: reservado a meninos entre 17 e 18 anos.
Campionato Allievi: reservado a meninos entre 15 e 16 anos.
Campionato Giovanissimi: reservado a meninos entre 13 e 14 anos.
Campionato Esordienti: reservado a meninos entre 11 e 12 anos.
Campionato Pulcini: reservado a meninos entre 9 e 10 anos.
Torneo Scuola Calcio: reservado a meninos entre 7 e 8 anos.



4 comentários:

  1. Ei, Juliana! Obrigada por visitar meu blog. =o)

    www.organizando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hélida! Sou fã da organização e me achei com seu blog :D

      Excluir
  2. Parabéns pelo post e pelo conhecimento calcistico.
    Eu to na Puglia, onde um gol-contra vale 50 mil euros... heheh

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alexandre! Ah, aqui na Lombardia também tem disso (vide Atalanta) :D Uma pena, porque futebol tem que ser esporte e não "business".

      Excluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!