terça-feira, 16 de outubro de 2012

La diga del Gleno (A barragem do Gleno)

A Itália tem lugares lindos a serem visitados além das grandes cidades turísticas. Lugares cheios de histórias, algumas tristes e outras curiosas, que acabam por conferir um encanto maior aos nossos passeios. Foi exatamente em um desses que conheci melhor a história da barragem do Gleno, marco triste no passado dos habitantes da Valle di Scalve e Valle Camonica, bem na região dos Alpes da província de Bérgamo. Amanhã fará 4 meses que estivemos por lá, visita adiada por causa da primavera chuvosa deste ano. 


Era um belo domingo de sol e saímos bem cedo de casa para não pegar o calor já impiedoso de junho e para aproveitar melhor a manhã, que costuma ser mais tranquila. Da nossa casa até Pianezza (distrito de Vilminore di Scalve, Bérgamo) dá meia hora de carro e de lá seguimos a pé pela trilha mergulhada na vegetação alpina e circundada de precipícios. O tempo do percurso é estimado em uma hora, mas como não sou muito treinada para subidas e parava sempre para tirar fotos, levamos um pouco mais. 

O início da trilha

Quase na metade do percurso. O senhor da frente, de 70 anos, estava mais em forma que eu e ainda faz a caminhada pelos menos duas vezes por ano  

Quase chegando. Tem um precipício do lado direito da foto

Os restos da barragem 


Todo o esforço, porém, valeu a pena. O planalto do Gleno, situado a 1500 metros de altitude, proporciona um belo panorama dos Alpes e das pequenas cidades situadas no Vale de Scalve. É um local ideal para praticar excursão ou skyrunner (corrida na montanha), relaxar à sombra de um pinheiro, tomar um solzinho à beira da torrente ou se deliciar com um piquenique, tudo ao ar livre e puro da montanha.

O lago do Gleno. É nessa área que surgia a represa 

Alpes da Valle di Scalve

Marmota, um dos habitantes locais

Torrente Gleno. A água estava tão gelada que era quase impossível se refrescar nela

A torrente Gleno que desemboca no lago. Logo mais adiante, os restos do açude

As ruínas da barragem do Gleno vistas da parte interna. Quando ela existia,  o local onde tirei a fotografia era todo cheio de água



Mas não é só pelas belezas naturais que o planalto do Gleno é conhecido e meta dos visitantes. As ruínas  da antiga represa lá presentes testemunham um trágico fato que mudou a vida da população local.


O desastre do Gleno

A Itália passava por carestias durante a Primeira Guerra Mundial e a necessidade de energia elétrica leva a empresa Galeazzo Viganò, da cidade de Triuggio (Milão), a realizar uma hidroelétrica para atender à grande demandade de suas fábricas têxteis instaladas na região. Em 1917, o empresário Virgilio Viganò conseguiu a aprovação para a construção de uma barragem na bacia do Gleno, com capacidade para 3.900.000 metros cúbicos. 

Virgilio Viganò, homem muito influente que comandava sozinho seu patrimônio familiar, não perdeu tempo e deu início às obras antes mesmo de ser aprovado o projeto. Tinha por ambição uma mega construção nunca antes realizada (constituída por dois tipos de barragens: de gravidade e em arcos múltiplos) em tempo record o que levou, nos seis anos de sua realização, a condições quase desumanas dos operários empregados, a utilização de materiais de baixa qualidade e o comportamente tirânico do grande chefe ante quaisquer reclamações e sugestões. A estas, somam-se também as condições naturais, como a constituição do geológica do terreno e as chuvas abundantes que acabaram por sobrecarregar a barragem.

Durante as obras de construção no início do século XX

A barragem quase terminada e os operários posando para a foto

O projeto da obra


Tudo isso culminou na tragédia que ocorreu na fatídica manhã do dia 1 de dezembro de 1923. O pilão central da barragem, já comprometido por uma grande rachadura, acabou cedendo e os 6 milhões de metros cúbicos de água armazenados foram varrendo tudo o que encontravam pela frente com uma velocidade e fúria aterrorizantes. Nos 30 km de percurso, foram destruídas cidades inteiras, casas, fábricas, plantações, causando a morte de mais de 300 pessoas e a desolação do território.

O açude do Gleno em 1923

As ruínas hoje (2012)

O caminho percorrido pela água durante o desastre

Bueggio, distrito do município de Vilminore di Scalve, foi o primeiro povoado a ser atingido pela fúria da água. Foi destruída uma igreja do século XVII, reconstruída anos depois do desastre


Depois dessa tragédia que abalou a Itália e o mundo (o prefeito de uma das cidades antigidas chegou a receber uma carta da Austrália de um italiano pedindo notícias de parentes), foram aplicadas novas leis mais severas para a segurança das represas artificiais. Infelizmente, parece que tais leis não foram seguidas com rigor, como testemunha outro caso tragicamente semelhante ocorrido em 1963 no norte da Itália: o desastre do Vajont.


9 comentários:

  1. Adorei o seu post, que saudades de a ler. As fotos estão lindas, pena que um lugar tão belo esteja associado a uma história trágica assim.

    Obrigada por este momento de partilha e aprendizagem.
    Beijos, mil
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia, fico feliz com sua visita! Os comentarios dos leitores sao como energia para meu blog :D
      Quando estavamos chegando às ruinas e vi todo aquele colosso partido ao meio, pensei em tudo o que tinha lido a respeito da tragédia. O bom que a paz que se tem naquele lugar faz esquecer o lado ruim.
      Um beijo

      Excluir
  2. Non puoi immaginare la "saudade" che ho leggendo il post e vedendo quelle foto. I luoghi che tu hai descritto, anche se un po' lontani da dove io abitavo, rappresentano il mio mondo. Era un mio sogno vivere in un luogo come quello, ma il destino ha voluto che la mia vita fosse completamente diversa. Accetto il mio destino, ma quello che ho nel cuore solo io posso comprenderlo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Franco, è un piacere leggere il tuo commento qui.
      Abito in una valle vicina, la Val Camonica, e anche se è una realtà molto diversa da cui mi ero abituata mi sento come se fossi a casa.
      Franco, forse dovresti vivere al sud del Brasile o in qualche paese del sud di Minas Gerais. Ricordano un po' i paesaggi italiani.
      Um abraço

      Excluir
    2. La mia idea era proprio quella. Ma se riesci tu a convincere mia moglie....

      Abraços!

      Excluir
  3. Lindo passeio, belas fotos e uma historia para nao ser esquecida!
    Super abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Celia!
      Um abraço para todos voces ai em terras gauchas.

      Excluir
  4. que lugar lindo! Já fiz varias caminhadas em Bergamo e tbm Lecco. tem que ter folego e pique, mas a paisagem vale tudo e qualquer esforço! Presenteei teu blog com um selinho, passe la no sonhos na italia pra pega-lo. bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que nao falta aqui é paisagem bonita, nao é mesmo? Caminhar em meio à natureza vale sim qualquer esforço.
      Obrigada pelo selinho e por seu comentario! Fico honrada :D

      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!