sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sicília: a pérola do Mediterrâneo


Domingo fez 5 meses que voltamos de uma viagem a uma das regiões mais bonitas da Itália: a Sicília. Ida e volta que duraram 13 horas de estrada, viagem cansativa, mas que valeu a pena. Atravessamos de norte a sul toda a bota, percorrendo paisagens que a cada quilômetro nos mostravam belezas tão diferentes e perdendo um bom tempo na interminável rodovia Salerno-Reggio Calabria...


Lombardia - Sicília: acho que foi a viagem de carro mais longa que fiz. Créditos: Google Maps

Para chegar até a ilha, há uma balsa diária a cada 40 minutos que liga as cidades de Reggio Calabria a Messina. A viagem de travessia dura no máximo meia hora e os preços das passagens variam de acordo com o tipo de veículo a ser transportado. Informações mais detalhadas no site Trasporti sullo stretto.

Embarque de veículos no porto de Villa San Giovanni, Calábria

A balsa que faz a travessia no Estreito de Messina. Créditos: Trasporti sullo stretto


Características gerais


Com seus quase 26 mil km², a Sicília é a maior ilha do Mar Mediterrâneo e a maior região italiana. Seu território está dividido em nove províncias, 390 municípios (comuni) e sua capital é Palermo, cidade situada no noroeste da ilha. É banhada pelo Mar Tirreno a norte, ao sul pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Mar Jônico e a nordeste pelo Estreito de Messina, canal que separa a península itálica da Sicília. Pertencem também ao território siciliano os arquipélagos das Eolie/Lipari, Egadi, Pelagie, Ustica e Pantelleria, ilhas de origem vulcânica e metas de turistas que procuram beleza natural e lugares paradisíacos.



O clima é de tipo mediterrânico, com invernos amenos e verões muito quentes e secos. A melhor época para visitar a região é na primavera (fevereiro/março/abril); além das festas em várias cidades, nossos olhos são agraciados com o lindo espetáculo da natureza composto de campos verdes e diversas espécies de flores. Para curtir uma praia tranquilamente sem movimento de turistas e o calor sufocante, aconselho a segunda metade do mês de setembro e o início de outubro (mas é sempre bom verificar antes a previsão meteorológica porque o tempo anda muito desregulado ultimamente).

A Sicília conta com cinco lugares declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por sua importância histórica, artística, arqueológica e natural. São eles: a Villa Romana del Casale em Piazza Armerina, o Vale dos Templos de Agrigento, as Ilhas Eólias, as cidades barrocas do Vale de Noto e Siracusa e as Necrópoles Rupestres de Pantalica. A Sicília também possui outro patrimônio, a Opera dei Pupi, o teatro de marionetes símbolo das tradições da ilha que está na lista dos Patrimônios Orais e Imateriais da Humaninade da UNESCO. Motivos mais que válidos para incluir a Sicília no roteiro de viagens pela Itália.


História

A Sicília foi alvo de muito colonizadores por causa de sua posição estratégica: era um porto seguro no meio da rota comercial marítima entre Ocidente e Oriente. A ilha foi disputada pelos fenícios e gregos, um dos maiores povos conquistadores da Antiguidade.


Os gregos levaram a melhor sobre os fenícios, conseguindo a hegemonia do Mediterrâneo. Começa, então, a colonização grega na Trinacria (a ilha dos três promontórios, devido a sua forma triangular) que durou cinco séculos e levou a Sicília e a Magna Grécia (o atual sul da Itália) à sua máxima expansão comercial, urbana e artística. São testemunhas daqueles séculos de esplendor os diversos templos dedicados às dinvindades mitológicas e teatros localizados em cada canto do atual território.

Templo da Concórdia, Parque Arqueológico do Vale dos Templos de Agrigento

Com as Guerras Púnicas (conflito entre as Repúblicas de Roma e Cartago entre os séculos III e II a.C.), a Sicília passou para o domínio dos romanos. A política de colonização da nova província se caracterizou principalmente pela exploração de seu território, com o confisco de terras e a criação de latifúndios para atender às necessidades de Roma; a nova província foi, assim, transformada no celeiro da capital. É durante o Império Romano que a Sicília volta aos tempos áureos, assistindo à reconstrução de teatros e anfiteatros de época grega e à edificação de vilas residenciais privadas.

Mosaicos do IV século d. C. na Villa Romana del Casale, em Piazza Armerina

O Império Romano do Ocidente chega ao fim por volta do ano de 476 e a Sicília passa a ser anexada ao Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla (atual Istambul, Turquia). Começa a era de domínio bizantino que durou três séculos e levou à consolidação da tradição religiosa na ilha, cristianizada desde o IV século. Durante este período, foram construídas igrejas e catedrais cristãs sobre os templos pagãos.


Na Idade Média, os árabes conquistam a ilha e fundam o Emirado da Sicília. Os quase dois séculos de dominação islâmica no território contribui para uma abertura cosmopolita graças ao crescimento comercial da capital Balarm, a atual Palermo. A herança árabe é encontrada hoje nos nomes de diversas localidades sicilianas, nas expressões dialetais, na estrututura dos antigos bairros, no artesanato, na culinária, no gosto pela decoração, além das obras arquitetônicas.

Catedral de Palermo, uma junção de arte árabe e bizantina. Créditos: Wikipedia Italia

A decadência da dinastia árabe abre o caminho para os normandos, povos oriundos da Escandinávia, fundarem o Reino da Sicília. Por culpa de um jogo de interesses com a Igreja, os novos conquistadores acabam sendo praticamente obrigados a construir templos cristãos sobre as mesquitas muçulmanas; a Sicília, então, reconquista o cristianismo, mas sem cancelar as obras sociais no campo da política, da economia, do direito, das artes e das ciências deixadas pelos antecessores islâmicos.

Antiga Igreja de São Pedro e a Torre Normanda da cidade de Calascibetta, na província de Enna. Os normandos incorporaram os elementos da arquitetura árabe criando o estilo árabe-normando

Frederico II, duque da Suábia (região histórica que compreendia os atuais territórios do sul da Alemanha, Suíça, Áustria e França) e descendente dos normandos, governou o Reino da Sicília na Idade Média. Seu reinado foi marcado por uma forte inovação artística e cultural, intenta a unificar terras e povos de culturas diferentes (gregos, latinos, árabes e judeus) que haviam sido separados pela Igreja. Com sua morte, a Sicília entra em um longo período de crise marcado por disputas feudais e pelo transferimento da capital do reino para Nápoles, agora sob o domínio dos angevinos (pertencentes à Casa de Anjou, dinastia do antigo Reino da França).


Em 1282, o descontentamento pelo deslocamento da capital do Reino da Sicília para Nápoles e a oposição ao domínio francês dos Anjous foram as causas principais do movimento separatista conhecido como Vésperas Sicilianas. A ilha se proclamou independente e elegeu como governante o rei de Aragão; o Reino da Sicília ficou dividido em duas partes (Reino da Trinacria e Reino de Nápoles), embora conservassem o mesmo nome.

A Sicília passa a ser vice-reino da Espanha em 1415. Se por um lado os três séculos de dominação espanhola foram marcados por mais crises e revoltas populares, por outro viram nascer, além dos fortes militares de defesa, a edificação de igrejas, praças e palácios em estilo barroco, traço distintivo da arte e da arquitetura sicilianas atuais.

Com o Tratado de Utrecht em 1713, o Reino da Sicília passa para a Casa de Savoia e se separa de Nápoles. Daí por diante, a Sicília cai sob domínio dosaustríacos em 1722 e dos Bourbons em 1734, até ser anexada pelo Reino da Itália em 1861 graças à campanha de  Garibaldi pela Unificação Italiana. 

Anos de conflitos e de descentralização territorial acabaram por acentuar antigos problemas ligados à ilha, como o atraso social, a emigração em massa, os crescentes latifúndios e as organizações mafiosas. Com a proclamação da República Italiana em 1946, a Sicília passa a ser administrada com base em um estatuto especial, uma forma de governo mais autônoma concedida a algumas regiões da Itália.


Tradições

Como todo o sul da Itália, a Sicília também é muito arraigada às antigas tradições, transmitidas há séculos de geração em geração, principalmente as de caráter religioso. A época mais intensa de manifestações é a Semana Santa, muito sentida e celebrada em diversas cidades com ritos e costumes de outros tempos.

Procissão da Semana Santa em Enna com os confrades encapuzados, em tradição da cidade de clara influência espanhola. Créditos: Marco Nicotra em Flickr 

Destacam-se também as festas dos santos padroeiros, as encenações históricas e os festivais folclorísticos, um mosaico de heranças culturais deixados pelos povos que conquistaram a ilha ao longo dos séculos e que hoje compõe a realidade siciliana. 


Outra tradição muito preservada na ilha é o Teatro dell'Opera dei Pupi, representação teatral de marionetes de caráter popular. Os temas tratados são as gestas franco-normandas que se cruzam com lendas sobre a vida de santos e com os famosos acontecimentos históricos. O eixo da ação é a luta entre o Bem e o Mal, representados pelo cavaleiro e o mouro.

As marionetes do Teatros dei Pupi. Créditos: Catania in Sicily

Em algum lugar da Sicília, principalmente os mais turísticos, é comum ver pelas ruas uma carroça colorida e puxada por um cavalo todo enfeitado com plumas; trata-se do carretto siciliano, um dos símbolos da ilha. Sua origem remonta ao século XIX, quando eram usados para o transporte de mercadorias e rodavam as estradas construídas pelos Bourbons.

Um tipico carretto siciliano desfilando pelas ruas. Créditos: Catania in Sicily
Detalhes de um carretto siciliano. Segundo alguns historiadores, começou-se a pintar tais carroças numa tentativa de deixá-las mais parecidas com as carruagens setecentistas usadas exclusivamente pela classe nobre. Créditos: Vito Caleca em Fotofocus


Culinária


Se você vai a casa de um siciliano para aquela visitinha rápida, pode ter certeza que vai sair de lá com o estômago cheio. O siciliano não conhece economia à mesa e, mesmo aquele mais pobre, sempre vai oferercer um prato de comida para seus hóspedes (e cá entre nós, é difícil recusar uma iguaria siciliana). É um pensamente ainda arraigado no passado pobre e difícil da ilha, quando a comida servia para fartar e saciar.

A gastronomia siciliana tem dois lados: um rico e elaborado, influência da classe nobre, e outro simples e essencial, do povo. Mas os dois mundos inevitavelmente se misturariam e criariam o que é, atualmente, a rica e variada cozinha local. Outro ingrediente essencial para tal enriquecimento foi a sobreposição de inúmeras civilizações e culturas que estiveram presentes na ilha ao longo dos séculos e que acabaram reelaborando, com muita originalidade, os produtos oferecidos pela terra.

Os pratos típicos da culinária siciliana são:

  • Arancine, um bolinho frito e empanado feito com arroz e recheado com molho de carne moída e muçarela (a forma lembra uma laranja, daí o nome arancine).
  • Panelle, são massas salgadas feitas com farinha de grão-de-bico, fritas e temperadas com pimenta-do-reino e limão. São geralmente servidas como recheio de pães com sementes de gergelim.
  • Caponata di melanzane, uma espécie de molho agro-doce com tomates, berinjelas, pimentão, cebola, azeitonas e alcaparras.
  • Olive schiacchiate, são azeitonas esmagadas, conservadas em salmoura e temperadas com alho, pimenta, pimentão e sementes de erva-doce.
  • Pasta alla Norma, feita com massas curtas, molho de tomate, berinjela e ricota salgada.
  • Cuscuz, preparado como manda a tradição árabe e servido com peixes e frutos do mar.
  • Linguiças preparadas com pimenta ou sementes de erva-doce.
  • Uma infinidade de pratos à base de peixe espada, sardinhas, anchovas e de carnes bovinas, suínas e ovinas.
  • Queijos como a ricotta, o cacciocavallo ou o pecorino siciliano, feitos com leite de cabra e/ou de vaca.
  • Azeite de oliva, muito usado na culinária do sul da Itália;
  • Pão de São José, fragrante, macio e preparado em grande escala para o dia do santo, 19 de março.
  • Doces como os cannoli (massa frita em forma de tubo e recheada com creme de ricota e pistache), a cassata, os frutos de Martorana (ambos preparados com uma massa de amêndoas, verdadeiras obras de arte) e a granita (raspadinha de gelo com suco de limão ou de outras frutas).
  • Frutas como a laranja vermelha e o figo-da-Índiasímbolos da Sicília.
Pratos salgados típicos da Sicília
Os doces e frutas típicos da Sicília


O cultivo da videira na ilha foi introduzido pelos fenícios no século VIII a. C. Hoje, as empresas locais propõem vinhos de ótima qualidade que se caracterizam por um sabor forte e vigoroso.; os mais famosos são o Marsala, o Moscato Passito di Pantelleria, o Corvo branco, tinto e rosado, o Nero d'Avola, o Malvasia delle Lipari e o Etna nas versões branco, tinto e rosado. Como diz um ditado local, comer sem beber é como um temporal sem chuva.


É por causa desta riqueza cultural, dos contrastes e das belezas paisagisticas e arquitetônicas e da grandiosidade de seu povo que a Sicília se torna única e especial. E nos deixa com aquela saudade gostosa quando partimos de lá.


Fontes:

Wikipedia 
Arte e Storia: Sicilia. Bonechi Editori
Codeluppi, Cinzia. La cucina tradizionale siciliana: ricettario. Cybele, 2002




7 comentários:

  1. Como sempre, um post completíssimo e detalhado. Adorei alguns detalhes como o carro típico e as marionetas dos Teatros dei Pupi...
    Grata por me fazer viajar
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Mudou a imagem de fundo, certo? Magnífica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita e seu precioso comentário, Ruthia!
      Gosto muito desta rica troca de culturas.
      Beijinhos e uma boa semana!

      P.S.: Mudei a imagem de fundo sim. Descobri há pouco esta nova função :-)

      Excluir
  2. Amiga, passei para te dar uma beijoka e avisar das grandes novidades Bem-Trapilho:

    A Bem-Trapilho já está no Facebook!!!
    Está tudo em promoção!!!
    STOCK OFF

    www.facebook.com/BemTrapilho

    Visitem, comentem, divulguem e "gostem"! :)

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. BREVI INFORMAZIONI PULSE Bangka Belitung
    Per le persone che sono in Bangka Belitung, che vogliono / sono interessati al lavoro di impulsi elettrici venture vi preghiamo di contattarci. Non siamo costretti a dover andare, perché pedaggio distributori elettrici sono anche molti sparsi altrove .. Ma sarà ..! se il server è meno chiaro, forse non sono responsabili di tutte le operazioni che facciamo, se abbiamo terdaftan tardi. I server in contrasto con Toll Elektirik Eplasafi , questo server include server di impulsi lungo Ricarica. Servers Toll Lunga Ricarica questa era in JL.H.JASIRIN RT 01/05 NO.15 JATIUWUNG Cibodas Tangerang 15134. Anche se nel server di Tangerang ma il nostro server includono in tutta l'Indonesia è così, non c'è bisogno di avere paura. Se volete protestare impulsi anche facilmente vedere perché stare Formato transazioni scritto . : D Lunga Ricarica Distributore Excellence Eplasafi Perchè scegliere "Long Reload"? offriamo l'occasione per i 10 vantaggi come segue: 1. Formattare ricaricare specifici nessun codice MERCE numeri GSM, più pratica. 2. Registrazione gratuita e senza quota di iscrizione 3. Orario di servizio 24 ore al giorno le operazioni 4. Le transazioni possono essere via YM (yahoo messenger) 5. Prezzi economici e relativamente stabili nel mercato 6. 1 gettone appena sufficiente e solo capitale 50rb si è in grado di vendere i legumi. 7. Pulse GSM / CDMA completo ed economico 8. Il nostro servizio di cameriere al cliente sempre pronto a servire il vostro reclamo. 9. Speciale nuovi servizi di deposito ogni giorno senza l'Holiday 10. Tutte le operazioni, la denuncia dovrebbe essere fatto via sms, più efficiente Per quelli di voi che sono stati a lungo l'agente / distributore di impulsi elettrici con i servizi del Concessionario / distributore Pulsa altri, Siamo pronti a essere un'alternativa a quelli di voi. Si prega di provare i nostri impulsi offerte elettriche locali, economico e veloce garantito ? Come diventare nostro partner Molto semplice, richiede solo 3 piccoli passi che i potenziali partner devono fare per essere in grado di unire i nostri partner a pedaggio economici Gli operatori del settore elettrico multi darikami, e cioè: 1. REGISTRAZIONE tipo: EPLASAFI.NAMA.KOTA.NOHP Esempio: EPLASFI.BOSPULSA.BANGKA.081977125867 Inviare a: 6282375375243 2. Acquisti / Aggiunte Equilibrio di deposito diretto è possibile ottenere da un transazioni bancarie. in caso di denuncia cliccare Cauzione Ticket 3. Ricarica modo per l'acquirente / consumatore veloce con o senza codice

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, pretendo fazer essa viagem em dez/2014 , já estou me organizando, vou fazer um curso em Malta e pegar o ferry a sicilia!
    De Pozzalo a Palermo de carro, o que voce acha?é perigoso?dá para fazer tranquilamente, terei 9 dias para percorrer esse trecho, e pretendo passar 2 noites em Taormina, uma na Calabria, 1 em Corleone !:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathasha!
      Não sou uma grande conhecedora das estradas sicilianas, mas pelo que vi não achei assim tão perigosas. Algumasnão são bem sinalizadas e por isso recomendo um bom GPS para se orientar.

      Excluir
  5. Voltei da Sicilia no mês passado e ler este post aumentou ainda mais minha saudades! Amei aquela ilha, onde passei 15 dias maravilhosos, e estou certa de que voltarei! Obrigada pelo site, é muito legal.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!