sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bergamo: Città dei Mille

Parte do panorama de Bergamo


É uma das minhas cidades preferidas da Itália, apesar de morar na "rival" Brescia.

Bergamo era a rota do caminho para Milão, percurso que fazia todo o santo dia quando estudava na capital meneghina. Como sempre estava escuro, já que passava por lá ou de manhãzinha ou à noite, quase não via nada da cidade. Um belo dia porém, da primeira vez que minhas aulas terminaram mais cedo, finalmente pude ver e me admirar com a vista de Bergamo. Não sei se foi por causa do sol de outono que dava uma luz amarela, bem calma, característica de tardes pacatas (será que sou só eu que sinto isso?) ou se era por causa de ver a cidade pela primeira vez... e ainda nem tinha visto a parte alta. Para dizer a verdade, nem sabia que aquela cidade toda bonitinha era Bergamo, pois não tinha familiaridade com nada, estava um pouco perdida com noções de tempo e espaço. 

Fui conhecer realmente a cidade só em meados de dezembro, depois de um mês na Itália, num domingo à tarde. Foi nesse dia que conheci a famosa Bergamo Alta, o centro antigo da cidade que fica sobre uma colina. Para subir até lá, podemos ir a pé, de ônibus ou então com o funicolare, mais interessante por ser novidade (pelo menos para mim era). Não é por acaso que o nome Bergamo deriva do celta Bèrghem, nome ainda usado no dialeto bergamasco e que significa "casa sobre a colina" (bèrg = monte, colina; hem = casa). Durante o Império Romano o nome foi latinizado para Bergomum e daí o nome atual, em italiano. Interessante que no alemão moderno berg é "montanha" e heim "casa" ou "lar", assim como no sueco.

Por que Bergamo é também conhecida por Città dei Mille? Certa vez vi este nome na placa de entrada da cidade e fiquei curiosa. Então fui pesquisar na Internet e vi que é por causa da Spedizione dei Mille (Expedição dos Mil) e da época do Risorgimento italiano (Ressurgimento), movimentos para a unificação da Itália. Para quem quiser saber mais a respeito, deixo os links abaixo:


12 comentários:

  1. Ola Ju, que bom encontrar esse post seu. Vc escreveu na hora certa (p nòs). Em abril vem meu sogro p cà e ficara em Bergamo, estavamos querendo saber mais a respeito da cidade. Nossa pesquisa começa ja com seu post.
    Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu nao conheço Bergamo? Bom saber das suas dicas!

    Um beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  3. Mamães na Itália e Cris: acabei de postar mais sobre Bergamo, principalmente sobre a cidade alta. Vale a pena mesmo conhecê-la e passar uma tarde por lá (só um aviso: de segunda-feira, principalmente no verão, os muitos negócios fecham de tarde). Como não conheço hotéis por lá e não muito sobre a vida bergamasca (sou ainda turista), deixei alguns links no outro post.
    Ah, não deixem de ver as fotos, logo mais publico no Picasa.
    Uma ótima semana a vocês!

    ResponderExcluir
  4. olá boa tarde .... estou no brasil e minha familia é dai de bergamo gostaria muito de saber se ainda existem membros de minha familia ai e queria muito saber como são e onde estão ,o sobrenome é BONALUME .
    MEU NOME É ENILDA RODRIGUES ,neta de Enrico Bonalume e Graciosa Cataneo ,bisneta de Jacomo Bonalume e Palma Bonalume
    se alguem souber de minha familia pode deixar recado em meu e-mail enildarodriguescruz@yahoo.com.br
    por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tb sou bisneto de Giacomo Bonalume,vindo de Bergamo.sera q somos parentes? Entre em contato.

      Excluir
    2. Minha bisavó tb se chamava Palma Bonalume,Enilda entre em contato cmg.

      Excluir
  5. Sem dúvida alguma Bérgamo é uma das cidades mais belas da Itália, não só por sua beleza, tanto por sua história. Meu pai é Bergamasco nascido na famosa CARLENGA em 1923, uma cascina que fica em Curno. E depois de 40 anos de Brasil retornou para sua terra para vivier seus últimos anos e hoje mora em Pradalunga também a Bergamo. Já morei por 3 meses e um apt alugado na Via Pignolo que vai da cidade baixa a alta e foi o máximo. Saudades

    ResponderExcluir
  6. Olá Alessandro,
    Obrigada pela visita e pelo depoimento a respeito de suas origens e histórias bergamascas.
    Bergamo é uma cidade que admiro muito. Quando vou para lá me sinto tão bem e à vontade.

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal meu nome e janir bonalume meu pai o nome dele e honorino bonalume e meus avos si chamavan honorato bonalume e minha avo si chamava rosa si alguem souber de algumas coisas sobre meu pai ou meus avos qui eran ai da italia mi procuren no facebook por janir campos bonalume !

    ResponderExcluir
  8. Ola, tb sou bisneto de Giacomo Bonalume e Palma ou Palmira minha Bisavó gostaria de saber mais, e se tenho mais parentes.

    ResponderExcluir
  9. Ola, tb sou bisneto do Giacomo Bonalume e Palma Bonalume. Entre em contato.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!