sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Verona: Castelvecchio

Castelvecchio

Um outro belíssimo e grandioso monumento de Verona é o Castelvecchio, que na realidade se chama Castello di San Martino in Aquaro. O castelo, construído pela família scaligera em 1354, leva o nome de "Castelvecchio" (Castelo Velho) para se distinguir das sucessivas fortificações que surgiram no decorrer dos anos. Sua função era ser acessível e, ao mesmo tempo, uma fortaleza. Após o fim da dinastia scaligera, o castelo jèa foi ocupado por viscondes, tornou-se um arsenal durante o domínio veneziano, foi ocupado e modificado pelos franceses na época da invasão napoleônica e até utilizado como quartel durante a dominação austríaca. Somente em 1924 que o Castelvecchio deixou de ser militar e passou a ser sede do Museu Cívico, mas para isso teve que ser inteiramente reformado, com o levantamento e reconstrução de algumas torres. 

Pátio do castelo

Castelvecchio às margens do rio Ádige

Do Castelvecchio é possivel atravessar o rio Ádige pela Ponte Scaligero. A célebre ponte, que pertence ao sistema defensivo e logístico do castelo, tem 120 metros de comprimento e está dividida em três arcadas assimétricas, apoiadas por dois fortes pilares. Estes possuem escadas para o topo, formando pequenos mirantes, e de lá conseguimos visualizar o Rio Ádige e parte da cidade. Em 1945, os alemães fizeram explodir a ponte, que foi fielmente reconstruída entre 1950 e 1951 com as pedras e tijolos originais recuperados do fundo do rio.


Um dos mirantes da Ponte Scaligera
Vista de Verona e do rio Ádige que se tem da ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!