quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Verona



Ainda na região do Veneto, uma cidade que não pode deixar de ser visitada é Verona, a cidade romântica que inspirou Shakespeare a escrever Romeu e Julieta. Mais que romântica, Verona tem uma atmosfera particular, quase indescritível... bom, pelo menos esta é a minha impressão.


Romântica, especial e um pouco sinistra. E não me refiro à história de amor proibida entre um Montecchi e uma Capuleto e sim a uma lenda em torno da origem do nome da cidade. A etmologia é incerta, mas segundo tal lenda, o chefe gualês Brenno batizou o novo centro urbano conquistado e que outrora pertencia aos romanos, de Vae Roma, ou seja, Maldita Roma. 


Verona já existia muito antes das conquistas romanas e da construção de sua famosa Arena, símbolo da cidade e que se encontra na Piazza Bra. Era um povoado entre as águas do rio Ádige e os Alpes, habitado por etruscos e celtas, com um centro urbano cercado de paus de madeira e protegido por uma fortaleza, bem antes da chegada dos romanos.


É uma cidade que nos impressiona já à primeira vista e confesso que ainda hoje me causa um certo encantamento toda vez que chego lá. A modernidade funde-se com os muros e monumentos medievais e com Arena romana, tendo como moldura os Alpes.


Além da cidade de Verona, a província também oferece algumas atrações turísticas bem interessantes. O ícone mais notável é, sem dúvida, o Lago de Garda (Benaco), o maior lago do país. O nome Garda, difundido na Idade Média, vem do alemão warda e significa "lugar estratégico"; já Benaco, muito usado na época romana e de origem celta, significa "de grande extensão".


Outra atração que não passa despercebida é o Gardaland, um parque de diversão temático classificado entre os melhores do mundo. Pertence à rede do Gardaland Resort Hotel, fundado pelo empresário italiano Livio Furini e hoje é de propriedade da empresa britânica Merlin Entertainments.


As áreas vinícolas também são parte do itinerário turístico de Verona, uma das mais importantes regiões produtoras de vinho da Itália. Muitos lugares oferecem um passeio pelas strade del vino (caminhos do vinho), com guias especializadas e degustação. Um vinho muito conhecido e apreciado é o Bardolino, que leva o nome do lugar onde é produzido e é classificado como vinho DOC (Denominação de Origem Controlada - um regulamento instituído pela União Europeia para controlar e proteger os produtos agroalimentares dos países europeus). Há também o Valpolicella DOC, produzido em uma área que compreende 19 municípios e muito apreciado ao paladar de um bom amante de vinho.

3 comentários:

  1. Olá,seus posts sobre verona estão ótimos. Tomei a liberdade de postar os links do seu blog pra quem quer saber mais sobre a cidade.Caso não esteja de acordo,me avise que eu tiro,sem nenhum problema. :)
    Caso queira visualizar : http://tchalaura.blogspot.com/2011/07/patrimonio-da-humanidade.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. ai eu assisti sim :) Não podia perder. hahaha.Pena que eles ficam pouco em Verona,mas o suficiente pra mostrar o quanto é bonito. Ah que vontade de conhcer...

    ResponderExcluir
  3. Quando eles gravaram lá na casa da Julieta, tiveram que fechar para o público por dois dias.
    Ah, mas a Toscana também é bonita. Aquele sítio no fim do filme então, maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!