sexta-feira, 20 de março de 2009

Os lagos

Quem já veio para a Itália deve ter notado a quantidade de lagos no país, principalmente no norte. Os maiores: o Lago di Garda (ou Benaco), que faz fronteira com as regiões do Veneto, do Trentino-Alto Adige e da Lombardia, o Lago Maggiore (ou Verbano/Locarno), que também divide suas margens com a Suíça e as regiões italianas do Piemonte e Lombardia e o Lago di Como (ou Lario), que banha as províncias de Como e Lecco (também da região lombarda)Outros lagos completam a paisagem lombarda, como o Lago d'Iseo (o sexto maior da Itália), o Lago d'Endine (situado na provincia de Bergamo), Lago d'Idro (das províncias de Brescia e Trento) e o Lago Moro (província de Brescia). Há mais lagos além dos já citados, bem menores, e que podem ser encotrados em passeios pelas montanhas alpinas.


O Lago de Endine está situado no meio da Valcavallina, um vale da província de Bergamo. Pela sua margem ocidental passa a Strada Statale 42 del Tonale e della Mendola (uma longa estrada que liga Bergamo a Bolzano, nos confins com a Áustria). A primeira vez que vi aquele lago fiquei encantada! Nem tinha reparado nele das outras vezes, pois quando ia e voltava de Milão estava sempre escuro. Foi então que numa tarde de outono reparei no Lago de Endine... as árvores estavam coloridas, folhas ainda verdes misturadas com outras de tom alaranjado, tudo compondo uma paisagem bem característica do outono. Para completar, o sol já estava se pondo e o lago refletia uma cor linda. Não parava de olhar pela janela do ônibus e lamentei muito por não estar com a máquina fotográfica!


Pelas fotos abaixo já nos dá uma noção do que acabei de descrever. Foram tiradas na segunda semana de janeiro deste ano, depois de umas boas nevadas e um frio rigoroso, o que contribuiu para o congelamento de algumas partes do lago.



As margens estavam quase descongeladas, para a felicidade dos patinhos

Foi uma pena não ter congelado o suficiente para poder caminhar sobre ele. Se não me engano, em 1984 o lago ficou tão congelado que algumas pessoas até se arriscaram em atravessar de carro de uma margem a outra. Claro, não fez tanto frio como faz nos países nórdicos e o gelo começou a ceder, obrigando as pessoas a abandonar o veículo no meio do lago. Mas patinar e caminhar podia, desde que se respeitassem os limites e não atravessasse as zonas perigosas.


Algumas partes do lago não recebem a luz do sol diretamente no inverno, por isso ficam congeladas, cobrindo até um pouco das plantas. Aparentemente é sólido, mas o gelo pode ceder de uma hora para outra. Somente os cachorros e os gatos é que se arriscaram a "patinar".




Para se ter uma noção, foi só um senhorzinho começar a movimentar os barquinhos estacionados no lago para que o gelo começasse a se quebrar.



Os municípios banhados pelo Lago de Endine são: Endine Gaiano (que também abriga em seu território o Lago de Gaiano, de proporções bem reduzidas), Monasterolo del Castello, Ranzanico e Spinone al Lago, todos pertencentes à província de Bergamo e de pouquíssimos habitantes; o mais povado é Endine Gaiano, com cerca de 3000 habitantes - lembrando que para as proporções italianas, equivale a uma cidade de 10 mil ou mais habitantes no Brasil.


Para terminar, não poderia deixar de falar do meu vizinho, o Lago Moro. Em comparação com os outros lagos, este é praticamente uma piscina: a largura e o comprimento máximos são de 328 por 835 m, a superfície é de 0,174 km² e a profundidade é de 43 m. Tem a forma afunilada que nos conduz diretamente ao fundo e a água é bem escura (talvez seja essa a razão do nome, pois "moro" em italiano quem dizer "mouro").

Por estar localizado em meio a um bosque e circundado pelas montanhas alpinas, o Lago Moro possui água muito fria e é um refúgio nos dias quentes do verão. Muitos aproveitam para nadar ou andar de pedalinho. Nos invernos rigorosos, o lago pode congelar.

À margem oriental enconcontra-se um pequeno burgo bem característico, Capo di Lago, pertencente ao distrito do município de Darfo-Boario Terme (província de Brescia) e habitado por algumas dezenas de pessoas. Na foto abaixo é possível ver a torre do sino da igreja e algumas casinhas. Do outro lado da margem também há mais um distrito, mas do município de Angolo Terme, de onde se pode chegar ao lago através de uma trilha quase inacessível.

5 comentários:

  1. OI Ju! Vi teu recadinho e achei estranho, pq na verdade agendei os postas p entrar nas px duas sextas. Ai vi q um q estava p o dia 10/04 entrou 10/03! Ja arrumei la! heheh
    Qud o post entrar vai ficar na primeira pagina e nao escondido como estava, rsrs
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de chegar o verão pra ir nadar em Caldonazzo ou no lago de Garda.

    Belas fotos.

    Beijo pra tu!

    ResponderExcluir
  3. Mamães na Itália: vi seu email explicando o motivos, não se preocupe :D

    Leonardo: eu não sou muito chegada ao calor não... mas só frio cansa. Talvez neste verão vou para as praias sicilianas!!

    ResponderExcluir
  4. E obrigada pelo comentário sobre as fotos!

    ResponderExcluir
  5. Ola Ju, meu sogro veio nos visitar em abril e o combinado era ficar em Bergamo. No fim, descobrimos q o hotel q meu cunhado arranjou era em Selvino, q pertence a provincia de Bergamo. Até ai tudo bem, o desastre foi qud a gente descobriu a rua que levava ate la.
    Mas é uma cidadezinha q vale a pena conhecer, vim aqui te dar a dica, :)
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!