terça-feira, 21 de abril de 2009

Diário de viagem


Estava lendo a edição online do Giornale di Brescia e encontrei na seção Turismo um artigo bem interessante sobre a cidade de Natal. O jornalista faz um breve retrato de Natal e do Brasil em geral, desmistificando alguns estereótipos e comentando sobre as contradições.

Deixo aqui alguns trechos da reportagem:

Cara amiga que me pergunta por que o Brasil, respondo que quando Deus criou as cores, deve ter usado o Brasil como tela de prova. O verde da vegetação, o azul do céu, o amarelo das dunas, o vermelho de algumas frutas, dais quais não sei nem repetir o nome. E ainda água marinha e topázio, pedras preciosas locais e todas as gradações, do amarelo ao fúcsia, nas frutas, ou talvez misturada em saborosos sucos.

Cara amiga que me pergunta como é o Brasil, respondo que o Brasil é conjunto de contradições, intenso e delicado como a sua música, como o ritmo dos lutadores de capoeira. Os hotéis são blindados e vigiados, mas a praia é pública, como todas as praias do Brasil (...) E mais: onde parece a terra do relax, em cada canto há igrejas de todos os nomes. Por fim: aqui em Natal há dez mulheres para cada homem, mas segundo mim é uma lenda.

(...) é um Brasil tranquilo, menos agitado que Rio ou Fortaleza, mas mais seguro, com um verão (30°C) que dura o ano todo. Um rede que se fez cidade, para aproveitar bem devagar e saboreando uma caipirinha (depois de ter passado um protetor solar com fator alto, pois estamos perto do equador).

Cara amiga que me pergunta o que fazer em Natal, respondo que no primeiro dia praia e piscina, do segundo em diante visitar a cidade (e a coluna do Capitólio doada por Mussolini em 1928), pescar camarões (especialidade local), andar a cavalo na fazendo, passear com buggy no parque das dunas (talvez o passeio mais bonito) e se jogar no rio com a tirolesa, passar um dia em Pipa (uma Taormina - cidade siciliana da província de Messina famosa por suas belas praias e mar azul - brasileira) e almoçar na imaculada Praia do Madeiro. Depois compras (uma rede, um chapéu, uma garrafa de cachaça, uma camisa da seleção brasileira, uma água-marinha) e é hora de voltar. Com um pouco de saudade.

Aí está um pedaço do Brasil, tão sonhado pelos italianos, quase como se fosse um lugar sagrado.


5 comentários:

  1. Juliana! Oi! acabei de chegar aqui pela primeirissima vez, eu estou procurando informações sobre a italia... já li mta coisa, mas o que me falta é o seguinte: vamos o marido e eu em junho, ficaremos na italia do dia 17 ao dia 22, pretendemos conhecer as cidades: roma, florença, milao, veneza. nesta ordem, sendo que dormiremos em roma e milao apenas. Isso são nossos planos mas precisamos de ajuda quanto a hotel, e não temos ngm que nos indique, queremos algo barato, bem barato, mas digno né, não um negocio jogado... hehe, será que vc poderia fazer essa adorável gentileza de indicar algum? <=] se quiseres, meu e-mail é: stelafigueiro@brturbo.com.br te agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog! Parabéns, de um português que ama o mundo e as viagens.

    ResponderExcluir
  3. O Crato fica no distrito de Portalegre, numa região de Portugal chamada "Alentejo", no interior sudeste do País.

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Recentemente, em Buenos Aires, conheci vários italianos que adoram Natal e Maceió. Mesmo sem entender muito o nosso idioma, eles sabem o nome de cada rua, de cada praia e até dos pratos típicos.

    Estava vendo o seu outro blog. Aiiii quando eu crescer(kkk) quero saber pelo menos 1/5 do que você sabe de italiano. Um luxo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Qué fantástico blog, me encantó!! Qué suerte que escribas en español, pues yo hablo y leo en portugués pero no aprendí a escribirlo ( veo que tenemos una amiga en común, Amiga da Moda)
    Estoy de acuerdo con vos en que Brasil es una paleta de colores, yo estoy enamorado de tu país de origen, no tengo la suerte de conocer Natal; pero amo Rio (fuí 27 veces), siempre fuí muy feliz.

    Gracias por el comentario que me dejaste, sos encantadora y espero que nos sigamos visitando.

    BESOS Y BUENA SEMANA!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!