quarta-feira, 6 de maio de 2009

Clusone



Clusone é um município da província de Bergamo e está situado na Val Seriana, o vale do rio Serio. Situa-se a 650 m acima do nível do mar, ocupando uma área de 25 km²; a população é de, aproximadamente, 8 a 9 mil habitantes. Seu nome deriva do latim Clausus, ou seja, fechado, já que a cidade encontra-se circundada pelas montanhas alpinas bergamascas.


Os primeiros habitantes de Clusone foram os Oróbicos, antiga população da Pré-História que ocupou a cidade em 1300 a.C. Sucessivamente, foi povoada pelos romanos durante o Império; nesta época, surgiram aí as primeiras formas urbanas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da região. Além dos burgos, Clusone era também caracterizada pelas fortalezas, das quais hoje não temos mais vestígios. Após o fim do Império Romano, a cidade passou para as mãos dos longobardos e destes para os francos, que a governaram por toda a Idade Média.


Durante o período da República de Veneza, o município viveu um grande desenvolvimento no campo artístico, cultural e comercial, o que contribuiu para sua riqueza. Da dominação veneziana, Clusone passa para mãos dos austríacos, os quais a inseriram no Reino Lombardo-Vêneto e deste ao Reino de Itália, mantendo-se assim a capital do Vale do Serio.


No dia 12 de novembro de 1801, e confirmado no dia 15 de maio de 1957 pela República Italiana, Clusone passa a ser designada "Città" (Cidade). É um título que recebe algumas cidades da Itália devido a sua importância histórica ou econômica para um local.


Um dos monumentos locais é a Basílica de Santa Maria Assunta, em estilo barroco. Situa-se na parte mais alta da cidade e apresenta uma escadaria toda decorada com balaústres e estátuas dos quatro santos evangelistas (João, Lucas, Marcos e Mateus). A fachada é constituída por elegantes arcos.






Subindo pelas escadas, chegamos em uma espécie de praça com um balcão em frente à basílica. De lá tem-se uma vista panorâmica da cidade e dos Alpes que a circundam. Neste mesmo local encontra-se o Oratorio dei Disciplini, cuja fachada apresenta um afresco do século XV representante o Triunfo à Morte, ou Dança Macabra, como é mais conhecido.




Outro edifício importante é o Palazzo del Comune (Palácio Municipal), com sua fachada toda coberta de afrescos tardo-góticos (um estilo de arte gótica que surgiu no final de 1300 e começo de 1400, também conhecido como gótico internacional). Ao lado do palácio encontra-se a Torre do Relógio que marca, além das horas e com grande precisão, os movimentos dos astros e da Terra.




9 comentários:

  1. Si fuera por mí, me iría ya a Clusone. Cómo me gustan esos lugares así, más bien pequeños, muy antiguos y con esos monumentos que perduraron a través de los siglos. Las fotografías son maravillosas, Juliana!!
    Excelente post!

    BEIJINHOS GAROTA!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindas imagens! Quero ir! Conheci pouco da Itália, só em viagens com a família quando era menor.

    Adorei os links, obrigada!! Já estou no www.livemocha.com respondendo as perguntas de italiano.

    Ainda não estou estudando francês, mas quero aproveitar essa oportunidade dos sites para pelo menos começar a conhecer as palavras e frases básicas.

    Também aprendi inglês e espanhol. Morar no Rio Grande do Sul tem a vantagem de poder ir sempre para o Uruguai e Argentina.

    ResponderExcluir
  3. Gracias querida Juliana, sos muy amable con tu comentario, como ya te dije, me encantaría conocer esos lugares.

    Te mando un beso grandote, hermosa!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ju, Clusone nem as mesmas caracteristicas de Selvino, olhei no google map, ficam 47 min de distancia uma da outra.
    Qud fomos p Selvino, acabamos nao indo conhecer Bergamo, infelizmente. O problema é q a estrada era tao ingrime, cheia de curvas, q fomos e ficamos la em cima e so descemos no dia de ir embora, heheh
    Mas com certeza iremos conhecer Bergamo, vimos ela, a Bergamo Alta, de longe, mt linda, parece filme antigo.

    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana! Aquele filme "O Visitante" é americano, mas foge bastante dos padrões convencionais.

    Eu também tenho medo dos aviões da TAM.

    ResponderExcluir
  6. Eu de novo!
    Então, respondendo a sua pergunta, gosto de vários livros em espanhol. Entre os meus preferidos estão:
    Rayuela(Cortázar), Cien Años de Soledad(García Márquez), Sobre Héroes y Tumas(Ernesto Sabato), El Túnel(também do Ernesto Sabato), El Baile de la Victoria(Antonio Skármeta). Esse último tem um filme que deve estrear ainda este ano, só não sei se vai chegar ao Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Uma cidade que parece ter muito encanto. Fica na nossa lista de locais a visitar!
    Saudações e continuação de boas viagens

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela sua ajuda! Espero que um dia ser-nos-á muito útil :)

    ResponderExcluir
  9. Interessantíssimos os frescos. Só por isso já vale a pena uma visita à cidade.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!