sábado, 13 de junho de 2009

Milano: capital da moda e não só


Milão é desde a Idade Média o pólo econômico e financeiro da Itália e hoje constitui-se numa das principais cidades europeias. É aqui que estão as principais indústrias e empresas multinacionais, o grande movimento comercial do país, a sede da bolsa de valores italiana (a Piazza Affari), da maior feira de exposições da Europa, além de ser um dos mais importantes centros de universidades, editoria e comunicações do país.


Conhecida mundialmente como a capital da moda, ao lado de Paris e Nova York, é aqui que se concentram os grandes eventos deste setor na Itália, além de sediar as principais casas da alta-costura made in Italy como Versace, Dolce&Gabbana, Prada, Valentino. Uma caminhada pelo centro da cidade, em particular no Corso e Galleria Vittorio Emanuele, Via Monte Napoleone e Via Manzoni, já é o suficiente para conhecer os nomes mais importantes do mundo fashion italiano e internacional.


Mas Milão não é só feita de indústrias, business e moda. É uma cidade que preserva uma história rica de tradições e cultura artística em geral, como em toda a Itália. Basta ver a grande variedade de museus, igrejas, conventos, basílicas e locais de interesse, em particular o Duomo (a terceira maior catedral do mundo), o Castello Sforzesco (residência e fortaleza dos Sforza e Visconti, famílias que governaram Milão na Idade Média e Renascimento), a Pinacoteca di Brera (que abriga obras dos mais importantes pintores italianos e estrangeiros de diferentes épocas), a Basilica di Sant'Ambrogio (uma das primeiras igrejas cristãs, construída em homenagem ao padroeiro de Milão), a Igreja e Convento de Santa Maria delle Grazie (onde se encontra uma obra-prima de Leonardo Da Vinci, a Última Ceia), a Galleria Vittorio Emanuele (que além das casas da alta moda, também encontramos elegantes bares e restaurantes), o Teatro alla Scala (simplesinho por fora, mas imponente no seu interior, literalmente palco de grandes óperas e peças famosas), a Stazione Centrale de trem (obra do Fascismo italiano, caracterizada pela suntuosa fachada, típica desse período) e tantos outros monumentos, palácios e lugares.


Foi aqui que nasceu e viveu um dos grandes poetas e escritores do Romantismo italiano, Alessandro Francesco Tommaso Manzoni, conhecido por Alessandro Manzoni, autor do célebre romance I promessi sposi (Os noivos). A ele foram dedicados uma rua e um monumento em frente a igreja próxima a casa onde vivera, no centro de Milão.


Milão, em latim Mediolanum (nome que de acordo com algumas teorias significa "cidade entre dois rios" ou "cidade no centro da planície"), era uma pequena colônia ocupada pelos gauleses insubres e hoje é a segunda maior cidade da Itália e a terceira da Europa. Foi uma das primeiras cidades italianas que visitei e uma das que mais gosto, bem parecida em tantos aspectos com São Paulo, a minha saudosa terra natal.



5 comentários:

  1. Andava sumida!

    Milano não me atrai, não aditanta :)

    Baci

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!

    O blog é muito legal. Voltarei mais vezes.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Já visitamos Milão. Não podemos dizer que seja anossa cidade italiana favorita, mas as suas ruas respiram historia e grandiosidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Me encantó este paseo por Milano, es una ciudad maravillosa!! Pero yo muero por las casas de moda, me encanta la moda!!!
    Qué suerte que volviste Juliana!!

    BESOS HERMOSA Y BUEN DOMINGO!!

    ResponderExcluir
  5. Não há longe, teu mundo a ilha
    Tens andar gingão mesmo á maneira
    O verde é manto que te afaga os pés
    O mar é o teu azul por cabeceira

    Passos ao encontro
    Alma cheia de cor e ilusão
    Braços abertos à aventura
    O mundo na palma da mão


    Boa semana


    Mágico beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!