sexta-feira, 19 de junho de 2009

Milano: Castello Sforzesco e Parco Sempione




O Castello Sforzesco é um outro local famoso e estimado pelos milaneses e turistas, ícone de grande importancia na História de Milão e onde moraram e governaram duas famílias notáveis: os Visconti e os Sforza.


Situa-se de frente a Piazza Cairoli, às portas da estação de metrô Cairoli-Castello, no centro da cidade. No fundo da Via Dante, próximo a estação precedente àquela do castelo e do lado oposto deste, já é possível admirar a torre da fortaleza que se destaca na paisagem da agitada e urbana Milão.


Sua construção teve inícioentre 1360 e 1370 a mando de Galeazzo Visconti II. Foi inicialmente pensado para servir de fortificação aos muros medievais da cidade e, posteriormente, nas mãos de Filippo Maria Visconti, passou a ser também uma residência da família. Com a morte do último herdeiro homem dos Visconti, o povo milanês, revoltado com o poder da época e proclamando a República, invade e destrói o castelo. Felizmente, três anos mais tarde, o genro de Filippo Maria Visconti toma posse do poder e reconstrói a fortaleza, maior e mais elegante que a original, refinado e propício para uma família principesca. Nasce a era dos Sforza, daí o nome Castelo Sforzesco.


Torre del Carmine





Torre del Filarete. Na primeira foto, vê-se o lado externo da torre e, na segunda, o lado interno e a Piazza d'Armi






Piazza d'Armi 

Torre di Bona di Savoia, esposa de um dos Visconti

Corte Ducale e Portico dell'Elefante
Porta del Barco, a parte posterior do Castello Sforzeco e acesso ao Parco Sempione

Com o passar do tempo, o castelo conheceu novos saques e destruições, serviu de base militar e outras funções nas mãos de povos que não sabem valorizar a arte. Só para se ter uma ideia, durante a dominação napoleônica de 1796, além de terem mutilado os brasões dos Sforza, transformaram um dos pátios internos em estala. Somente depois da Unificação Italiana é que o castelo finalmente conheceu a paz e pôde ser visitado pelo público.


Atualmente pertence a Città di Milano e abriga importantes museus, bibliotecas e instituições culturais. Dentre os museus, o de Arte Antiga merece destaque por tutelar uma obra de Michelangelo: a Pietà Rondanini (que não é a mesma do Vaticano, aquela famosa, é uma mais dramática, esculpida ao fim de sua vida).


Atrás do castelo encontra-se um dos points de Milano, o Parco Sempione. Inspirado nos parques de cidades como Londres e Paris, o parque milanês apresenta pequenos lagos, alamedas, bosque e um grande prado central onde muitas pessoas vão receber os primeiros raios primaveris.






No fundo do parque está o Arco della Pace, antigo ingresso de Milão durante a dominação napoleônica na Itália. Foi solicitado por Napoleão Bonaparte para que pudesse ter sua entrada triunfal em visita a cidade e está na mesma direção de Paris.


3 comentários:

  1. Cuánta belleza, el castillo es maravilloso!
    Milano es inolvidable!!

    Gracias Juliana por visitarme, sos encantadora!!

    BESOTES Y BUEN FIN DE SEMANA!!

    ResponderExcluir
  2. Ju

    Sera que eu consigo visitar os pontos mais importantes de Milano em apenas um dia??? Diz que sim.. diz que sim !!!

    ResponderExcluir
  3. Ju

    Tem um meme pra vc no meu blog! Alias, nao chega a ser um meme nao..

    Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!